Especialistas internacionais debatem o futuro da água na América Latina e Caribe, a região com mais disponibilidade de água doce no mundo
Fórum Mundial da Água acontece entre 18 a 23 de março em Brasília e reúne principais especialistas do setor. Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) liderou a coordenação do Processo Regional das Américas, que resume a situação dos recursos hídricos no continente.Com um chamado a fazer do acesso à água e ao saneamento de qualidade um ponto central da agenda de desenvolvimento global, teve início em Brasília o Fórum Mundial da Água 2018. O Fórum reúne a cada três anos os principais especialistas em água e saneamento dos setores governamental, privado, sociedade civil e acadêmico.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) coordenou o trabalho do Processo Regional das Américas que representa a voz do continente durante o Fórum. Como resultado desse processo, a grande maioria dos atores chave em água e saneamento tiveram voz e presença no Fórum. O BID contou com a colaboração de órgãos como o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA em sua sigla em inglês), o Programa Hidrológico Internacional da UNESCO, a Associação Nacional de Empresas de Água e Saneamento do México A.C. (ANEAS), a Global Water Partnership e o Banco de Desenvolvimento do Caribe (CDB em sua sigla em inglês); e, na elaboração dos estudos regionais, participaram a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe e a Universidad de los Andes.
No âmbito do Processo Regional das Américas, foram desenvolvidos debates tendo como eixo os seguintes temas:
- A água como força de bem-estar nas Américas: Como transformar os serviços de água e saneamento em um fator de desenvolvimento econômico sustentável.
- Como construir resiliência e redução de riscos através de uma infraestrutura verde nas Américas?
- Água para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural nas Américas: desafios e oportunidades atuais.
- Avanços em serviços eficientes de água e saneamento nas Américas
- Fundos de água, mecanismos financeiros para a conservação de bacias hidrográficas por meio de soluções baseadas na natureza.
- Financiamento para o desenvolvimento: mecanismos financeiros inovadores para a Agenda 2030.
Por seu lado, o gerente de infraestrutura e energia do BID, José Agustín Aguerre, afirmou que a proteção dos recursos hídricos não pode ser responsabilidade unicamente dos governos. Aguerre destacou a experiência da Aliança de Fundos de Água da América Latina, uma iniciativa de que o BID participa junto com a The Nature Conservancy, a Fundação FEMSA e o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF). “Os fundos são mecanismos institucionais e financeiros que permitem que atores públicos e privados se coordenem com um objetivo muito claro: promover a gestão sustentável de uma bacia por meio de projetos de infraestrutura verde.”
O Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC em sua sigla em inglês), cuja missão é “promover a conscientização, criar compromisso político e desencadear ações sobre os temas críticos da água em todos os níveis, a fim de facilitar a conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente da água em todas as suas dimensões sobre uma base ambientalmente sustentável em benefício de toda a vida na Terra”.
Durante o Fórum também serão entregues os reconhecimentos às cinco propostas ganhadoras da chamada de propostas de boas práticas e experiências em água e saneamento 2018 do Processo Regional das Américas.
O que
Processo Regional das Américas no Fórum Mundial da Água 2018
Quando
Segunda-feira 19 de março
16h30 - 18h00 (GMT +2) SESSÃO DE ABERTURA DO PROCESSO REGIONAL DAS AMÉRICAS
Terça-feira 20 de março
09h00 – 10h30 (GMT +2) Água para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural nas Américas: desafios e oportunidades atuais
11h30 – 12h30 (GMT +2) Avanços em serviços eficientes de água e saneamento nas Américas
14h30 – 16h00 (GMT +2) Fundos de água, mecanismos financeiros para a conservação de bacias hidrográficas por meio de soluções baseadas na natureza
Onde
Lugar: Centro de Convenções Ulisses Guimarães e Estádio Nacional de Brasília
Para mais informações, visite link.
Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação para clientes públicos e privados em toda a região.
Mais informações?
Brasil e o BID
https://www.iadb.org/es/
Tema
Água e Saneamento
https://www.iadb.org/es/