Páginas

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Nova oportunidade para espetáculos de teatro e música – prorrogado prazo da seleção pública para oedital da Secretaria de Estado de Cultura

As inscrições, abertas até o dia 16/4, englobam programação do segundo semestre de teatros como Gláucio Gill, Armando Gonzaga, Arthur Azevedo, Laura Alvim e Espaço Rogério Cardoso

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em conjunto com a Funarj, abriu inscrições para a seleção de projetos para a programação regular dos teatros da rede estadual, relativa ao segundo semestre de 2017. Os candidatos poderão se inscrever no link http://www.cultura.rj.gov.br/funarj-inscricao-pautas/, preenchendo os formulários de Cadastro do Proponente e Cadastro do projeto, disponíveis no portal da Funarj até o dia 16/4. Podem ser inscritos espetáculos de artes cênicas em geral, como teatro, dança e circo. E pela primeira vez, estarão abertas inscrições para apresentações de música para o teatro Armando Gonzaga. Dez por cento da lotação de cada teatro são destinados à formação de plateia e oferecidos a organizações sociais.

A programação inclui os teatros Gláucio Gill (Copacabana), Arthur Azevedo (Campo Grande) e Armando Gonzaga (Marechal Hermes), além do Teatro Laura Alvim e o Espaço Rogério Cardoso/Porão da Casa de Cultura Laura Alvim (Ipanema). Esta é a terceira edição de seleção pública para composição da programação desses espaços, mantendo-se o objetivo de colaborar com a política de transparência e democratização do acesso de artistas e produtores aos equipamentos públicos do estado. Tem-se também como meta criar um banco estadual de artistas e grupos através do cadastramento de dados e difundir o fazer das mais diversas artes em espaços cênicos.

Nesta chamada pública serão selecionados tanto espetáculos inéditos quanto estreados. Todos os teatros poderão receber espetáculos de teatro, circo e dança. Os teatros Armando Gonzaga e Arthur Azevedo receberão também shows de música. O edital será aberto a pessoas jurídicas (produtoras, associações de classe, cooperativas, entidades, grupos ou coletivos de artistas, entre outros) e pessoas físicas, que tenham trabalho comprovado na área de artes cênicas, há pelo menos um ano.


A seleção é feita por uma comissão mista, que conta com sete técnicos da SEC e da Funarj e duas pessoas da sociedade civil com notória especialização na área cultural. Os critérios se baseiam na relevância artística, adequação da proposta ao espaço cênico, estratégias de ampliação de divulgação, formação de plateia e acessibilidade (valor de ingressos). 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
Tel: (21) 2216-8500
Ramais: 264 e 317