A indústria de bens de consumo é responsável pela transformação da matéria-prima entregue pela indústria de base, na indústria de bens de consumo o produto sai pronto para ser distribuído, estocado e ofertado para o consumidor final. É responsável por abastecer o mercado que oferta ao consumidor final.
- Indústria de bens duráveis;
- Indústria de bens semi-duráveis;
- Indústria de bens não-duráveis.
Assim como os demais tipos de indústria, essa sempre necessita de inovação tecnológica para o incremento de novos produtos que respeitem o meio ambiente e as novas necessidades dos consumidores. O futuro desse tipo de indústria está ligado a constantes adequações.
Atualmente, o mercado é composto por uma classe emergente de consumidores que possuem mais acesso à informação, pelo aumento do consumo e competição entre marcas que conseguem atingir o mesmo nível de qualidade, a commoditização dos produtos.
O aumento da população e da renda em países emergentes como o Brasil tem gerado novos desafios para essa área industrial, produzir de maneira sustentável produtos socioambiental corretos para melhorar a qualidade de vida para grandes populações que viverão em grandes cidades.
Em 2012, no Brasil, o setor de bens de consumo registrou a maior alta entre os quatro segmentos da indústria, em julho registrou crescimento de 4,8%, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, realizada pelo IBGE (Brasileiro de Geografia e Estatística).