Páginas

terça-feira, 15 de março de 2016

Espaço do Conhecimento UFMG celebra seu aniversário com programação especial



Museu completa seis anos no dia 21 de março

Com o objetivo de aproximar as pessoas das mais variadas formas do saber, o Espaço do Conhecimento foi inaugurado em 2010, tornando-se o primeiro equipamento do Circuito Liberdade a ser aberto ao público. No dia 21 de março, o museu completa seis anos de existência e para celebrar esse marco, oferecerá uma programação diferenciada.

Dentre as diversas atividades a serem oferecidas ao público, destacam-se a abertura para visitação com horário estendido na segunda feira, dia 21 de março, e a antecipação da abertura do Terraço e do acesso ao telescópio para observação astronômica.  

Além do aniversário do Espaço do Conhecimento UFMG, a data de 21 de março marca também outros eventos, alguns de grande importância social e cultural no mundo todo, como: Dia Internacional da Poesia, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, Dia Mundial da Síndrome de Down, Dia Internacional das Florestas, Dia Internacional do Teatro de Marionetes (fantoche), Dia Internacional da Cor, Equinócio (de outono no sul e primavera no norte), entre outras.

Para a Diretora Científico-Cultural do museu, Ana Flávia Machado, o aniversário de seis anos do Espaço do Conhecimento UFMG fortalece a presença da Universidade na divulgação de sua produção para os mais diversos públicos que o visitam. O Espaço do Conhecimento UFMG é um espaço cultural diferenciado, que conjuga cultura, ciência e arte simultaneamente. Sua missão não se limita à difusão do conhecimento científico, mas também à produção de diversos saberes, trabalhando no sentido de propor linguagens que combinam, inovam e fruem conteúdos, de forma lúdica.   
Confira a programação completa do evento:

1)   Oficina de poesias - "O 21 de março"
14h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Não serão necessárias inscrições prévias ou retirada de senha para participação na oficina. A Oficina de poesias convidará o público do museu a montar seus próprios poemas.
Atividade gratuita

2)   Oficina Coleção de Estrelas
15h30h e 16h30
Duração: 30 min
Classificação indicativa: a partir de 7 anos de idade
Número de vagas: 20, com retirada de senhas a partir de 1 hora de antecedência do início da atividade, na recepção do museu
Atividade gratuita
É possível usar a imaginação durante uma noite estrelada, longe das luzes das cidades, para formar grupos de estrelas que lembrem algum animal, personagem folclórico, um ser humano ou até mesmo instrumentos de medida. A diversidade de pessoas e culturas faz com que existam formas diferentes de colecionar estrelas, ou seja, formas diferentes de constelações. Na oficina “Coleções de Estrelas” os participantes receberão mapas estelares para criarem suas próprias constelações. Haverá um espaço no verso de cada mapa para criar mitos, histórias ou lendas a respeito da forma que foi imaginada.

3)   Visita mediada pela exposição Demasiado Humano
Horário: 17h
Duração: 1 hora
Classificação indicativa: livre
Número de vagas: 20, com retirada de senhas a partir de 1 hora de antecedência do início da atividade, na recepção do museu
Visita coletiva à exposição principal do museu, "Demasiado Humano", com o apoio da mediação, abrindo espaço para debates e aprofundamento nos temas abordados.

4)   Sessão comentada de Planetário – O Céu de BH
18h
Duração: 40 min
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: 65
INGRESSOS: INTEIRA: R$ 6,00 / MEIA: R$ 3,00  *Têm direito à gratuidade: estudantes do sistema de ensino público (básico, fundamental, médio e superior), professores licenciados, associados ao ICOM -International Council of Museums.
Com as sessões comentadas de planetário é possível estimular as pessoas a desenvolverem o hábito de contemplar os fenômenos celestes e apropriar-se de alguns elementos da cultura científica ou da cultura popular. O principal objetivo dessa sessão é abordar os fenômenos celestes que estão acontecendo na semana corrente e que são possíveis de serem observados a olho nu. Nessa sessão especial o Céu de Belo Horizonte, no dia do aniversário do museu, será investigado, abordando também a efeméride do equinócio de outono.

5)   Reabertura do Terraço Astronômico para observação com telescópio
19h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: 120 pessoas, mediante a retirada de senha individual, na recepção do museu. Nos dias de observação, 120 senhas são distribuídas, por ordem de chegada, a partir das 17h30.
Atividade gratuita
Localizado no quinto andar do museu, o Terraço Astronômico possui um teto retrátil que permite a observação de corpos celestes e, devido à necessidade de pouca nebulosidade durante as atividades, o ambiente é aberto apenas no período seco do ano. Em 2016, a temporada de observação com telescópio começa mais cedo em comemoração aos seis anos do Espaço do Conhecimento. *Caso as condições meteorológicas do dia impeçam as observações o Terraço poderá não ser aberto.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e está subordinado à DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço:
Aniversário de 6 anos – Espaço do Conhecimento UFMG
Data: 21 de março
Local: Praça da Liberdade, 700
Entrada gratuita