FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 30 de abril de 2019

Evento sobre colaboração premiada e novos acordos penais marca lançamento de livros sobre o tema

A Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) e a Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj) realizam, no dia 9 de maio, a partir das 18h, a palestra “Colaboração premiada e os novos acordos penais”. O evento, que marca o lançamento dos livros “Direito e Processo Penal – Reflexões Contemporâneas” e “Reflexos Penais da Regulação – Volume II”, será realizado na sede da Emerj (Rua Dom Manuel, 25. Centro, Rio de Janeiro/RJ).
No evento, o autor dos livros e coordenador da graduação da FGV Direito Rio, professor Thiago Bottino, vai debater a colaboração premiada e os novos acordos penais com os desembargadores José Muiños Piñero Filho (presidente do Fórum de Direito e Processo Penal da Emerj) e Luís Noronha Dantas.
Direito e Processo Penal – Reflexões Contemporâneas” (FGV Direito Rio/ Juruá Editora) é o mais novo livro de Thiago Bottino e reúne a produção recente do autor nas atividades da advocacia e da academia, na forma de pareceres e artigos. Os primeiros partem de problemas reais, descritos no início, para aplicarem os institutos jurídicos aos casos concretos. Já os artigos fazem o oposto, desenvolvendo temas jurídicos que terão aplicação prática em casos.
Já “Reflexos Penais da Regulação – Volume II” (FGV Direito Rio/ Juruá Editora), organizado por Thiago Bottino, é o resultado concreto da integração de três programas de pós-graduação: a FGV Direito Rio, a PUC-MG e Unifor. O livro traz os mais gabaritados trabalhos realizados nestes programas, discutindo os temas mais atuais do direito penal econômico.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Seminário discute Reforma da Previdência e crescimento econômico

A Reforma da Previdência é considerada como a principal medida para estimular o crescimento econômico no Brasil. Para discutir o assunto, a Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) recebe autoridades e especialistas no assunto no próximo dia 10 de maio, a partir das 9h, para o Seminário “Reforma da Previdência e Crescimento Econômico”. O evento será realizado no auditório FGV EESP (Rua Itapeva, 474. Bela Vista, São Paulo/SP).
O debate, promovido pelo Centro Macro Brasil, vai reunir economistas e cientistas políticos para analisar os primeiros meses do novo Governo, focado no impacto da eventual aprovação da reforma da previdência na performance macroeconômica do país. A abertura será realizada pelo secretário Nacional de Política Econômica, Adolfo Sachsida, que vai discorrer sobre as políticas públicas e seu impacto no crescimento econômicos. Em seguida, um debate sobre a reforma da previdência e os impactos na economia será conduzido pelo professor Marcelo Kfoury (FGV EESP).
Nesse debate, o economista Carlos Kawall (Banco Safra e FGV EESP) trará uma visão sobre o cenário econômico e os desdobramentos da aprovação da reforma, discutindo se essa é uma condição necessária ou suficiente para impulsionarmos o crescimento, além disso quais serão os próximos passos no setor fiscal. Já Rodrigo Azevedo (Ibiúna Investimentos) analisará qual será a reação dos mercados à reforma aprovada e os novos passos da política monetária, além um panorama sobre a economia internacional e uma análise do humor dos investidores estrangeiros com o Brasil. Por fim, o cientista político Carlos Melo (Insper) discorrerá sobre a dificuldade de articulação política e os riscos que isso traz para a agenda de reformas.
Para mais informações, acesse o site.

FGV IBRE | Como Resolver a Crise dos Estados?

Como resolver a crise nos estados?


Os Estados brasileiros passam por uma profunda crise financeira desde o início da recessão em 2015. A despeito de negociações com a União que permitiram reduzir os encargos financeiros com as suas dívidas, vários Estados ainda atrasam o pagamento dos servidores e fornecedores. Em muitos casos, há queda expressiva dos investimentos e deterioração de serviços públicos essenciais, como segurança pública, educação e saúde que sofrem com uma aguda restrição financeira.

Dentro desse contexto, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) e o jornal Valor Econômico, realizam o seminário "Como resolver a crise dos Estados?", onde serão debatidas as principais alternativas que possam auxiliar a reestruturação financeira dos Estados.
 
 
btn_bolsonaro
info_bolsonaro
footer_bolsonaro
Inscreva-se
DICOMFacebookInstagramLinkedInTwitterYouTubeMais

domingo, 28 de abril de 2019

ENSP promove evento em memória das vítimas de acidentes de trabalho

Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá na quinta-feira, 2 de maio, o evento O que comemorar?, em memória ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, institucionalizado em 28 de abril, e em Comemoração ao Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio. Na ocasião, haverá Ato Público em homenagem às vítimas do trabalho do crime da Vale e aos Agentes de Combates às Endemias do Rio Janeiro. O evento é organizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) e aberto a todos os interessados.

