As mulheres e suas lutas no mundo contemporâneo sob diversos ângulos. Na próxima segunda-feira, dia 21, a ENSP sediará o evento Cenário da Saúde das Mulheres no Brasil. O seminário é uma parceria da Escola com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (Iesc/UFRJ) e a ONG Ações Afirmativas em Direito e Saúde (AADS).
A professora Alexandra Sanches, da ENSP, falará sobre a pesquisa “Nascer nas prisões“ , da qual é uma das coordenadoras. O estudo, desdobramento da pesquisa "Nascer no Brasil", é um grande diagnóstico da situação das mulheres que dão à luz nas cadeias brasileiras e recentemente auxiliou em uma decisão inédita do Supremo Tribunal Federal de conceder um habes corpus para mães detentas em determinadas condições.
“Aborto e estigma - direitos violados“ será o tema da fala de Leina Adesse, diretora da ONG AADS. Virgínia Dresh, do Instituto de Psicologia da UFF, falará sobre “O paradoxo do câncer de mama: alta mortalidade x alta curabilidade“. A atividade será coordenada por Vanda D`Acri, pesquisadora do Cesteh/ENSP, Regina Simões Barbosa, do Iesc/UFRJ e Sônia Dantas Berger, da UFF.
Serviço
Cenário da Saúde das Mulheres no Brasil
Data: 21 de maio
Horário: 14h Às 17h
Local: Salão Internacional da Ensp (Rua Leopoldo Bulhões, 1.480, 4º andar, Manguinhos, Rio de Janeiro)