Páginas

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Evento debate impacto do clientelismo no Brasil

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE) realiza, no dia 23 de agosto, às 10h, a palestra de abertura do segundo semestre do programa Graduate Seminars. O convidado desta edição é o professor Umberto Mignozzetti, do Centro de Relações Internacionais da FGV, que apresentará o trabalho “When Does Clientelism Pay Off? Legislature Size and Welfare in Brazil” em palestra aberta a alunos e professores da FGV.
A apresentação de Mignozzetti vai mostrar dados que apontam que o clientelismo tem efeito nulo sobre a qualidade da educação e cuidados de saúde preventivos, apesar de apresentar melhorias na taxa de mortalidade infantil e no número de matrículas na escola primária. O estudo também avalia os impactos eleitorais dessa prática.
Umberto Mignozzetti é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e cursa um segundo doutorado na New York University. Sua pesquisa concentra-se nas áreas de Economia Política Comparada e Economia Política Internacional, investigando o efeito que desenhos institucionais têm sobre incentivos e bem-estar. Seus trabalhos recentes abordam o papel de instituições internacionais no controle de estados falidos e em esquemas de melhoria na provisão de serviços públicos em países em desenvolvimento.
O evento será conduzido em inglês e é aberto ao público. Para mais informações e inscrições, acesse o site.