Diante da reforma da APS iniciada no município do Rio de Janeiro há oito anos, a Saúde da Família se tornou a principal porta de entrada do Sistema de Saúde, e emerge no cenário nacional como vitrine para profissionais de diversas áreas. Diversos projetos e trabalhos vêm demonstrando as boas práticas desenvolvidas na APS no decorrer desses anos, no entanto, muitos permanecem estanques nos seus territórios.
Um Congresso significa compartilhar conhecimentos, conhecer novas experiências e debater temas afins. Nesse contexto, se reúnem especialistas na área temática que junto com participantes dialogam sobre assuntos do saber profissional e do cotidiano, com apresentações e trabalhos pré-inscritos. Esta proposta surge com a finalidade de integrar saberes e divulgar as práticas mais bem-sucedidas ao longo dos oito anos de ampliação do acesso da APS. Mira também, integrar os profissionais de saúde das dez áreas programáticas e proporcionar um espaço de interação e troca para a qualificação constante do Sistema de Saúde.
Desta forma, o Congresso Carioca de APS estrutura-se a partir de 4 grandes eixos temáticos – formação, trabalho interdisciplinar, comunidade e sociedade, educação popular - que serão explorados através de mesas de debate, oficinas, amostras (experiências exitosas, vídeos, trabalhos manuais) e atividades formativas, com o principal objetivo de proporcionar espaços de troca entre os profissionais da SMS para que levem para seus serviços novas práticas e que tenham a possibilidade de divulgar seus trabalhos, criando um ambiente de valorização e confraternização na rede municipal.