No dia 1º de março, encerrando as comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o Museu do Meio Ambiente inaugura a exposição Natureza Impressa em Livro. Uma sala do Museu foi ambientada especialmente para apresentar ao público uma obra rara, impressa em 1565, mesmo ano em que a cidade foi fundada.
O livro "Commentarii in libros sex Pedacii Dioscoridis Anazarbei De medica materia" pertence ao acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Trata-se de uma tradução latina, feita por Pietro Andrea Mattioli (1501-1577), do livro De Materia Medica, do grego Dioscórides. Com ilustrações e descrições de plantas, animais e minerais que eram utilizados para fins terapêuticos no século XVI, a obra se tornou uma referência para estudiosos de diversas áreas. As informações nela contidas são, ainda hoje, preciosas para campos como as ciências biológicas, médicas e farmacológicas, bem como para os estudos sobre a biodiversidade.
Na sala de exposição, além do livro, o público poderá ver ampliações de várias de suas ilustrações e fac-símiles de algumas páginas, e terá informações sobre seu conteúdo, autor e tradutor, suas características tipográficas e sua relação com o próprio Jardim Botânico.
A exposição tem a curadoria da botânica Aline Cerqueira e da historiadora Alda Heizer, com a consultoria do historiador Bruno Martins Boto Leite.
Natureza impressa em livro
Inauguração em 1º de março de 2016.
Visitação a partir de 2 de março, de terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.
O endereço do Museu do Meio Ambiente é Rua Jardim Botânico, 1008.