Entre 15 e 17 de março, o Núcleo de Criatividade e Cultura (GVCult) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (EAESP) e o Coletivo Feminista Candaces reúnem especialistas para o ciclo de debates “A Mulher e o Mercado de Trabalho: Diversidade de Gênero e Cultura Organizacional”. Durante três dias, eles apresentarão dados estatísticos e pesquisas sobre o tema, assim como irão refletir sobre a importância de se promover a diversidade nas empresas. O evento ocorrerá no Auditório Itaú, na EAESP.
Serão discutidos estilos femininos de lideranças, a partir de depoimentos e testemunhos sobre a carreira de mulheres que possuem uma importante bagagem para compartilhar com o público.
“Apesar dos esforços para mudar a disparidade entre os gêneros no universo corporativo, ainda há uma grande lacuna a ser preenchida para as mulheres alcançarem altas posições de gestão. Elencaremos quais as ações necessárias e perspectivas para que a representação delas em cargos de chefia se igualem à dos homens”, explica Maria José Tonelli, professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP.
No primeiro dia, será realizada uma palestra introdutória do evento sobre as diferenças entre gêneros no mercado de trabalho, com a participação de Alessandra Ginante, VP de RH da Avon; Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular; e Fátima Zorzato, sócia da INWI Consulting e ex-presidente da Russell Reynolds no Brasil. A mediação fica a cargo de Denise Damiani, ex-sócia da Accenture, sócia da Bain & Co e VP do Grupo Itaú.
Já no segundo dia, será a vez de debater estilos de liderança. Haverá a apresentação de pesquisas sobre a participação das mulheres em conselhos e altas posições hierárquicas e os caminhos de empoderamento da mulher. Participam desta mesa Andrea Chamma, vice chairwoman Bank of America Merrill Lynch; Andrea Marquez, People & Management VP da Bunge; Adriana Carvalho, assessora para Empoderamento das Mulheres na ONU; Rosana Passos de Padua, Finance, Compliance and Risk director da CSN e vice-presidente da Ibef Mulher; e Marienne Coutinho, International Tax, Tax Deal Advisory e Transfer Pricing, lead partner da KPMG e professora da FGV. A mediação é da professora Maria José Tonelli.
O encerramento será marcado pelo debate dos seguintes temas: Female Millenials, uma nova era de talento, problemas e dificuldades das mulheres em suas carreiras, e a questão da diversidade no topo versus a diversidade na base. A mesa conta com a participação de Silvia Valadares, Startup Community lead na Microsoft, e Mariana Tolovi, membro do Conselho de Administração da Great Place to Work. A mediação desta mesa é de responsabilidade de Maria José de Mula Cury, sócia da PwC.