Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Cirandas na Educação em Paraty

É um ciclo de encontros com pessoas que educam e transformam, com o objetivo de fortalecer competências nos campos da educação, empreendedorismo e inovação social, promovido pela Escola Comunitária Cirandas,
O Cirandas na Educação acontece em Paraty e no Rio de Janeiro.
Cirandas na Educação em Paraty
Todos os encontros acontecem na Escola Comunitária Cirandas, das 16h as 19h. End: Rua Quero Quero, 48, Caborê.
O público alvo são os educadores da Região, da rede pública e privada.
  • 6.05.2016 - Emilio Terron | A ética da alegria no contexto da educação
  • 13.06.2016 - Stella Lutterbach | Inclusão na Educação
  • 11.07.2016 - Kiu Coates | Comunicação não violenta
  • 12.09.2016 - Beth Saraiva | Coordenação escolar e avaliação de estudantes
  • 10.10.2016 - Carolina Bergier | Educação com significado e trabalho
  • 21.11.2016 - Perfeito Fortuna | Empreendedorismo, cultura e transformação social
  • 05.12.2016 - das 16h as 19h | Débora Saraiva e Carla Vergara | Consolidação dos aprendizados, avaliação do percurso e definição dos próximos passos
Cirandas na Educação no Rio de Janeiro
Os encontros no Rio de Janeiro são as contrapartidas aos apoiadores do Cirandas na Educação de Paraty.
  • 24.05.2016 - Emilio Terron | A ética da alegria na educação e no trabalho | das 19h as 22h NACASA, Rua Indiana, 90 - Cosme Velho
  • 29.06.2016 - Kiu Coates - Comunicação Não Violenta | das 19h as 22h NACASA, Rua Indiana, 90 - Cosme Velho
  • 23.07.2016 Débora Saraiva e Carla Vergara - Oficina os ritmos de nós | 15h, na Maracatu Brasil (Rua Ipiranga 49 - Laranjeiras).
  • 17.10.2016 - Carla Vergara e Débora Saraiva -Educação e Inovação Social | das 19h as 22h NACASA, Rua Indiana, 90 - Cosme Velho

Neste blog, os posts trazem informações do projeto:
  • Cirandas na Educação em Paraty - datas e convidados
  • Encontros de contrapartida no Rio de Janeiro - datas, convidados e inscrições
  • Outras contrapartidas e doação
  • Saiba mais sobre a Escola Comunitária Cirandas
  • Co-criadoras do projeto e mediadoras dos encontros
  • Apoiadores
  • A origem do projeto Cirandas na Educação e o ciclo de 2015
Canais de comunicação: cirandasnaeducacao@gmail.com
  1. Todos os encontros acontecem na Escola Comunitária Cirandas, em Paraty - Rua Quero Quero, Caborê.
    Público-alvo: educadores da região, da rede privada e da rede pública.
    Confirme sua participação pelo email: cirandasnaeducação@gmail.com - informando seu nome e o encontro que estará presente.



    16.05.2016 - das 16h as 19h - Emilio Terron | A ética da alegria no contexto da educação
    Emilio Terron é professor e Mestre em Filosofia pela PUC (dissertação: O sertão maior que o mundo) e há 15 anos ministra cursos e palestras em diversos contextos: universidades, escolas, institutos de filosofia e psicologia, grupos de teatro, dança, palhaço. Autor do livro Auto Retalho, da Editora Multifoco. Atualmente é professor para a faculdade Sao Leopoldo Mandic, FIA-SP, Doutores da Alegria, Núcleo Luz (dança contemporânea), Instituto Appana. 


    13.06.2016 - das 16h as 19h - Stella Lutterbach | Inclusão na Educação
    Stella Lutterbach começou sua luta contra o preconceito com crianças com Síndrome de Down quando teve sua filha, com esta síndrome. Ao invés de se conformar, Stella se uniu a outros pais e passou a lutar de todas as formas pela causa, participando, como membro da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, de congressos, inclusive em outros países, liderando movimentos pela cidadania e o acesso à escola regular e ao trabalho.

