Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2020

20ª edição do QualiHosp aborda o tema ‘O cidadão e o sistema de saúde na pandemia’

O Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde (FGVSaúde) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) promove, no dia 18 de junho, a partir das 13h, o QualiHosp 2020/2021. Nesta edição, o evento tem como objetivo discutir o tema “O cidadão e o sistema de saúde na pandemia”. A transmissão será gratuita e online por meio da plataforma Zoom e no canal oficial da FGV no YouTube.
Ao longo da pandemia do Coronavírus, observa-se inúmeras mudanças de expectativas, hábitos, focos e prioridades. Dessa forma, é importante salientar que a realidade que se vivia antes não irá voltar integralmente no pós-pandemia, visto que ainda há muitas dúvidas sobre o que veio para ficar e o que será transitório. Por isso o webinar irá repercutir o novo relacionamento entre os cidadãos e os sistemas de saúde, ações e inovações introduzidas nesta temática até o momento. Os palestrantes da Europa e do Brasil falarão de suas realidades locais, das ações governamentais e da sociedade, analisadas sob a ótica de profissionais, pacientes e comunidades.
Os palestrantes são Pedro Oliveira, da Copenhagen Business School, Universidade Nova de Lisboa e Patient Innovation; Edgard Barkicoordenador Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV; e Gustavo San Martin, do Amigos Múltiplos pela Esclerose e Crônicos do Dia a Dia. A moderação fica por conta da Laura Schiesari, do FGVsaúde.
Com 20 anos de existência, o QualiHosp tem a finalidade de contribuir para o debate, intercâmbio de experiências e divulgação da produção técnica e científica sobre temas variados ligados aos Serviços e Sistemas de Saúde.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo site.

Monitor do PIB aponta retração de 9,3% na atividade econômica em abril de 2020

O dado de abril mostra que, a retração recorde da economia, não apenas no PIB, porém disseminada em diversas atividades e componentes da demanda, é a pior da história recente. A indústria e o setor de serviços, que respondem por aproximadamente 95% do valor adicionado total da economia também tiveram os maiores recuos de sua série histórica iniciada em 2000, assim como o consumo das famílias e a formação bruta de capital fixo. Em um país que, após três anos de fraco crescimento, ainda não havia conseguido se recuperar da última recessão, finda em 2016, que causou uma retração de 8,1% no PIB ao longo de 11 trimestres, o resultado de retração de 9,3% do PIB em apenas um mês, registrado em abril não é nada animador e só evidencia os enormes desafios que serão enfrentados pela economia no decorrer de 2020.”, afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

A economia apresentou recorde de retração em abril, tanto na comparação contra o mês imediatamente anterior, quanto na interanual em decorrência das medidas de isolamento social necessárias para o combate a pandemia de COVID-19. Esse padrão de recuo recorde também foi observado na indústria e no setor de serviços. Na análise da série livre de efeitos sazonais a indústria caiu 15,7% influenciada pelos expressivos recuos da transformação (-24,3%) e da construção (-11,7%) enquanto o recuo de 7,3% dos serviços reflete a deterioração, principalmente, das atividades de comércio (-18,3%), transporte (-15,1%) e de outros serviços (-14,0%). Pela ótica da demanda, a formação bruta de capital fixo e o consumo das famílias também apresentaram recorde de retração com recuos de 23,0% e de 7,7%, respectivamente.
A desagregação desses dois componentes mostra que, na margem, houve queda tanto dos componentes da FBCF de máquinas e equipamentos, construção e outros tanto dos componentes do consumo das famílias de bens não duráveis, semiduráveis, duráveis e de serviços.
O estudo completo está disponível no site.

Autoridades do BNDES e ANEEL debatem medidas para socorrer setor elétrico dos impactos da COVID-19

Autoridades e especialistas participam no dia 24 de junho, às 18h, do webinar Conta-COVID: Medida para socorrer o setor elétrico dos impactos da crise causados pelo Coronavírus. O evento, organizado pela FGV Energia, contará com a participação do presidente do BNDES, Gustavo Montezanno, do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone da Nóbrega, da diretora da ANEEL, Elisa Bastos, do presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Rui Altieri, e de conselheira de Administração da CCEE, Rose Santos.
A regulamentação da Medida Provisória nº 950/2020, publicada em 18 de maio, dispôs sobre a criação da “Conta-COVID”, destinada a receber recursos para cobrir déficits ou antecipar receitas às concessionárias e permissionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica. O objetivo do decreto é o de manter a higidez de toda a cadeia do setor elétrico brasileiro.
A normatização da Conta-COVID foi objeto da Consulta Pública n° 35/2020, que teve como finalidade a coleta de subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da proposta de Resolução apresentada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.
O evento abordará as principais decisões da ANEEL até o momento, bem como a contratação das operações de crédito e gestão da Conta-COVID pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. A moderação dos debates será conduzida pela diretora do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura (FGV CERI), Joisa Dutra, e pelo consultor da FGV Energia, Paulo Cunha.
Para mais informações e inscrições acesse o site.

Pesquisa sobre a Imagem do Poder Judiciário é tema de debate entre autoridades e acadêmicos

O Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário (CIAPJ) da FGV realiza, no dia 26 de junho, o webinar “Imagem do Judiciário Brasileiro: Reflexões Acadêmicas”.
O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube FGV a partir das 9h30 e contará com a participação do Presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão (Coordenador do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário), Marco Aurélio Bellizze (Coordenador Acadêmico do Estudo do Judiciário) e Og Fernandes.
Também participam do webinar a Presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Renata Gil, o Desembargador do TJRJ Elton Leme (Coordenador Adjunto do CIAPJ) e o Presidente do Conselho Científico do Ipespe Antonio Lavareda (Coordenador Técnico do Estudo do Judiciário).
Para mais informações e inscrições acesse o site.