Páginas

sábado, 4 de maio de 2019

Projeto Cada Vez Mais Mulher promove oficina da Frida Kahlo para crianças de 9 a 12 anos na ONG Reiki sem Fronteiras

Diante dos desafios que a mulher ainda enfrenta na sociedade atual, como ausência de igualdade de direitos, dupla jornada, preconceito e também da onda crescente de casos de feminicídio no País, foi criada a oficina Bonecas de Verdade - Contando Histórias Reais, que integram o projeto Cada Vez Mais Mulher, idealizado pela profissional de Comunicação Social e Marketing, Manuela Azevedo. Usando a mulher como protagonista, as oficinas trabalham pautas sociais e estimulam a reflexão. “O projeto traz, de forma lúdica, temas como equidade de direitos, igualdade racial e responsabilidade socioambiental, além de estimular o encorajamento, o entendimento e a superação”, explica Manuela.
Depois de promover duas oficinas gratuitas no Solar Meninos de Luz, ONG que atua na área de educação em tempo integral nas comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, no próximo dia 4 de maio, o Cada Vez Mais Mulher promove a oficina Bonecas de Verdade – Mulheres Possíveis, que vai contar a história da mexicana Frida Kahlo, uma das mais fortes expressões artísticas do século XX. O trabalho se destina a meninas e meninos, de 9 a 12 anos, que terão a oportunidade de conhecer a mulher, sua trajetória de superação e sua arte.
Além de conhecer a mexicana, o grupo também será estimulado a produzir sua própria obra usando tinta, texturas e outros recursos, a partir da rica representação do processo criativo de Frida Kahlo,
Como ponto de partida e referência, os participantes da oficina usarão as telas de ex-votos: pinturas que retratam uma graça – algo positivo, motivo de celebração. Desta forma, as crianças e jovens serão estimulados a recordar um momento especial, de alegria ou algo positivo e retratá-lo de forma livre e criativa. “Frida era uma colecionadora de ex-votos e fez uso da prática em muitas de suas telas”, explica Manuela Azevedo.
Cada Vez Mais Mulher - O projeto trabalha oficinas com crianças e jovens sobre o papel da mulher na sociedade. De forma lúdica, através de bonecas de papel, conta a história de personagens reais que representam uma referência em sua área de atuação, seja social, política ou cultural. 
As bonecas foram criadas para a iniciativa com formas simples, em papel, com a técnica de punch art. Elas ilustram as heroínas de verdade no campo da brincadeira. Suas linhas geométricas conduzem a aventura e transportam a criança da fantasia à realidade.

A iniciativa apresenta de forma divertida, através da história, da arte e da cultura, uma perspectiva da inclusão de uma mulher atuante.
Agenda
Data: 04 de maio
Local: Ong Reiki Sem Fronteiras Brasil - Rua Mearim, 17 – Grajaú
Horário: das 14h às 17h