O Rio de Janeiro sempre foi conhecido pela sua dimensão cultural. Porém, a reflexão sobre a especificidade econômica e política do estado ainda é muito pouco explorada. Pensando nisso, a Editora FGV lança o livro “Uma agenda para o Rio de Janeiro: estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico”, na próxima terça-feira, dia 14 de julho.
Organizada pelos professores e pesquisadores Mauro Osório e Maria Lúcia Werneck, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Luiz Martins de Melo, da Universidade de São Paulo (USP); e Maria Helena Versiani, do Museu da República, a obra reúne textos de especialistas sobre os mais pertinentes tópicos para a formação de uma agenda de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico do estado.
Entre os temas presentes no livro, estão: desenvolvimento das forças produtivas; emprego e renda; segurança e serviços públicos; saúde; construção naval; esporte e lazer; infraestrutura e logística; educação; mobilidade no estado e na metrópole; e petróleo e gás, tendo como objetivo resgatar a história do Rio de Janeiro e realizar uma análise desde sua condição de capital do Brasil até os dias atuais.
O lançamento será realizado às 19h, na Blooks Livraria, em Botafogo. Para mais informações, acesse aqui.