    11.07.2016 - das 16h as 19h - Kiu Coates | Comunicação não violenta
    Kiu Coates é coach, facilitador e educador experiencial. Seu trabalho apoia o desenvolvimento humano necessário para se atingir metas significativas alinhadas a propósitos pessoais e profissionais. Seus nove anos de dedicação contínua e diária à evolução pessoal através de coaching, auto-estudo, yoga e comunicação não-violenta o tornaram altamente eficiente ao apoiar pessoas a acessar e por em prática sua inteligência integral – corporal, emocional, intelectual e intuitiva – para que se tornem a mudança profunda que desejam ser. Nascido na Inglaterra, em 2010 ele abriu mão de um negócio de sucesso para seguir seu sonho de viver e ensinar yoga no Rio de Janeiro. Em 2012, iniciou a prática de Comunicação Não-Violenta (CNV) em sua vida diária, e desde então investiu mais de 500 horas de estudo em CNV com Dominic Barter. Em 2013, completou o curso Luminous Coaching e em 2014 participou do Power of Embodied Transformation Coaching Intensive. Atualmente coordena grupos de prática em CNV.

    12.07.2016 - das 16h as 19h - Beth Saraiva | Coordenação escolar e avaliação de estudantes
    Beth Saraiva é professora e psicóloga. Buscou formações diferenciadas voltadas ao trabalho na área educacional. Ocupou cargos de Gestão Escolar, atuando como Coordenadora Pedagógica, Orientadora Educacional, Diretora Pedagógica, Diretora Geral e Consultora Pedagógica. Suas experiências, foram, na educação informal, na extinta Fundação EDUCAR e, na educação formal, em escolas públicas e privadas, tais como: Pedro II, Colégio Sacre Couer de Marie e Grupo Integrado Madalena Khan. No Estado do Rio de Janeiro, no Curso de Formação de Professores, e no Município do Rio de Janeiro, como professora de Ensino Fundamental I. Além disso, Beth recém concluiu o Mestrado em Avaliação na Fundação CESGRANRIO. Atualmente é coordenadora da Escola Oga Mitá, no Rio de Janeiro, escola no Rio de Janeiro que se destaca por sua inovação, desde a criação e em toda sua história de vida.

