O Encontro será realizado entre os dias 18 e 22 de setembro de 2019 com seminários, oficinas e rodas de capoeiras em vários espaços da cidade.
Neste ano de 2019, o 5 º Encontro realizado pelo Grupo Iuna, terá como proposta a realização de seminários, oficinas e rodas de capoeira, reunindo capoeiristas, artistas, estudiosos(as), comunidades, estudantes e interessados(as) de todo o Brasil para a realização de discussões.
No primeiro dia, 18 de setembro, a partir das 14h tem oficina inclusiva de capoeira, com Roda para pessoas com deficiência na Associação Mineira de Reabilitação (AMR). A partir das 18h, acontecerá a Roda de abertura no Largo do Centro Cultural UFMG.
As discussões começam na quinta-feira, 19 de setembro, a partir das 9h, com o tema: Decolonizando o saber por meio da capoeira angola, “As histórias do povo negro que não foram contadas”. Essa conversa destina-se também a estimular o reconhecimento dos saberes dos mestres e mestras de capoeira e sensibilizar jovens e crianças para essa importante manifestação cultural afro-brasileira. Logo após, haverá várias oficinas nas galerias do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com vários mestres(as) que são referência em todo o Brasil, finalizando com roda de capoeira.
Na sexta-feira, 20 de setembro, a partir das 9h também no IPHAN acontecerá o seminário com a mesa de discussão: “Jogo de dentro’ 'Jogo de fora’ a capoeira e as políticas públicas”. O intuito é discutir a importância das políticas públicas na capoeira angola atualmente. Na parte da tarde, novamente oficinas e rodas com os mestres(as) de capoeira de Belo Horizonte e vários estados do Brasil. Às 18h, teremos a exibição do documentário “Mestre pastinha, rei da capoeira”, direção de Carolina Canguçu. Em seguida às 19h, roda de capoeira com o(a)s mestres(as) reunidos.
No sábado, dia 21 de setembro, tem a Festa do Encontro, na Av. Jequitinhonha, 1060, próximo à sede do Grupo Iuna, no Saudade/Alto Vera Cruz/Vera Cruz. E no domingo, 22 de setembro, o fechamento será na Universidade Federal de Ouro Preto com oficinas e roda de capoeira. O projeto de 2019 é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Confira a programação completa:
Dia 18 de setembro (quarta-feira)
14h - 16h. OFICINA DE CAPOEIRA ANGOLA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - Treinel Bruno Gomes - Grupo Iuna. Local: Associação Mineira de Reabilitação -AMR.
18h. RODA DE CAPOEIRA DE ABERTURA.
LOCAL: LARGO CENTRO CULTURAL UFMG. Av. Santos Dumont, 174 - Centro, Belo Horizonte.
Dia 19 de setembro (quinta-feira)
8h - 12h. Mesa de história: “Decolonizando o saber por meio do conhecimento “As Histórias do povo negro que não foram contadas”. Sidneia Santos(Ouro Preto), Marcos Antonio Cardoso (BH), Eduardo - Du do Veloso (Ouro Preto), Mestre João (BH) Douglas Aparecido(Ouro Preto), Mestre Primo (BH), mediação Rubens Alves (BH). Ceremonial, Helen Lara (Jornalista -Itaúna)(VAGAS LIMITADAS- PRECISA INSCRIÇÃO)
14:30h - Oficina Mestre Manoel (RJ) / Bateria Mestre Leo (Grupo Palmares- BH)
14:30h - Oficina Mestre Plínio (SP) / Bateria Mestre Primo (Grupo IUNA - BH)
16:00h - Oficina Mestra Alcione (BH) / Bateria Mestra Alcione (Grupo Candeia - BH)
16:00h - Oficina Mestre Cobra Mansa (BA) - Bateria Mestre Jurandir (Grupo FICA - BH)
17h - Intervalo
18h - Roda de capoeira
Local: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Rua Januária, 130 - Floresta - Belo Horizonte.
20 de setembro - Sexta-feira
8h - Mesa política: 'Jogo de dentro', 'Jogo de fora'. “A Capoeira e as Políticas Públicas” .
Luis Flecha (Capoeirista, Assistente Social-BH), Alan Oziel (Representante Secretaria Municipal de Cultura), Célia Maria Cursino(IPHAN), Michele Arroyo (IEPHA), Contra-Mestre Paulo Magalhães (ABC de Salvador), Mara Catarina (Secretaria Municipal da Educação), mediação Tainá Rosa (BH). Cerimonial, Helen Lara (Jornalista -Itaúna)
14:30h Oficina Mestre Boca do Rio (BA) / Bateria Mestre Primo (Grupo IUNA - BH)
14:30h Oficina Mestre Célio / Bateria Mestre Renê (Camugerê - BH)
16:00h Oficina Mestre Rogério / Bateria Mestre Iran (Acad - BH)
16:00h Oficina Mestra Cristina (RJ) / Bateria Contra-mestre Carol (Acad - BH) Contra-mestra Flávia (Acesa- BH) + Roda de Conversa.
18h - Exibição do documentário “Mestre pastinha, rei da capoeira”, Produção: TVE BAHIA e direção de Carolina Canguçu.
19h - Roda de Capoeira Angola.
Local: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Rua Januária, 130 - Floresta - Belo Horizonte.
21 de setembro - Sábado
9h - Festa do Encontro
Roda de capoeira + Atrações culturais: Cortejo Cênico com as Palhaças Giramunda, Estamira e Provisória/ Madson Ronnie e o Grupo "Cordas da Liberdade"/ Morro em Cena/ Vozes da periferia / Jussara Preta e Samba do bom / Conversamba
Local: Av. Jequitinhonha, 1060.
Comunidade Saudade/Alto Vera Cruz/ Vera Cruz
22 de setembro - Domingo
9h - Oficinas e roda de capoeira
Universidade Federal de Ouro Preto
Centro de Artes e Convenções.
Saguão Sabará. Rua Diogo de Vasconcelos, 328 - Bairro Pilar.
(INSCRIÇÕES POR ORDEM DE CHEGADA. VAGAS LIMITADAS.)
TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS