Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Série “Grandes Vozes no Rio de Janeiro” com o tenor americano Michael Fabiano no Theatro Municipal do RJ

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
apresentam

"Grandes Vozes no Rio de Janeiro"
Michael Fabiano, tenor

Depois do enorme sucesso do concerto de Vittorio Grigolo, Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta o segundo concerto da série “Grandes Vozes no Rio de Janeiro”, domingo, dia 25 de Agosto, às 17h.

Outro tenor de carreira internacional faz sua estreia no Brasil, elogiado norte-americano Michael Fabiano. Com a Orquestra Sinfônica do TMRJ o tenor apresentará árias e trechos de óperas de Verdi, Puccini, Massenet, Mascagni, Leoncavallo, Léhar e Tchaikovsky, sob a regência do maestro norte-americano Ira Levin. Parte integrante da temporada oficial 2019 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a série é uma iniciativa inédita na cena lírica brasileira.

Ganhador dos prestigiosos prêmios "Beverly Sills Artist Award" e do "Richard Tucker Award”, ambos em 2014, Fabiano se apresenta nos principais teatros de ópera do mundo, uma lista que inclui Metropolitan Opera de Nova York, Ópera de São Francisco, Ópera da Austrália, Teatro Real da Espanha, Ópera Nacional de Paris, Ópera Nacional Holandesa, Alla Scala, Dresden Semperoper na Alemanha, Deutsche Oper Berlin, o Glyndebourne Festival na Inglaterra  e Ópera Real Dinamarquesa - entre outros. Recentemente, lançou um CD dedicado as árias de Verdi e Donizetti, algumas das quais interpretará no Brasil. Sobre Fabiano, a revista Opera Wire disse que “desde a sua estreia impetuosa no Met, o jovem cantor tem mostrado tanta paixão no palco que parece ser um tenor dos anos dourados da ópera. Mas se há um compositor que ele domina e realmente defende, esse é Verdi”.

Quatro dias antes do concerto (21/08), o tenor dará uma masterclass gratuita para jovens cantores líricos brasileiros, com o objetivo de revelar e aperfeiçoar talentos. Essa aula magna é parte essencial do conceito do projeto, que conta com curadoria de Ilia Tzempetonidis, diretor de elenco da Ópera de Paris. “Realizar o concerto de estreia da série com uma estrela do calibre de Grigolo foi um maravilhoso desafio, vencido com honras pelo Theatro Municipal e sua orquestra. Ver um astro da lírica levar música aos jovens e preparar uma apresentação no Corcovado, com crianças de uma escola pública, parecia um sonho. Imaginar que agora, um mês depois, teremos outro tenor de fama internacional cantando no TMRJ e dividindo conhecimento com jovens cantores é algo muito especial para mim e profundamente comovedor. Espero que o público mais uma vez venha matar sua sede de grandes vozes líricas”, diz André Heller-Lopes, diretor artístico do Theatro Municipal do RJ.

A série ‘Grandes Vozes’ prosseguirá em outubro e novembro de 2019, respectivamente, com os sopranos Lisette Oropesa e Hibla Gerzmava, acompanhadas da Orquestra Sinfônica do TMRJ. Até o final de 2021, a série deve receber entre quatro e cinco concertos por ano, sempre com célebres cantores líricos internacionais.

Michael Fabiano – “Grandes Vozes no Rio de Janeiro”
Dia 25 de Agosto, às 17h.