As máquinas e os softwares já automatizaram milhões de empregos na indústria, no comércio e nos serviços. Atividades antes rotineiras vêm sendo realizadas com a ajuda da robótica e até da inteligência artificial. De olho nesses avanços tecnológicos, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove, no dia 30 de outubro, o simpósio
O Impacto da Inteligência Artificial e Robótica no Futuro do Emprego e Trabalho.
Com um caráter multidisciplinar, o encontro terá a participação de cientistas nacionais e internacionais de diversas áreas. Entre os especialistas confirmados estão os economistas Edmar Bacha (Casa das Garças), Naercio Menezes Filho (Insper) e o norte-americano Richard Freeman (Universidade de Harvard). Na área de ciências políticas, Wanderley Guilherme dos Santos (UFRJ). Do ramo da computação, Cristina Bicharra Garcia (Unirio) e Fabio Kon (USP).
O encontro é coordenado pelo Acadêmico e professor titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Virgílio Almeida e conta com o apoio do membro afiliado da ABC o tecnologista sênior do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Artur Ziviani.
Serviço:Simpósio: O Impacto da Inteligência Artificial e Robótica no Futuro do Emprego e TrabalhoData: 30 de outubro
Local: Na sede da ABC (Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º andar – Centro/RJ (próximo à Estação Cinelândia do metrô)
Inscrições: gratuitas e abertas a todos
Programação completa, inscrição e perfil dos palestrantes: em
www.abc.org.brCoordenação: Virgílio Almeida
Relatoria:Artur Ziviani