Um seminário realizado pelo Cesteh/ENSP entre os dias 21 e 22 de março discutiu a "Formação pela análise do trabalho e para a ação em saúde". O evento fez parte de um curso criado por uma parceria entre pesquisadoras do Cesteh e Marianne Lacomblez, da Universidade do Porto. A proposta foi discutir o "Paradigma da Formação dos Atores na e pela Análise do Trabalho para pela Ação", que ressalta que as possibilidades de transformação das condições de trabalho que afetam negativamente a saúde estão relacionadas ao protagonismo dos trabalhadores. O curso teve por objetivo central apresentar e aprofundar a discussão sobre as práticas de formação e análise de atividades de trabalho, visando compreender-transformar processos de trabalho adoecedores.
Foram debatidos temas atuais das ciências sociais, com destaque para o princípio da confrontação; como articular gênero, intervenção e formação; avaliação e perspectivas de ações de pesquisa-formação-intervenção. O curso e o seminário foram organizados por Jussara Brito, Lucia Rotenberg e Simone Oliveira, professoras do programa de Pós-graduação em Saúde Pública, Letícia Masson, professora do CESTEH/ENSP e Marianne Lacomblez, professora da Universidade do Porto.
A perspectiva assumida foi a de promoção e conquista da saúde, a partir de um olhar que incorpora o saber dos trabalhadores em conjunto com os saberes que detêm um estatuto científico, em uma dinâmica de co-aprendizagem. Desta maneira, tendo como foco principal estudantes da pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública da ENSP que possuem interesse e atuação nesta área, a ideia foi trazer subsídios para a discussão de seus projetos, ampliando suas ferramentas de análise e de pesquisa-ação, especialmente a partir de experiências levadas a cabo na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e de uma aproximação entre a Saúde Coletiva e a Psicologia do Trabalho.
Como parte do curso foi realizado um seminário - Formação pela análise do trabalho e para a ação em saúde – do qual participaram professores de outras instituições de ensino: Denise Alvarez (Universidade Federal Fluminense) Hélder Muniz (Universidade Federal Fluminense) Maristela França (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) Mary Yale (Universidade Federal Fluminense) Milton Athayde (Universidade Federal Fluminense).
“Foi uma grande oportunidade de receber a visita de Marianne Lacomblez e de contarmos com sua presença em todos os momentos. A pesquisadora é uma das organizadoras (junto com a ergonomista Catherine Teiger) de uma obra muito importante intitulada “(Se) Former pour transformer le travail: dynamiques de constructions d’une analyse critique du travail”, que tivemos a alegria de lançar na ENSP em 2014. A obra foi uma referência fundamental do curso e do seminário, pois reúne material de autores de diversos países”, destacou Simone Oliveira, pesquisadora da ENSP e coordenadora do Mestrado profissional da escola.