Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Simulador Orçamentário passa a ser aberto a todos os interessados

Cortar ou não os recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, com redução do Bolsa Família, como proposto pelo relator do Orçamento de 2016? Aumentar ou não a carga tributária, como pretende o governo com a recriação da CPMF? Os dilemas para equilibrar as contas públicas estarão agora ao alcance de alguns cliques, como um jogo interativo em que o leitor decidirá onde alocar o dinheiro do governo federal. O Simulador Orçamentário, lançado na segunda-feira, dia 26, em uma parceria entre a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (DAPP) e o jornal Valor Econômico, entrou em sua segunda fase desde sexta-feira, dia 30, e passa a ser aberto a todos os interessados.
A plataforma de consulta pública desafia os usuários a equilibrar o Orçamento de 2016, zerando o déficit de R$ 30 bilhões previsto pelo governo para o ano que vem e definindo as áreas que devem sofrer cortes e as que devem ser preservadas. Para acessar o Simulador, basta preencher um cadastro no site do Valor.
Ao final da consulta, prevista para durar um mês, a DAPP realizará uma análise dos orçamentos elaborados pelos leitores e irá compará-los com o que o governo deverá aprovar no Congresso. O estudo – a ser enviado a todos os participantes – será divulgado em um seminário que debaterá os resultados, tomados como indicadores de preferências de políticas públicas.