Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2016

ENSP recebe o economista Carlos Lessa na abertura de seu ano letivo


Para iniciar o ano letivo de 2016, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca vai debater A cidade e a Saúde em sua aula inaugural. A atividade, marcada para o dia 9 de março, a partir das 13h30, contará com a palestra do economista e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Carlos Lessa, que presidiu a instituição durante o governo Lula no ano de 2003. A aula magna marca o começo das atividades dos quatro Programas de Pós-Graduação da Escola: Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública e Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. O evento é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

Segundo o economista, o capital precisa que o mercado seja renovado diariamente, pois a pedagogia imbeciliza o consumidor. “O consumidor ideal é o frequentador assíduo dos templos do consumo: os shoppings. É o perfeito idiota condicionado pela relação do mercado com a economia. E o pior: a imbecilidade é transportada para o mercado da política, pela voz do chamado marqueteiro”, declarou Lessa durante o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Abrasco.

Sobre o tempo livre na sociedade moderna, para ele, a ordem social avança contra o tempo do não trabalho. As obras deixam de ser perenes e as músicas e os novos ritmos mudam a cada verão. O povo está voltando a ser produtor de cultura; novas e importantes manifestações culturais têm ganhado espaço, e o povo está reinventando o lugar.

Sobre Carlos Lessa:

Carlos Francisco Theodoro Machado Ribeiro de Lessa é professor emérito de economia brasileira e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2003; professor do Instituto Rio Branco e ministrou cursos na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e no Instituto Latino-Americano de Pesquisas (Ilpes), da ONU, da Universidade do Chile e da Unicamp.

Foi, ainda, consultor da Fundação para o Desenvolvimento da Administração Pública (Fundap). É autor dos livrosQuinze anos de Política Econômica e O Rio de todos os Brasis, entre outros.