Para debater a temática será realizado o painel Seguridade Social, Trabalho e Saúde. Serão debatidos os temas: Reforma da Previdência na perspectiva da Defensoria Pública da União e Reflexões e relatos sobre o trabalho e a saúde de Guardas de Endemias. Os debates serão coordenados pelo pesquisador do Cesteh/ENSP, Luiz Claudio Meirelles, e contarão com a participação do Defensor Público da União, Thales Arcoverde Treiger; da pesquisadora do Cesteh, Ariane Larentis; e dos representantes do Sindsprev/RJ, Sintsaúderj e Sintrasef.

A abertura do painel contará com a participação do diretor da ENSP, Hermano Castro, e da chefe do Cesteh/ENSP, Kátia Reis. O painel terá início às 9 horas, no salão internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Sobre o Ato Público 

A partir das 11h30, em frente ao prédio 1º de Maio (prédio do Cesteh/ENSP), será realizado o Ato Público em memória das vítimas do trabalho do crime da Vale, em Brumadinho, e dos Agentes de combates às Endemias do Estado do Rio Janeiro. O crime da Vale é o maior acidente de trabalho já registrado no Brasil, e com maior número de vítimas.

Também serão homenageados os Agentes de Combates às Endemias (Guardas de Endemias) do Rio Janeiro e discutido seu processo de trabalho, que têm levado ao adoecimento e a um número significativo de mortes precoces, devido à exposição por décadas a diferentes agrotóxicos, desde DDT, já banido, até a atualmente utilizada malationa (malathion), produtos considerados cancerígenos.

Confira, abaixo, a programação completa do evento

Evento em memória ao dia Mundial das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora - O que comemorar?

Data: 2 de Maio
Horário: a partir das 9 horas
Local: Salão internacional da ENSP (4º andar do prédio Ernani Braga)

Cerimônia de abertura
Hermano Castro - diretor da ENSP/Fiocruz
Kátia Reis - chefe do Cesteh/ENSP/Fiocruz

Painel Seguridade Social, Trabalho e Saúde
Temas em debate: A reforma da previdência na perspectiva da Defensoria Pública da União e Reflexões e relatos sobre o trabalho e a saúde de Guardas de Endemias

Coordenador: Luiz Claudio Meirelles (Cesteh/ENSP/Fiocruz)

Convidados:
Thales Arcoverde Treiger - Defensor Público da União (DPU-RJ)
Ariane Leites Larentis - pesquisadora do Cesteh/ENSP/Fiocruz
Representantes do Sindsprev/RJ, Sintsaúderj e Sintrasef (Agentes de Combates às Endemias/Guardas de Endemias)

Ato Público em memória das vítimas do trabalho do crime da Vale em Brumadinho e dos Agentes de combates às Endemias do Estado do Rio Janeiro
Data: 2 de maio
Local: em frente ao prédio 1º de Maio ( prédio do Cesteh/ENSP)
Horário: a partir das 11h30

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Seminário “Eleições, desinformação e justiça: desafios e respostas internacionais”

Redes sociais, financiamento coletivo e fake news são componentes que têm afetado a dinâmica das eleições do Brasil e de vários países. Com o objetivo de discutir o papel do Judiciário diante destas e outras questões que incidem sobre as democracias, a Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) promove, no dia 2 de maio, o seminário “Eleições, desinformação e justiça: desafios e respostas internacionais”. O evento será realizado na Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ), a partir das 13h30.
O evento reunirá acadêmicos e autoridades do Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México e República Dominicana, que apresentarão análises sobre processos eleitorais recentes ou em curso em seus respectivos países. Temas como desinformação, a liberdade de expressão e mudanças regulatórias − bem como a atuação dos órgãos de justiça eleitoral frente aos novos desafios nacionais e transnacionais−, serão alvo da discussão dos especialistas.
Os organizadores do evento, Michael Mohallem e Isabel Veloso, do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV Direito Rio, observam que um dos objetivos do encontro é analisar o modo como os países têm enfrentado os desafios contemporâneos. Eles destacam, ainda, a importância da presença de José Luis Vargas Valdez, ministro de órgão similar ao Tribunal Superior Eleitoral do México, que abrirá o evento, revelando sua experiência em recente processo eleitoral. Realizadas no dia 1º de julho do ano passado, as eleições mexicanas foram as maiores na história do país e também as mais violentas, com pelo menos 136 políticos assassinados desde o início do processo eleitoral.
Participarão dos debates Ann Ravel (Universidade de Berkeley, Estados Unidos), Rafael Rubio (Universidade Complutense de Madrid, Espanha), Andrea Pisaneschi (Universidade de Siena, Itália), José Luis Vargas Valdez (ministro do Tribunal Eleitoral do Poder Judicial da Federação, México), Román Jáquez (Presidente do Tribunal Superior Eleitoral da República Dominicana), Jean-Philippe Derosier (Universidade Lille II, França), Chad Vickery e Katherine Ellena (International Foundation for Electoral Systems – IFES). Além dos convidados estrangeiros, debaterão o cientista político e pesquisador da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), Jairo Nicolau e Michael Freitas Mohallem coordenador do Centro de Justiça e Sociedade da FGV Direito Rio.
Para mais informações e inscrições, acesse o site.

