Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2016

68ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência



Mais de 10 mil pessoas são esperadas para a semana da 68ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada de 3 a 9 de julho no campus da UFSB, em Porto Seguro (BA)

Começa neste domingo, 3 de julho, a 68ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento de divulgação científica da América Latina. Mais de 10 mil pessoas são esperadas para participar das atividades que se realizam de 3 a 9 de julho no campus de Porto Seguro da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A programação, que conta com conferências, mesas-redondas, minicursos, encontros, sessões de pôsteres, atividades culturais e uma grande exposição científica, tem como objetivo levar aos participantes e toda a comunidade local um panorama da ciência hoje no Brasil. Neste ano, o evento tem como tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”. 

Assim como ocorre em todas as Reuniões Anuais da SBPC, a de Porto Seguro busca inserir a ciência no cotidiano dos cidadãos e valorizar a produção científica nacional. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 68ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

ExpoT&C

A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Presente há mais de 20 anos no evento, o local chama a atenção devido às exposições interativas de diversas instituições.

Programação científica

A Programação Científica da 68ª Reunião Anual da SBPC é composta por diversas atividades, entre conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais e minicursos. Participam dessas atividades pesquisadores renomados de instituições de várias regiões do Brasil.

Como nas edições anteriores, a Programação Científica é organizada pela SBPC após análise e aprovação pela Comissão Científica (composta por diretores da Sociedade, representantes da instituição sede do evento e outros renomados pesquisadores de várias áreas do conhecimento), a partir de propostas apresentadas pela SBPC e Sociedades, Associações ou Entidades Científicas afiliadas à SBPC. 

Entre os temas que serão debatidos nas conferências, estão “Nanoestruturas de carbono – Características e Desafios”, “Sustentabilidade ainda é possível”, “Ondas gravitacionais: Uma nova janela para o universo”, “Câncer infantil”, “Dengue, Chikungunya e Zika (Vacinas, formas clínicas, epidemiologia comparativa, novos testes diagnósticos etc.)”, “As Ciências Sociais e suas perspectivas de intervenção de um ponto de vista brasileiro”, “Ação Multissetorial do enfrentamento de epidemias”, “Epidemia de zika e desafios para saúde pública”, “Sementes: inovações tecnológicas e desafios”.

As mesas-redondas trarão para discussão temas como “A estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação”, “As aplicações da energia nuclear para o desenvolvimento da sociedade”, “Popularizando a ciência em um mundo globalizado”, “Marco Civil da Internet e direitos universais”, “Ética na pesquisa com seres humanos”, “Sistema Nacional de CT&I, integração e diferenças regionais”, entre outros.