Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Ashoka Brasil cria iniciativa para impulsionar negócios sociais

Na próxima quarta-feira (15/2), sete organizações sociais irão apresentar em São Paulo modelos inovadores de negócios sociais. A iniciativa faz parte do evento final do programa Grow2Impact, realizado pela Ashoka Brasil, instituição pioneira na área de empreendedorismo social. Essa será uma oportunidade para investidores e interessados no setor conhecerem novas soluções para questões sociais, que gera impacto positivo sistêmico.
Em sua terceira edição, o Grow2Impact reuniu ao longo de um ano empreendedores sociais, empresas, investidores e mentores para criarem em colaboração estratégia, produtos e serviços para alavancar o impacto social de diferentes iniciativas. De soluções para a questão da água no sertão da Paraíba, à promoção do microcrédito para jovens mulheres empreendedoras, o programa traz resultados concretos de modelagem de negócios 2.5.
“O Grow2Impact é uma metodologia inovadora que representa um mecanismo de colaboração entre setor social e privado para impulsionar soluções de impacto social. Ele atende uma tendência do segmento que é o interesse pelo modelo de negócio social, partindo da necessidade de unir expertise. A colaboração entre os setores é a chave para uma mudança da sociedade”, afirma Deise Hajpek, coordenadora de redes de empreendedores sociais e parcerias institucionais na Ashoka Brasil.
O Grow2Impact é uma metodologia que abriga diferentes estratégias que abordam do desenvolvimento individual ao organizacional, utilizando conteúdos como design thinking, formação continuada em estratégia, cultura organizacional e desenvolvimento de liderança para o alcance de resultados concretos. O objetivo é alavancar impacto de forma sustentável financeira e organizacional.
“Participar do programa foi uma grande oportunidade de pensarmos como nos tornar um negócio social no que temos de mais valioso: nossa metodologia de inclusão social”, avalia Vera Cordeiro, do “Saúde Criança”, organização que trabalha no Rio de Janeiro com famílias de crianças em risco social, provenientes de unidades públicas de saúde.
Para Lilian Prado, da ONG “Acreditar”, que atua com microcrédito em Pernambuco, o programa foi importante para ressaltar a importância das pessoas na implementação das iniciativas. “Aprendi que a melhor forma de definir novos produtos e serviços é usando a empatia e ouvido o público-alvo antes de tudo. Por meio da metodologia do design thinking ampliamos o olhar e compreendemos que nosso trabalho em educação financeira não é apenas um novo serviço, mas uma mudança real na vida as pessoas”, afirma.
O Grow2Impact é uma iniciativa precursora da Ashoka no mundo. A organização, presente no Brasil há mais de 30 anos, e em outros 90 países, é a pioneira global no campo do empreendedorismo social. A Ashoka trabalha em rede com mais de três mil empreendedores sociais no mundo, sendo 379 deles no Brasil.
O Programa já contou com a participação de 22 organizações sociais de 11 estados brasileiros, capacitou diretamente 75 líderes e gestores e indiretamente 140 membros dessas organizações. O evento final do Grow2Impact poderá ser acompanhado pelohttps://www.facebook.com/ashokabrasil/?fref=ts a partir das 19h30, do dia 15/2.