    10.10.2016 - das 16h as 19h - Carolina Bergier | Educação com significado e trabalho
    Carolina Bergier é facilitadora de processos de alinhamento vocacional e investigadora de como construir futuros desejáveis através da relação com trabalho. Sua própria jornada em uma vida alinhada entre quem ela é e o que ela faz começou como voluntária na Green School, escola sustentável em Bali. Ali, sentiu que ao mudarmos a maneira como olhamos para a educação, mudamos tudo. E descobriu que todos somos educadores e que a educação se faz a todo momento, em todo lugar. Empreendedora à frente da Casa Sou.l, apoiou centenas de pessoas em facilitação de processos como o Salto, Semente, Empreenda a Si Mesmo e Fotosintesis. Formada em Coaching pelo Instituto Holos e em Design para Sustentabilidade pela Educação Gaia, vem apoiando pessoas em busca de maior alinhamento entre o que são e o que fazem a transformarem a si mesmas e ao mundo através de atendimentos individuais, cursos, palestras e workshops.
    21.11.2016 - das 16h as 19h - Perfeito Fortuna | Empreendedorismo, cultura e transformação social
    Perfeito Fortuna nasceu em Portugal e se mudou para o Brasil na adolescência. No Rio de Janeiro, foi preso durante a ditadura militar e teve sua vida transformada depois da experiência na cadeia, onde conviveu com figuras como Caetano Veloso e Ferreira Gullar, e pela primeira vez entrou em contato com o mundo artístico de sua cidade. Quando se libertou, Prefeito Fortuna se tornou um importante animador cultural do Rio de Janeiro, e participou da fundação do grupo de teatro "Asdrubal Trouxe o Trombono" e da casa de shows "Circo Voador". Em sua entrevista, ele conta várias histórias sobre os bastidores do mundo cultural e artístico do Rio de Janeiro nas décadas de 70 e 80. Perfeito Fortuna é também ator e administrador da "Fundição Progresso", um dos principais espaços culturais cariocas.
    05.12.2016 - das 16h as 19h Débora Saraiva e Carla Vergara | Consolidação dos aprendizados, avaliação do percurso e definição dos próximos passos
    Carla Vergara é consultora experiente em processos de transição de carreira, counseling e coaching, gestão da mudança e formação e desenvolvimento de pessoas e equipes de trabalho. Formada em Coaching pelo Integral Coaching Canada (ICC) e pelo Integrated Coaching Institute (ICI). Atua de forma autônoma e em parceria com consultorias relevantes neste segmento. Ampla experiência em Recursos Humanos, tendo ocupado posições de gestão ligadas ao Desenvolvimento Humano e Organizacional em empresas nacionais e multinacionais. Atua em projetos de transformação de cultura, valores, desenvolvimento de liderança, engajamento, gestão de carreira e desenvolvimento social. Possui ampla vivência em educação e em educação à distância. Tem uma carreira artística ligada à poesia e projetos multi-linguagens. É criadora e produtora de eventos culturais, saraus, encontros gastronômicos com intervenções artísticas, dentre outros. Celebra casamentos poéticos com diversas manifestações artísticas. Formada em Psicologia pela UFRJ. Pós-graduada na metodologia Angel Vianna, que integra o pensamento corporal no desenvolvimento das pessoas. Membro voluntário da ABRH. Curiosa incansável dos saberes que cruzam o campo da educação, artes, saúde e clinica.
    Débora Saraiva é educadora e percussionista com ampla pesquisa sobre o samba, a música e a poesia popular brasileira. Sua formação se deu nas escolas e mesas samba de São Paulo, e no teatro, com o Diretor Ilo Krugli (Cia de Teatro Vento Forte). Residiu 9 anos em Berlim. Neste período, apresentou-se nos principais clubes, casas de show e festivais da Europa: Quasimodo, Bflat, Bardentreffen Nürnberg Festival, Kaffe Burguer, Palais derKulturbrauerei Admiralspalast, la maroquinerie Paris, Kesselhau. Como percussionista e professora já esteve em diversos países e festivais no mundo: Mexico, Romenia, Holanda, Italia, Brasil, Marrocos Africa Essaouira Festival, Croácia, Bélgica, Coreia do Sul (Sacheon International Percussion Festival), Suíça, França, Espanha, República Tcheca (Filmfest Letni Filmova Skola und Trutnov Open Air Music Festival), Polônia, Inglaterra (Newcastle), Dinamarca (Kopenhagen) entre outros. Desenvolveu parcerias e se apresentou com grupos, compositores, coreógrafos, Djs, cineastas e amigos, tais como Monica Besser, Dudu Tucci, Jessie Evans, Toby Dammity (baterista do Iggy Pop), Thomas lang, Cindy Blackman Santana (baterista do Santana e lenny kravitz), Budgie (baterista da banda Siouxsie and the Banshees), Kim Boström, Dirk Erchinger, Namosh. Atuou como professora para alunos de mestrado em bateria pela escola Drum Trainer Berlin, Hausburg-Grundschule,Pac Berlin e Richard Wagner Schule. Ministra cursos regulares e workshops de percussão para crianças, jovens e adultos, e atualmente tem uma pesquisa continuada junto a Escola Comunitária Cirandas em Paraty, onde fortalece o trabalho de resgate e expressão da cultura popular brasileira através das Cirandas, Auto do Boi, Maracatu e outros ritmos.
    Postado há  por 
    0

