Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Teatro, música e a magia do circo estarão nas praças de BH

O Circuito Instituto Unimed-BH apresenta cinco espetáculos no próximo fim de semana. No sábado, 12, a partir das 13h30, a Feira Tom Jobim (também conhecida como Feirinha do Arnaldo) recebe o show de Marcos Frederico Trio, por meio do Projeto Dia de FeiraPraça Floriano Peixoto, às 17h, será palco da versão pocket de Cidade dos Sonhos - Um Musical Natalino. Às 19h, é a vez da Praça da Saúde (próxima à Maternidade Unimed)receber as peças Micro Mundo e Don Chicote e sua amiga Balança a Pança. No domingo, 13, às 10h, o espetáculo Circo de Bonecos encerra as atividades na Praça da Saúde. 

Feira Tom Jobim
Nascido em Belo Horizonte, Marcos Frederico é bandolinista, violonista e compositor. Estudou violão e teoria musical na Fundação Clóvis Salgado. Em 2010, teve seu nome indicado para o Prêmio SINPARC, de melhor trilha sonora de teatro infantil. Marcos produziu seu primeiro CD, "Sinuca", em 2007, sendo lançado no exterior, com o apoio do Clube do Choro de Paris. É um dos vencedores do XI Prêmio BDMG e compositor. O músico tem quatro álbuns lançados e já se apresentou em países como França, Uruguai e Argentina.

Praça Floriano Peixoto
Cidade dos Sonhos - Um Musical Natalino, do Circuito Broaduai, conta a história da pequena Träumeberg, um vilarejo situado aos pés do Monte dos Sonhos, onde os cidadãos se preparam para a chegada do Natal. O clima das festividades tudo envolve. Na Noite de São Nicolau, o pequeno Orfanato Volkmann desfruta de singelos momentos de paz e comunhão. No entanto, o Monte dos Sonhos está inquieto, pois o Fantasma da Desesperança espreita com sua estranha magia. Ao retornar ao lar após um dia muito especial, a governanta do Orfanato, a senhorita Jingle Bells, é envolvida por este poder e muda bruscamente de comportamento. As crianças, a partir daí, precisarão contar com a sabedoria do senhor Rafael Engleberg, dono da barraca de doces Zuckerwatte, que irá pedir auxílio aos céus para que possam salvar a cidade. A resposta que têm para a sua solicitação é divinamente mágica.

Praça da Saúde
Em Micro Mundo, do Grupo do Beco, cinco personagens, restritos aos seus micros mundos, capazes de julgar um ao outro sem refletir sobre o que dizem, nem imaginam que, com suas diversas vozes ensurdecedoras, poderão ser os réus no julgamento da vida. Zé Lagoa quer realizar seu sonho de ser artista, mas está cansado de temer o impossível. Rilde não aguenta mais engolir farpas machistas do mundo. Suzy quer se desvencilhar dos olhares estereotipados. Dona das Graças busca apenas ser ouvida pelas pessoas. Em um cotidiano tão rude e ápero, será que Auxiliadora poderá ajudá-los? Esses personagens descobrirão que a vida é uma viagem e que o amor pode transformar tudo em um passe de mágica.

Don Chicote e Sua Amiga Balança a Pança, da Quartim Produções Artísticas, é baseado na obra de “Dom Quixote de La Mancha” do espanhol Miguel de Cervantes. A peça aborda temas como a diversidade, o bullying, a livre imaginação infantil e a descoberta do primeiro amor de forma cuidadosa. Os atores interpretam crianças que vivenciam momentos de amizade, alegria, tristeza e descobertas, livres de suas realidades sociais. Esse episódio dá vida a personagens com referência nas histórias em quadrinho.

Circo de Bonecos, que será apresentado no domingo, resgata a magia do circo tradicional, cada vez mais raro de se ver no dia a dia das cidades. Na cena o universo circense é transferido para a linguagem teatral de formas animadas, tendo por principal característica a utilização de técnicas diversificadas de manipulação de bonecos. É claro que no Circo de Bonecos também tem palhaços, que garantem a alegria propondo brincadeiras que integram o público ao espetáculo. As performances mostram as habilidades dos atores marionetistas em contracenarem com bonecos.

Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Em 2015, mais de 1,4 milhão de pessoas foram beneficiadas, direta e indiretamente, pelo Programa Cultural Unimed-BH. Mais de 4 mil médicos cooperados e colaboradores viabilizam este Programa ao escolher destinar parte do seu Imposto de Renda para o fomento de projetos socioculturais. A cada ano, as atividades conquistam aprovação e confiança, ampliando-se as adesões. 

Circuito Instituto Unimed-BH
Criado para estimular a saúde e o bem-estar ao ar livre, o Circuito Instituto Unimed-BH, realizado pelo Instituto Unimed-BH, oferece gratuitamente atividades físicas, de lazer e socioculturais em espaços públicos: Praças da Saúde e Floriano Peixoto, em BH, e Praça Milton Campos, em Betim. Somente em 2015, foram realizadas mais de 35 apresentações culturais, além de aulas de Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada, beneficiando mais de 23 mil pessoas. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Neste ano, a programação do Circuito durante todo o ano será em comemoração aos 45 anos da Cooperativa.

Circuito Instituto Unimed-BH
Marcos Frederico Trio
Parceiro: Altiplano
Local: Avenida Carandaí. Entre a Av. Brasil e a Rua Ceará
Data: 12 de novembro de 2016, sábado, às 13h30
Classificação: livre
Entrada: franca

Cidade dos Sonhos - Um Musical Natalino
Parceiro: Circuito Broaduai
Local: Praça Floriano Peixoto (em frente ao Hospital  da Unimed)
Data: 12 de novembro de 2016, sábado, às 17h
Classificação: livre
Entrada: franca


Peças “Micro Mundo” e “Don Chicote e sua amiga Balança a Pança” 
Parceiro: Casa do Beco
Local: Praça da Saúde – perto da Maternidade Unimed (Grajaú)
Data: 12 de novembro de 2016, sábado, às 19 horas
Classificação: livre
Entrada: franca

Espetáculo Circo de Bonecos
Parceiro: Teatro de Bonecos Origens
Local: Praça da Saúde – perto da Maternidade Unimed (Grajaú)
Data: 13 de novembro de 2016, sábado, às 10 horas
Classificação: livre
Entrada: franca