Páginas

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Editora FGV lança ‘A democracia impedida: o Brasil no século XXI’

A obra “A democracia impedida: o Brasil no Século XXI”, lançamento da Editora FGV, é um retrato analítico feito pelo cientista político Wanderley Guilherme dos Santos sobre o cenário político brasileiro em 2016 e as etapas do processo que culminou com o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A obra será lançada no dia 24 de abril, às 18h, no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), em Botafogo (Rua da Matriz, 82).
Este é um livro de interpretações críticas que disseca o comportamento dos eleitores às vésperas das eleições de 2014. Uma obra que avalia o panorama da reeleição da presidente, as heranças do governo anterior, as comparações e diferenças com os acontecimentos políticos de 1964 e 2016, o golpe institucional e o golpe parlamentar, as bases aliadas e de oposição e diversos outros assuntos que intercedem esse momento histórico.
Ao longo do livro, o autor e pesquisador carioca - premiado pela ABL em 2004 na categoria Ensaio com o livro “O cálculo do conflito: estabilidade e crise na política brasileira” –apresenta o golpe parlamentar como um fenômeno genuinamente inédito na história das democracias representativas, incluindo nesse conjunto as democracias consideradas clássicas, modernas, de massa, em processo de consolidação ou transição.
Segundo Wanderley, a obra “não é um livro de propaganda, mas de interpretações críticas”, muito menos “um livro inocente, pois ideias não competem apenas com ideias, mas com interesses”, e conclui: “o tema de que trata está na essência do cotidiano do cidadão de hoje”.
Para mais informações sobre o livro, acesse o site.