    Adicionar um comentário

  2. O valor arrecadado nos encontros do Rio de Janeiro serão destinados para a a formação dos educadores da rede privada e pública de Paraty. Eles são a contrapartida aos apoiadores do Cirandas na Educação, promovido pelaEscola Comunitária Cirandas.
    Cada encontro tem uma faixa de contribuição dentro da qual você pode optar por um valor.
    Caso você queria contribuir com o projeto, se interesse por uma das contrapartidas, e não disponha do valor mínimo de contribuição para ela definido, entre em contato com a gente pelo email cirandasnaeducacao@gmail.com. Temos estratégias pensadas para a sua participação. 
    Se a empresa que você trabalha vai contribuir pagando sua inscrição, entre em contato com a gentepelo email cirandasnaeducacao@gmail.com. Temos como viabilizar a sua participação.
    Inscrições pelo formulário.
    24.05.2016 - Emilio Terron | A ética da alegria na educação e no trabalho | das 19h as 22h NACASA, Rua Indiana, 90 - Cosme Velho
    Nossa meta é arrecadar R$8.000,00 com este encontro. Para participar dele você poderá escolher um valor a contribuir entre R$250,00 e R$1.000,00.
    A proposta do Emilio é trazer recortes filosóficos e artísticos ao cotidiano organizacional. Para além da satisfação das curiosidades intelectuais ou emocionais, estes dois domínios de estudo e expressão podem acrescentar à vida “olhares” definitivamente transformadores e de fato, torná-la mais estética e, e por isso, mais intensa, criativa e alegre.
    Emilio Terron é professor e Mestre em Filosofia pela PUC (dissertação: O sertão maior que o mundo) e há 15 anos ministra cursos e palestras em diversos contextos: universidades, escolas, institutos de filosofia e psicologia, grupos de teatro, dança, palhaço. Autor do livro Auto Retalho, da Editora Multifoco. Atualmente é professor para a faculdade Sao Leopoldo Mandic, FIA-SP, Doutores da Alegria, Núcleo Luz (dança contemporânea), Instituto Appana.
    29.06.2016 - Kiu Coates - Comunicação Não Violenta | das 19h as 22h NACASA, Rua Indiana, 90 - Cosme Velho
    Nossa meta é arrecadar R$8.000,00 com este encontro. Para participar dele você poderá escolher um valor a contribuir entre R$250,00 e R$1.000,00.
    Comunicação não violenta (CNV) não é uma ferramenta e nem uma técnica. É uma forma da gente se relacionar pelo que nos torna comum, e de nos tornarmos cada vez mais capazes de reconhecer nossas necessidades, julgamentos, fazer pedidos claros para quem encontramos e mudar o padrão de comunicação e relacionamento. Serve para a gente melhorar a forma de estar em comunidade, fazendo coisas juntos pelo coração, e não por coação ou violência. Sim, tem grande aplicação nas escolas. Se a gente aprendesse isso desde cedo seria tão melhor! Mas serve, e muito, para todas as idades e campos relacionais.
    Kiu Coates é coach, facilitador e educador experiencial. Seu trabalho apoia o desenvolvimento humano necessário para se atingir metas significativas alinhadas a propósitos pessoais e profissionais. Seus nove anos de dedicação contínua e diária à evolução pessoal através de coaching, auto-estudo, yoga e comunicação não-violenta o tornaram altamente eficiente ao apoiar pessoas a acessar e por em prática sua inteligência integral – corporal, emocional, intelectual e intuitiva – para que se tornem a mudança profunda que desejam ser. Nascido na Inglaterra, em 2010 ele abriu mão de um negócio de sucesso para seguir seu sonho de viver e ensinar yoga no Rio de Janeiro. Em 2012, iniciou a prática de Comunicação Não-Violenta (CNV) em sua vida diária, e desde então investiu mais de 500 horas de estudo em CNV com Dominic Barter. Em 2013, completou o curso Luminous Coaching e em 2014 participou do Power of Embodied Transformation Coaching Intensive. Atualmente coordena grupos de prática em CNV.
