O Teatro Marília, um dos mais emblemáticos palcos da capital mineira, terá sua história retratada pela pessoa que inspirou seu nome. Marília Salgado, filha do ex-governador Clóvis Salgado (1906-1978), assina a curadoria da exposição “Teatro em Construção: o Marília nos seus primeiros 20 anos”.
A exposição conta a história do Marília por meio de textos curtos, imagens e lembranças de alguns daqueles que estiveram envolvidos no fazer teatral e que assim fazem parte da memória da cidade de Belo Horizonte. A narrativa da mostra é baseada em três aspectos fundamentais da construção do teatro. O aspecto físico, no qual se destaca a construção do primeiro espaço destinado às artes cênicas. O aspecto artístico ressalta os grupos e artistas mineiros que se dedicaram a estudar, pesquisar e levar espetáculos de alta qualidade ao palco do Marília. Além do aspecto político, por meio da importância do teatro para a construção de uma resistência ao regime militar.
A abertura da exposição, no dia 12, contará com a exibição do documentário “Primeiro Sinal – A História Do Teatro de Belo Horizonte – Dos Primórdios até 1980”, dirigido por Chico Pelúcio e Rodolfo Magalhães. Documentário que traça um panorama do que foi feito e do que existiu desde os anos iniciais de produção teatral em BH até os anos 80 e reflete sobre a valorização e o reconhecimento dos artistas da capital mineira, cidade que, até pouco tempo, não dava espaço para os artistas locais que se viam obrigados a procurar outras profissões ou outros rumos em eixos de maior produção cultural como São Paulo e Rio de Janeiro.
|
Páginas
▼