Páginas

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Tema "Capacidades Dinâmicas" é apresentado através de diversas perspectivas na RAE

Capacidades Dinâmicas são elaboradas através de diferentes abordagens, por vários autores e críticas sobre os limites do conceito. O tema virou uma edição especial da RAE – Revista de Administração de Empresas, publicada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (EAESP).
Para isso, o assunto se desdobrou em sete artigos do Fórum Dynamic Capabilities, uma pensata e as clássicas sessões Resenha e Indicações Bibliográficas. Organizado por Adriana Roseli Wünsch Takahashi (UFPR), Sergio Bulgacov (EAESP), Claudia Cristina Bitencourt (UNISINOS) e Hale Kaynak (The University of Texas Rio Grande Valley), os artigos do Fórum estão integrados e trazem o estado da arte nessa temática, com reconhecidos autores nacionais e internacionais.
Dentre as abordagens, temos o artigo “Mnemonic capabilities: Collective memory as a dynamic capability”, dos autores Diego M. Coraiola (University of Alberta), Roy Suddaby (University of Victoria) e William M. Foster (University of Alberta), sobre memória coletiva e passado. Ele mostra que esses são recursos que as organizações necessitam para promover mudanças, uma vez que elas são construções sociais.
Outro destaque é a colaboração de David Teece, autor do clássico “Dynamic Capabilites and Strategic Management”, que nessa edição da RAE publicou a pensata “Dynamic capabilities: Fostering an innovation-friendly environment in Brazil”, em coautoria com companheiros do Silicon Valley InstituteJulia Doebber Herrmann e Lucas Cé Sangalli.
A RAE está disponível gratuitamente na Biblioteca Digital FGV. Para ler, clique aqui.