Páginas

sábado, 5 de março de 2016

Exposição inédita “Sampa do Rio” tem abertura dia 10/3 no Clube dos Caiçaras, na Lagoa, com destaque para pintura iconográfica


A artista plástica Carmen F. Fonseca usa técnica especial para retratar a estética urbana paulistana

O que é que São Paulo tem? A sexta cidade mais populosa do mundo, com mais de 11 milhões de habitantes (à frente de capitais mundiais como Londres, Tóquio, Moscou, Pequim, Cidade do México, entre outras) é muito mais que um emaranhado de prédios, ruas engarrafadas e gente apressada. A exposição inédita “Sampa do Rio”, que poderá ser vista de 10 a 19 de março, no Clube dos Caiçaras (Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul), vai mostrar aos cariocas alguns dos pontos de referência e monumentos marcantes de São Paulo, em criativos registros em óleo sobre tela de autoria da artista plástica Carmen F. Fonseca. São retratados locais eternizados em músicas como o encontro entre a Ipiranga e Avenida São João (cantada por Caetano Veloso), polos culturais como Theatro Municipal, Cinemateca, Pinacoteca, o Túnel Nove de Julho (o primeiro da cidade), além de espaços tradicionais como o Jockey Club, o Estádio do Pacaembu, o Palácio dos Bandeirantes, o Viaduto Santa Efigênia, entre outros. E que vão ajudar a desmistificar a fama de durona de São Paulo. A curadoria é do presidente da Academia Latino-Americana de Arte, Fabio Porchat – pai do ator homônimo que vem fazendo sucesso como humorista.

- A primeira cidade brasileira que nasceu distante do mar já teve que surgir inovando, sendo diferente, buscando novos caminhos. Hoje, com mais de quatro séculos e meio de vida, é gigantesca, uma das maiores do mundo. Somos todos, acima de tudo, brasileiros. São Paulo tem de tudo, do mundo todo, do Brasil, do bom e do melhor, a qualquer hora. Acolhe gente do Brasil e do mundo inteiro, cada um trazendo seus costumes, suas crenças, sua gastronomia, suas festas. Com os contrastes, é onde se aprende. Vamos levar esta nossa diversidade para as capitais brasileiras, começando pelo Rio – comenta Carmen Fonseca.

Carmen F. Fonseca é uma artista experiente, que já expôs em diversos lugares e recebeu prêmios de destaque (relação mais abaixo). Como sinalizado, “Sampa do Rio” é a primeira etapa do projeto nacional São Paulo Sampa Nova Visão que vem sendo planejado há alguns anos por Carmen e tem como objetivo rodar o país. Carmen estudou pintura na ESPADE - Escola Paulista de Arte e Decoração, na década de 80. Desenvolveu uma técnica especial ao aplicar o óleo sobre tela, trabalhando com luzes e sombras, e apostando em três cores - branco, preto e vermelho. Nesta exposição no Rio, serão apresentadas 15 obras, em tamanhos diversos.

- Carmen Fonseca é a das mais importantes artistas iconográficas do Brasil. Sua série sobre a cidade de São Paulo é de excepcional qualidade e apresentá-la no Rio oferecerá oportunidade da integração do público carioca com o urbanismo paulistano. De grande impacto pictórico, a exposição poderá iniciar um diálogo artístico entre as duas maiores metrópoles brasileiras – sinaliza o curador Fabio Porchat.

A paulistana Carmen F. Fonseca aposta na pintura iconográfica para revelar uma São Paulo de forte impacto cultural, estrutural e social. Suas obras estão em coleções particulares e de acervos públicos de nomes/espaços como Fernando Henrique Cardoso, Carlos Landi, Gilberto Kassab, José Serra, Forte de Copacabana Museu Histórico do Exército (RJ), Vaticano - Roma – Itália, Prefeitura de Nettuno – Itália, entre outros.

- É São Paulo vista sob os olhos da arte... Os olhos da sua arte. Vou mostrar uma São Paulo bela que, mesmo sendo considerada uma cidade de concreto, tem um cinza que tem luz e reluz, é só a gente querer ver. São Paulo é uma megalópole intensa, rica de vida, de povos, de experiências, de oportunidades,... Uma cidade que tem um grande valor e, no entanto, é pouco valorizada sob o prisma da arte. Há pouca coisa sobre ela. O Projeto São Paulo Sampa Nova Visão, que gerou tudo isso, foi criado  e lançado na Estação Júlio Prestes - Sala São Paulo, buscando uma mudança de pensamento, de visão sobre a nossa cidade, com o objetivo de contribuir na construção de reposicionar uma bela imagem para São Paulo, dando uma maior amplitude a essa nova visão da cidade. Amo minha terra, amo o Brasil, quero mostrar isso mundo afora – reforça a pintora.

Um pouco sobre a artista
A entrada de Carmen F. Fonseca no universo das artes se deu através da dança. Foi bailarina durantes muitos anos, representando vários personagens e tipos de dança, pelo Brasil e por países como Alemanha, Suíça, Bélgica e Luxemburgo. Depois que passou a se dedicar às artes plásticas. É pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM; fez o curso de Pintura pela Escola Paulista de Arte e Decoração – ESPADE; e Desenho Arquitetônico pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP; além de Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública – USP.


SERVICO
Exposição “Sampa do Rio”
Pinturas a óleo da artista plástica Carmen F. Fonseca
Curadoria Fábio Porchat
Vernissage: 10 de março das 19h30 até 23h
Exposição: 11 a 19 de março - de segunda a sexta feira
Visitação das 18h às 22h, exceto sábados, domingos e feriados.
Entrada franca - necessário nome na portaria e apresentação do convite
Local – Clube dos Caiçaras
Av. Epitácio Pessoa s/nº - Lagoa Rodrigo de Freitas - Rio de Janeiro