Nascida em Amsterdã, o evento trará palestrantes de renome internacional e terá como tema ‘Redesenhando o crescimento’, com foco no desenvolvimento sustentável
Serviços, acesso aos itens de consumo e à informação, comodidade e satisfação, seja do ponto de vista estético, sensorial ou emocional. Como conciliar essas necessidades do mundo moderno com uma proposta de desenvolvimento sustentável? Pois tem muita gente trabalhando para isso em todo o mundo. Entre os dias 3 e 5 de novembro, o Rio de Janeiro receberá o maior festival de criatividade, inovação e conhecimento da Europa, e parte dessa turma estará presente. O PICNIC Brasil 2016 vai reunir especialistas brasileiros e internacionais no Parque Lage para apresentar soluções no universo da economia criativa, influenciando a sociedade a dialogar e a formular políticas que estimulem o desenvolvimento sustentável. Os ingressos já estão à venda, pelo site picnicbrasil.com
O evento, pela primeira vez no Brasil, deve atrair em três dias cerca de 2.400 pessoas, além de impactar outras três milhões. Esta também será a primeira edição do PICNIC fora da Europa. Desde 2006, o festival é realizado anualmente em Amsterdã, capital da Holanda, cidade em que se tornou sinônimo de inovação e parcerias criativas. O evento inclui palestras com especialistas do Brasil e do exterior, workshops, laboratórios, espaços para exposições (Maker Faire), apresentação de startups e um desafio para artistas, designers, hackers e programadores, conhecido como Hackers Camp.
Vida urbana, bem-estar, aprendizado, economia sustentável, colaboração – o PICNIC Brasil 2016 tem como tema “Redesenhando o Crescimento” (Redesign Growth) e terá a participação de importantes nomes dos setores de inovação, tecnologia, criação, ciências e negócios, que discutirão as megatendências do nosso tempo. Trata-se de uma plataforma integrada para compartilhar ideias e projetos que ajudem a gerar negócios, com foco em tecnologia e processos disruptivos.
Uma das grandes questões a serem abordadas nos três dias de evento é a aplicação criativa da tecnologia como aliada para enfrentar os desafios atuais da sociedade. O festival inclui 35 palestras, sendo 20 de especialistas internacionais. Entre eles, Christine Gould (Thought for Food) e Matthias Hollwich (Hollwich Kushner). Outro destaque é Mitchell Joachim, considerado um dos arquitetos mais inovadores do mundo – especializado em sustentabilidade e cofundador da Terreform ONE, organização sem fins lucrativos que promove design inteligente para cidades.
“O PICNIC é uma plataforma para pensar soluções em conjunto e propor mudanças através da criatividade. Trouxemos o festival para o Brasil com o objetivo de criar um ambiente permanente de troca de ideias, que vai muito além do evento. Há todo um ecossistema da economia criativa e do pensamento de inovação no Brasil que precisa ser estimulado. Queremos compartilhar conhecimento e inspirar os empreendedores do século 21. Essa é nossa missão”, explica André Eppinghaus, sócio-fundador da GiG e diretor criativo do festival.
Faça você mesmo – Outro ponto alto do PICNIC será a Maker Faire Rio, espaço criado especialmente para expor ideias baseadas na cultura do “faça-você-mesmo” (Do it yourself). Esse será um ambiente onde pessoas comuns poderão construir, consertar e modificar os mais diversos tipos de objetos e sistemas. Uma versão da Maker Faire foi apresentada em 2014 na Casa Branca, onde o presidente Barack Obama declarou que “o do-it-yourself de hoje é o made in America de amanhã”. Aberta ao público geral, a Maker Faire Rio acontecerá no dia 5 de novembro.
Também vale destacar o Market Place: um palco para mentes criativas e inovadoras, onde empresários independentes e startups são colocados em contato com investidores e parceiros potenciais. Cada participante recebe o mesmo espaço e é desafiado a se apresentar com criatividade e interatividade.
Da Holanda para o mundo – o PICNIC é uma iniciativa da Waag Society, em parceria com o Governo da Holanda. Durante uma década, consolidou-se como o mais relevante festival de inovação, conhecimento e economia criativa da Europa. Em 2015, a Waag Society abraçou a ideia de trazer o festival para a América Latina e escolheu o Rio como o passo inicial dessa nova fase. Associada à curadoria Nuvem Criativa e à rede de inteligência GiG, com produção da SRCom, a plataforma planeja cinco edições do festival até 2021.
“O PICNIC tem a missão fundamental de acelerar mudanças sociais através da inovação. Criatividade e tecnologia são as ferramentas para essas mudanças. O público é convidado a explorar o desconhecido, sair da zona de conforto e criar colisões inesperadas. Durante três dias, seremos o ponto de encontro para inspirar novas ideias, construir novos projetos e soluções de impacto. O PICNIC é um convite às pessoas com o desejo de explorar como a aplicação criativa da tecnologia pode nos permitir enfrentar juntos os desafios da sociedade hoje, em constante transformação”, ressalta Daniela Brayner, fundadora da Nuvem Criativa e diretora geral do festival.
Ao longo de uma década, o festival ajudou a revelar talentos e reuniu empreendedores criativos que se destacaram no universo da tecnologia. Entre eles, Biz Stone, fundador do Twitter; Niklas Zennstrom, fundador do Skype; Richard Branson, fundador do Grupo Virgin; e Dennis Crowle, do Foursquare.