    23.07.2016 Débora Saraiva e Carla Vergara - Oficina os ritmos de nós | 15h, na Maracatu Brasil (Rua Ipiranga 49 - Laranjeiras).
    Nossa meta é arrecadar R$7.000,00 com este encontro. Para participar dele você poderá escolher um valor a contribuir entre R$200,00 e R$1.000,00.
    A Oficina os ritmos de nós é um aprendizado sobre o tempo, o encontro e o fazer coletivo. Uma tarde para experimentar, através da música, a escuta do ritmo interno, os sons das relações e a composição maior que podemos viver em grupo. Terá como base a riqueza da cultura popular brasileira com suas matrizes negra e indígena. Trata-se de um convite para aprender pela alegria e pelo encantamento.
    Carla Vergara é consultora experiente em processos de transição de carreira, counseling e coaching, gestão da mudança e formação e desenvolvimento de pessoas e equipes de trabalho. Formada em Coaching pelo Integral Coaching Canada (ICC) e pelo Integrated Coaching Institute (ICI). Atua de forma autônoma e em parceria com consultorias relevantes neste segmento. Ampla experiência em Recursos Humanos, tendo ocupado posições de gestão ligadas ao Desenvolvimento Humano e Organizacional em empresas nacionais e multinacionais. Atua em projetos de transformação de cultura, valores, desenvolvimento de liderança, engajamento, gestão de carreira e desenvolvimento social. Possui ampla vivência em educação e em educação à distância. Tem uma carreira artística ligada à poesia e projetos multi-linguagens. É criadora e produtora de eventos culturais, saraus, encontros gastronômicos com intervenções artísticas, dentre outros. Celebra casamentos poéticos com diversas manifestações artísticas. Formada em Psicologia pela UFRJ. Pós-graduada na metodologia Angel Vianna, que integra o pensamento corporal no desenvolvimento das pessoas. Membro voluntário da ABRH. Curiosa incansável dos saberes que cruzam o campo da educação, artes, saúde e clinica.
    Débora Saraiva é educadora e percussionista com ampla pesquisa sobre o samba, a música e a poesia popular brasileira. Sua formação se deu nas escolas e mesas samba de São Paulo, e no teatro, com o Diretor Ilo Krugli (Cia de Teatro Vento Forte). Residiu 9 anos em Berlim. Neste período, apresentou-se nos principais clubes, casas de show e festivais da Europa: Quasimodo, Bflat, Bardentreffen Nürnberg Festival, Kaffe Burguer, Palais derKulturbrauerei Admiralspalast, la maroquinerie Paris, Kesselhau. Como percussionista e professora já esteve em diversos países e festivais no mundo: Mexico, Romenia, Holanda, Italia, Brasil, Marrocos Africa Essaouira Festival, Croácia, Bélgica, Coreia do Sul (Sacheon International Percussion Festival), Suíça, França, Espanha, República Tcheca (Filmfest Letni Filmova Skola und Trutnov Open Air Music Festival), Polônia, Inglaterra (Newcastle), Dinamarca (Kopenhagen) entre outros. Desenvolveu parcerias e se apresentou com grupos, compositores, coreógrafos, Djs, cineastas e amigos, tais como Monica Besser, Dudu Tucci, Jessie Evans, Toby Dammity (baterista do Iggy Pop), Thomas lang, Cindy Blackman Santana (baterista do Santana e lenny kravitz), Budgie (baterista da banda Siouxsie and the Banshees), Kim Boström, Dirk Erchinger, Namosh. Atuou como professora para alunos de mestrado em bateria pela escola Drum Trainer Berlin, Hausburg-Grundschule,Pac Berlin e Richard Wagner Schule. Ministra cursos regulares e workshops de percussão para crianças, jovens e adultos, e atualmente tem uma pesquisa continuada junto a Escola Comunitária Cirandas em Paraty, onde fortalece o trabalho de resgate e expressão da cultura popular brasileira através das Cirandas, Auto do Boi, Maracatu e outros ritmos.
