Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2016

FGV Projetos e Council on Foreign Relations promovem debate sobre economia brasileira em Nova York

A FGV Projetos, em parceria com o Council on Foreign Relations e a Foreign Affairs Magazine, realizou na última quarta-feira, dia 9 de março, o V Brazil Economic Summit, em Nova York.
Cesar Cunha Campos, diretor da unidade, abriu o evento, junto com a editora da Foreign Affairs, Lynda Hammes. Destacando a importância de se levantar discussões qualificadas sobre o cenário do Brasil neste momento, o diretor chamou atenção para o potencial de atração de investimentos estrangeiros que o país tem frente à alta do dólar e setores-chave que seguem movimentando a economia.
Na sequência, Brian Winter, editor-chefe da revista Americas Quarterly, e Shannon O’Neil, responsável pela área de estudos de América Latina do Council on Foreign Relations, debateram o cenário político-institucional do Brasil, abrindo questões para uma plateia composta de líderes de empresas de vários setores, jornalistas e especialistas de diversos assuntos relacionados aos temas prioritários da agenda do país no cenário internacional. Segundo os especialistas, o Brasil mostra um fortalecimento de suas instituições políticas, que trará importantes resultados no médio e longo prazos.  
O evento foi composto por dois painéis, “Maintaining Strength in an Uncertain Market” e “Redefining Innovation: What's Next?”, nos quais os moderadores Albert Fishlow, professor da Universidade de Berkeley e de Columbia, e Matthew Taylor, do Council on Foreign Relations, respectivamente, levantaram questões a serem discutidas pelos participantes da seção.
Yoshiaki Nakano, diretor da Escola de Economia de São Paulo da FGV (EESP), dividiu a mesa com Christopher Garman, da Eurasia Group; Alberto Ramos, da Goldman Sachs; Corrado Varoli, da Evercore; e Eduardo Wallentim, da International Finance Corporation. Com visões distintas, todos deram contribuições sobre possíveis soluções para a retomada do crescimento e a reforma do Estado brasileiro.
No segundo painel, Cate Ambrose, da Latin American Private Equity & Venture Capital Association (LAVCA); Ulisses Mello, da IBM Global Research; Fernando Musa, da Braskem America; e Ailtom Nascimento, do Stefanini Group, alertaram para o papel a ser desempenhado por setores ligados à inovação com importante perspectiva para o futuro do país.
O evento contou com o patrocínio do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (BNDES).
Para assistir aos debates na íntegra, clique aqui