Diferenciar um produto é condicioná-lo dentro de um valor que o faça ser considerado único no mercado e no segmento. Seguem- vários métodos de diferenciação:
- Projeto do produto
- Imagem da marca
- Tecnologia
- Características peculiares
- Serviços
- Fornecedores
É uma estratégia alcançável no intuito de obtenção de retornos acima da meta de vendas e conquista de presença de mercado. A diferenciação permite ao produto uma condição de defesa frente as cinco forças competitivas.
Proporciona um efeito de exclusividade de valores frente aos concorrentes, construindo um laço de fidelidade entre o consumidor e a marca. Quem há anos prefere beber o refrigerante da marca A, e já possui uma confiança na marca e valoriza o diferencial de gosto no produto, dificilmente estará aberto a experimentar o refrigerante de um novo concorrente, a não ser em casos de falta de alternativa no ponto de venda ou demais fatores estudados pelo comportamento do consumidor.
A diferenciação fornece a possibilidade de aumentar as margens de venda, de distribuição (considerando o diferencial dos insumos entregues pelo consumidor), e o aprofundamento da lealdade com o consumidor.
Segundo Porter, diferenciação é “a capacidade de proporcionar ao comprador um valor excepcional e superior, em termos de qualidade, características especiais ou serviços de assistência”. A diferenciação está inserida no contexto do posicionamento de um produto no cenário entre marcas.
Uma estratégia de posicionamento pode seguir quatro fatores fundamentais:
- Liderança de custos (menor custo amplificado)
- Enfoque nos custos (menor custo limitado)
- Diferenciação (alvo de mercado amplo)
- Diferenciação focalizada (alvo de mercado limitado)
Segundo Porter:
As empresas que adota as estratégias de menor custo produzem artigos comparáveis a um custo muito baixo, mas são altamente produtivas e normalmente utilizam modernas tecnologias de processo. Um ponto importante das estratégias de menor custo é que, embora a redução de custos seja o tema centra de toda a estratégia, qualidade e assistência não podem ser ignoradas.
Além do menor custo, a diferenciação necessita do melhor desempenho, qualidade e serviços de excelência. Toda empresa que não consegue aprofundar nesses tópicos de necessidade fica no meio termo, correndo o risco de perder clientes importantes.