Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2016

UITP ITS 2016 América Latina

O evento da UITP ITS 2016 América Latina está em sua terceira edição e visa trazer para a realidade local as principais as tendências sobre ITS para o transporte público, em especial sendo uma avalição do principal evento mundial sobre o tema UITP IT-TRANS - IT Solutions for Public Transport Karlsruhe – Alemanha, Fevereiro 2016.
Serão dois dias de atividades, o primeiro dia destinado a uma visita técnica (a ser confirmada), reunião do Comité ITS UITP América Latina, e a sessão de abertura com autoridades.
No segundo dia será organizado um amplo debate sobre o papel do ITS para melhoria da eficiência, qualidade e desempenho econômico dos sistemas, com seis sessões.
Para o inicio dos debates será apresentada uma nova visão do setor trazendo uma reflexão sobre a inovação e quais são os novos atores, que tradicionalmente não atuavam em transporte público e estão iniciando atuações avançadas.
A continuação será apresentada outro tema desafiador para IT, que são as especificações e estandardizações, como uma arquitetura padronizada abre caminhos para os custos de implantação mais efetivos, garantindo um ambiente aberto e de constante concorrência. Para responder este desafio estão convidados especialiestas da Europa e outros locais para apresentar como está sendo trilhando este caminho, como a participação de um especialista da Smart Ticketing Alliance.
Na terceira sessão o financiamento para implantação de sistemas de IT será apresentado sobre outra perspectiva. Há uma abundância de APPs nascidos a cada dia, que criam um grande mercado de negócios, uma economia mundial estimada em US $ 53 bilhões em 2012, e a previsão para 2016 é que ele vai crescer para US $ 143.000.000.000. Os aplicativos de transporte público representam 2,40% do universo total.  Assim dia a dia surgem novos atores no mercado de aplicativos, caberá ao transporte público tirar proveito, encontrar modelos de negócios para que as receitas possam ser compartilhadas e reinvestidas no setor de transporte público. Nesta sessão destacamos uma experiência da Holanda.
Na tarde a sessões se iniciam com o setor de transporte público na era da digitalização. Qual deve ser a estratégia de digitalização para o transporte público? A UITP fez uma abrangente avaliação sobre a mobilidade como um negócio digital para o marketing, para a energia e a pesquisa de mercado. Um especialista da UITP apresentará esta avaliação. 
O evento continua com o debate sobre cidade inteligente e se é uma realidade. As tecnologias emergentes estão preparadas para reformular nossos ambientes urbanos, e a o transporte deve estar prepareado para isto. Espalhados pelas cidades sensores de diferentes tipos, como de baixo consumo de energia, redes sem fio em cada esquina, novas aplicações baseadas em web e mobile, e gerenciamentos E-Wallet (tokenization e verificação de impressão digital para qualquer dispositivo - NFC) são uma realidade. O transporte público tem que estar preparado para isto e deve entender este novo cenário.
Finalizando com uma sessão sobre centros de controle, e a sua importância para o desempenho dos sistemas e os novos papeis que os centros devem assumir. Como a população mundial crescendo a um ritmo constante, mais e mais pessoas estão se mudando para as cidades todos os dias. Para lidar com esta urbanização em grande escala, vamos precisar encontrar novas maneiras de gerenciar a complexidade, aumentar a eficiência e reduzir custos.