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Colóquio Luso-Brasileiro de Direito Ambiental

Estão abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para o Colóquio Luso-Brasileiro de Direito Ambiental: Ambiente Equilibrado como Direito Fundamental, que ocorre nos dias 2 e 3 de maio, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. O evento é organizado em parceria pelo Conselho Nacional do Ministério Púbico (CNMP) e pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).
O objetivo do colóquio é promover a interação entre Brasil e Portugal nas discussões que envolvem o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. O público-alvo são pessoas interessadas no Direito Ambiental e nas soluções energéticas sustentáveis. As inscrições devem ser feitas pelo site da Abrampa.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente do CNMP, conselheiro Luciano Nunes Maia, explica que, no evento, a comunidade jurídica e acadêmica poderá discutir os atuais caminhos e soluções para os principais problemas advindos dos resíduos sólidos, assim como a necessidade de expansão do uso de energias limpas no mundo, temas atuais e caros à humanidade. "A programação inclui diversas autoridades renomadas no assunto, inclusive o ministro Luiz Fux, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal", ressalta.

De acordo com o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP, Valter Shuenquener, o colóquio abordará os direitos fundamentais das comunidades populacionais que são direta ou indiretamente afetadas pelo manejo de resíduos sólidos e pela criação de matrizes energéticas. "A utilização desses recursos ambientais deverá ter a participação ativa das comunidades urbanas, ribeirinhas e indígenas, e deve ser um dos focos de atuação do Ministério Público brasileiro", reforça.
Na solenidade de abertura do evento, às 10 horas do dia 2 de maio, Luciano Nunes Maia e Valter Shuenquener comporão a mesa ao lado do também conselheiro do CNMP Lauro Machado, do governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e do subdiretor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Francisco Coutinho.
Os inscritos deverão arcar com os gastos da participação no evento.
Clique aqui para fazer sua inscrição.
Veja aqui a programação do colóquio.

A Arte abraça Brumadinho - 26 a 28 de abril

Qual o impacto, o valor da música/teatro, arte em geral, em tragédias como essa? Seu poder restaurativo.

Não podemos deixar Brumadinho ser esquecida.

Todo mundo conhecia alguém. Na Igreja da Matriz, no altar, imagem das pessoas encontradas sem vida. Pessoas da cidade chegam à igreja e contam histórias do convívio com elas. Ali a arte abraçará Brumadinho.

Objetivo da iniciativa A ARTE ABRAÇA BRUMADINHO - 3 desafios na cidade:

Os organizadores do evento, Carlos Netto e Sanrah Angelo, ressaltam a importância de um plano para a educação e cultura/arte dos jovens e crianças da cidade, que sentem o trauma das perdas. 

1- O que farão do currículo escolar das escolas de Brumadinho? Continuará o mesmo como se nada tivesse acontecido? Quais as propostas e iniciativas?

"É necessário aperfeiçoar, olhar o currículo escolar após a tragédia. Os professores precisam de apoio pedagógico para lidar com isso e poderem ajudar os alunos", diz Netto.

2- Apoio às lideranças comunitárias, que já faziam um trabalho social, como o Projeto Batucabrum. Os projetos sociais já existentes perderam ou ganharam mais recursos depois da tragédia? Empresas da região estão investindo mais ou reduzindo recursos para projetos sociais? E eles precisam mais do que nunca disso para desenvolver o trabalho com as crianças e jovens.

3- Há projetos de reconstrução a partir de iniciativas culturais voltadas para os moradores da cidade? Como a arte pode minimizar os sofrimentos das perdas?


