Páginas

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Inclusão financeira na Amazônia: professor apresenta trabalho no EGOV EPART 2017

O professor Luiz Antonio Joia, coordenador do e:lab – Laboratório de Pesquisa em Governo e Negócios Eletrônicos da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), apresentou um trabalho no IFIP WG 8.5 International Conference (EGOV EPART 2017), realizado entre os dias 4 e 7 de setembro, em São Petersburgo, na Rússia.
Desenvolvido em conjunto com Ricardo Paschoeto Soares, orientando de Joia no Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial (MEX) da EBAPE, o trabalho “Financial Inclusion in the Brazilian Amazon” analisa o processo de inclusão financeira mediada pela Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das comunidades ribeirinhas da Ilha de Marajó – uma das regiões com menor índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) do Brasil. Para realização do estudo, um modelo de inclusão financeira mediada pela TIC foi desenvolvido pelos autores, o qual permitiu avaliar o real impacto dessa iniciativa do governo federal no acesso e uso de serviços financeiros por essa população ribeirinha.
O professor também participou da reunião anual do Working Group 8.5 (Information Systems in Public Administration) do IFIP – International Federation for Information Processing, patrocinador do congresso.
Criado em 2001, O e:lab é um laboratório de pesquisas que tem como objetivo estudar o uso estratégico da TI na arena pública e privada. Com uma abordagem ampla e multidisciplinar, atua em linhas de pesquisas distintas, acompanhando a relevância dos temas e sua atualidade para o mercado.
Para saber mais sobre a conferência, clique aqui.