Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2016

ENSP e Escola de Saúde Pública da França fortalecem acordo de cooperação

Uma delegação da ENSP esteve na Escola de Altos Estudos em Saúde Pública da França (EHESP) para traçar um plano de ações e atividades prioritárias para o biênio 2016-2017. Durante a visita, cuja representação foi do então vice-diretor de Escola de Governo, Frederico Peres, e do integrante da Assessoria de Cooperação Internacional da ENSP, Luis Pedro Stauffer, também discutiu-se o projeto de implantação de um sistema de acreditação pedagógica dos cursos de saúde pública no Brasil -  processo em andamento a partir da cooperação com a escola francesa. Entre os temas acordados estão a possibilidade de estudos sobre sistemas de saúde comparados Brasil-França, projetos de fomento na área da gestão hospitalar relacionada à saúde materno-infantil, apoio ao desenvolvimento de programas e projetos de incorporação de tecnologias educacionais e de Educação a Distância e projetos de pesquisa e aprimoramento tecnológico na área da saúde ambiental e saúde do trabalhador.


 
Há alguns anos, a ENSP mantém projetos de cooperação com a EHESP no âmbito da gestão hospitalar, acreditação pedagógica de cursos de Saúde Pública e dos estágios internacionais de alunos da EHESP na ENSP. Esta última visita aconteceu como um desdobramento da vinda de uma comitiva francesa à ENSP, em setembro de 2015. 
 
Na França, a visita da ENSP aconteceu em março de 2016 e se desdobrou em quatro momentos. No primeiro deles, os representantes da Escola tiveram a oportunidade de conhecer o campus da EHESP e participar de uma reunião técnica de cooperação internacional, em que foram resgatadas as ações de colaboração já realizadas no âmbito dessa parceria. 
 
Em seguida, Frederico Peres reuniu-se com o professor emérito da EHESP e responsável pela colaboração na área da acreditação pedagógica, Christian Chauvigné, para discutir o andamento do projeto de implantação do sistema de acreditação para os cursos de saúde pública brasileiros. Problemas, desafios e oportunidades foram discutidos entre eles, resultando em alguns apontamentos de ajuste no projeto já existentes. Durante essa reunião, discutiu-se ainda a necessidade de elaboração de um resgate histórico do processo de implantação da acreditação pedagógica de cursos de saúde pública no Brasil, projeto esse que está sob a responsabilidade da atual vice-diretora de Escola de Governo em Saúde da ENSP, Rosa Souza. Posteriormente à visita, os mesmos foram apresentados para os gestores brasileiros e pactuados e deliberados entre o diretor na ENSP, Hermano Castro, e o Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner, em abril de 2016.
 
Em um terceiro momento da visita, os representantes da ENSP participaram de uma reunião com o Comitê Diretor da EHESP, formado pelo diretor da Escola, Laurent Chambaud; secretária geral, Elisabeth de Larochelambert; a diretora de comunicação, Nathalie Cavagni; a diretora de recursos humanos, Véronique Surel; a diretora de finanças e controle de gestão, Marie-Hélène Rio; o diretor dos sistemas de informação e telecomunicações, Philippe Benhaddou; o diretor de pesquisa, Bernard Jégou; o diretor de estudos, Philippe Marin; a diretora do desenvolvimento e formação continuada, Stéphanie Lebon; a diretora de relações internacionais, Régine Ducos; e o diretor Laboratoire d'Étude et de Recherche en Environnement et Santé (Leres), Philippe Quenel. Na ocasião, Frederico Peres fez uma breve apresentação da ENSP e dos projetos de colaboração entre as escolas.
 
A quarta e última atividade de cooperação realizada durante a visita foi a discussão de projetos e temas de interesse de cada departamento da EHESP, que ajudaram a construir o plano de trabalho da cooperação entre a EHESP e a ENSP. Entre os temas destacados estão a possibilidade de estudos sobre sistemas de saúde comparados Brasil-França; projetos de desenvolvimento na área da gestão hospitalar relacionada à saúde materno-infantil – que também envolverá o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz); o apoio ao desenvolvimento de programas e projetos de incorporação de tecnologias educacionais e da Educação a Distância, já se pensando em um seminário sobre o tema para este ano de 2016; e ainda projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área da saúde ambiental e saúde do trabalhador.
 
Após a reunião, Frederico Peres conheceu ainda as novas instalações do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Ambiental da EHESP (Leres) e tratou não apenas da possibilidade de desenvolvimento de projetos de pesquisa de interesse comum, como também da possibilidade de impulsionar um programa de intercâmbio docente e discente entre o Leres/EHESP e os laboratórios da ENSP, em especial o Laboratório de Toxicologia do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh).