O Rio ganha a partir de sexta-feira, a exposição A Terra Vista do Céu do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand. Durante dois meses, o carioca vai poder ver 130 imagens de todo o mundo, incluindo 11 de um mundo às vezes maravilhoso, às vezes degradado pela ação do homem.
A céu aberto, a exposição que vai tomar conta da Cinelândia, no centro da cidade, em frente ao Teatro Municipal e ao Palácio Pedro Ernesto, tem também um projeto educativo voltado para a educação ambiental que promete atingir cerca de cinco mil alunos da rede público, por meio de parceria do Centro Cultural da Justiça e a Nos CIEDS, com o projeto Bairro Educador. Os alunos terão uma visita guiada ao Centro Cultural da Justiça onde vão poder assistir o vídeo Home - Nosso Planeta, Nossa Casa, do mesmo autor.
A exposição já foi vista por 120 milhões de pessoas em 110 países e de acordo com o autor, propõe uma reflexão das mudanças ocorridas no planeta nos últimos 20 anos, após a Rio 92 e como preparação para a Rio +20, conferência da ONU para o meio ambiente que acontece em junho no Rio de Janeiro.
Aproveitando a Rio +20, o fotógrafo francês também vai apresentar, em junho, durante o evento, o filme Planeta Azul, abordando a questão dos oceanos e pedindo uma mudança na forma como os governantes encaram a questão dos mares e a da biodiversidade. A exposição fica na cidade até o dia 30 de junho.