    19.09.2016 - Perfeito Fortuna - Empreendedorismo, Cultura e Transformação Social | das 19h as 22h na Fundição Progresso, Rua dos Arcos, 24 - Lapa
    Nossa meta é arrecadar R$5.000,00 com este encontro. Para participar dele você poderá escolher um valor a contribuir entre R$200,00 e R$1.000,00.
    Perfeito é um grande nome, é até difícil escolher a perspectiva sobre a qual falar dele. Co-criador do Circo Voador, empreendedor incansável no Rio de Janeiro, da Lapa, gestor da Fundição Progresso que é um espaço de cultura e de mobilização relevante para a Cidade, e que lhe impulsiona a estar sempre em relação com diversos atores sociais públicos e privados. Um carisma enorme - quem já viu ele nos palcos da Lapa no carnaval sabe bem - e um cara que valoriza as nossas origens humanas e os povos da floresta. Só vendo, ouvindo e sentindo. Uma aula para executivos, educadores e seres humanos encantados com a vida.
    Perfeito Fortuna nasceu em Portugal e se mudou para o Brasil na adolescência. No Rio de Janeiro, foi preso durante a ditadura militar e teve sua vida transformada depois da experiência na cadeia, onde conviveu com figuras como Caetano Veloso e Ferreira Gullar, e pela primeira vez entrou em contato com o mundo artístico de sua cidade. Quando se libertou, Prefeito Fortuna se tornou um importante animador cultural do Rio de Janeiro, e participou da fundação do grupo de teatro "Asdrubal Trouxe o Trombono" e da casa de shows "Circo Voador". Em sua entrevista, ele conta várias histórias sobre os bastidores do mundo cultural e artístico do Rio de Janeiro nas décadas de 70 e 80. Perfeito Fortuna é também ator e administrador da "Fundição Progresso", um dos principais espaços culturais cariocas.
    17.10.2016 - Carla Vergara e Débora Saraiva -Educação e Inovação Social | das 19h as 22h NACASA, Rua Indiana, 90 - Cosme Velho
    Nossa meta é arrecadar R$7.000,00 com este encontro. Para participar dele você poderá escolher um valor a contribuir entre R$200,00 e R$1.000,00.
    A riqueza da experiência de fazer este projeto e estar em contato com a Escola Comunitária Cirandas precisa ser partilhada. Nossa intenção é essa: contar como foi desde a inspiração, a concepção, a projetação, fazer sem grana, construir um orçamento, captar, dialogar com amigos, pensar estratégias de engajamento, nos preparar para conversas significativas em torno do projeto, formar parcerias e conduzir os encontros em Paraty.
    AS INSCRIÇÕES NAS CONTRAPARTIDAS DEVEM SER FEITAS ATRAVÉS DESTE FORMULÁRIO. Para cada evento que você desejar participar, uma nova inscrição deverá ser feita.
    Postado há  por 
    0

    Adicionar um comentário

  3. Além dos encontros, formamos parcerias que nos possibilitam oferecer outras contrapartidas.

    Um final de semana na Cidade de Paraty
    Temos quatro vagas de um final de semana (2 diárias) numa pousada charmosa, para um casal + um jantar no Thai Brasil + passeio de barco + participar do encontro Cirandas na Educação em Paraty-RJ, numa segunda-feira para quem apoiar o projeto com R$5.000,00

    Participação nos encontros do Cirandas na Educação em Paraty

    Embora os encontros lá, para os educadores, não tenham uma contribuição sugerida, fortalecemos a ideia de quem vai lá contribuir à semelhança dos encontros que acontecem no Rio de Janeiro.

    Doação

    Aceitamos com alegria a contribuição financeira espontânea de todos aqueles que desejam colaborar com o projeto.