Um aspecto é indenização, ações na justiça. Essa é uma parte material. Mas e o lado do espírito? Música, teatro e poesia: a cultura deve ser um dos canais de restauração da vida. Quais iniciativas podem ajudar na recuperação de Brumadinho?

A ARTE ABRAÇA BRUMADINHO – 26, 27 e 28 de abril. 

Nenhum artista ou profissional envolvido cobrará cachê e o projeto é feito por pessoas que querem fazer algo pela cidade. Não há envolvimento político partidário.

1.Espetáculo gratuito Missa para Clarice, com o diretor, ator e produtor Eduardo Wotzik

Dia 26/4, sexta-feira, às 19h, na Igreja da Matriz (cabem cerca de 300 pessoas)

Dia 27/4, sábado, às 18h, na praça da cidade (cerca de 600 pessoas)

Wotzik é um dos diretores mais premiados do cenário teatral carioca. O espetáculo "Missa para Clarice" já esteve em cartaz em diversos teatros no Rio de Janeiro (duas temporadas), SP, Brasília, BH e, em breve, chega a Porto Alegre.

"Clarice alcançou um entendimento sobre a alma humana no nível do extraordinário. Uma frase dela é capaz de transformar o mundo, mudar a espécie. (...)

Ela me ensinou que a arte salva, que através da arte é possível a gente não desperdiçar o tempo, o espaço, a voz, o corpo, o silêncio... Nas piores situações você lê uma frase de Clarice e ela te recupera, como Mozart, Bethoven (...)" Eduardo Wotzik

2. Orquestra da Maré e Projeto Batucabrum

Dia 27/4, sábado, às 17h, na Praça Central, evento gratuito (com participação do Projeto Social Batucabrum de Brumadinho)

Dia 28/4, domingo:

- às 10h, apresentação da Orquestra da Comunidade da Maré à Corporação do Corpo de Bombeiros Militar que atuam em Brumadinho – local a confirmar, evento gratuito

- às 14h30, apresentação no Instituto de Arte Contemporânea INHOTIM para os visitantes do local – não é gratuito.

A Orquestra Maré do Amanhã já se apresentou nos mais prestigiados palcos do Rio de Janeiro, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles, a Cidade das Artes, o CCBB, o Teatro do SESI, entre outros. O grupo já foi a orquestra residente do Festival de Música Barroca de Alcântara, no Maranhão, e destaque no Globo Repórter, no Encontro com Fátima Bernardes, no Vídeo Show, nas novelas A Força do Querer e O Outro Lado do Paraíso, no Programa do Jô, no Caldeirão do Huck, no Conversa com Bial, no Fantástico e no Domingão do Faustão.

Em 2017, a Orquestra Maré do Amanhã foi convidada pelo Papa Francisco para uma apresentação na Sala Paulo VI, no Vaticano. Na ocasião, o grupo realizou uma pequena turnê pela Itália. 

O evento contará com o patrocínio da Cemig no transporte da Orquestra da Maré do Rio de Janeiro a Minas Gerais, sendo a única empresa a investir na ação de cunho social.

Voluntários de diversas cidades farão workhops para crianças e jovens ao longo do domingo em escolas públicas da cidade.

Fórum Clima 2019 - Evento gratuito na Firjan

Evento gratuito sobre Clima no Rio de Janeiro - 25.04.2019
*Fórum Clima 2019*
Riscos atuais e ação dos estados brasileiros
O objetivo deste seminário é discutir o papel da ação climática, sob a ótica dos estados brasileiros e avaliar onde estamos, global e nacionalmente, em relação ao tema da adaptação e da mitigação das Mudanças Climáticas, no início de 2019. Quais são os riscos e oportunidades para o Brasil?
No auditório da Firjan.
Saiba mais e se inscreva em: https://forumclima2019.weebly.com/

Evento em São Paulo marca lançamento da Women in Tax Brasil

No próximo dia 30 de abril será lançada a Women in Tax Brasil (WIT Brasil), uma organização independente que nasceu com o objetivo geral de ampliar o contato entre mulheres que atuem com o Direito Tributário. A professora da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) e presidente da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB-SP, Tathiane Piscitelli, fará a abertura do evento em conjunto com a advogada Andrea Mascitto.
O evento de lançamento da WIT Brasil, que será realizado na sede da OAB-SP (Rua Dona Maria Paula, 35. Bela Vista, São Paulo/SP), contará ainda com painéis sobre “Mulheres nos espaços de gestão e decisão” e “Tributação e desigualdade de gênero”. Além disso, a professora Elizabeth Nazar Carrazza (PUC-SP) será homenageada.
A proposta da WIT Brasil é reunir mulheres estudantes, profissionais do setor público e privado e da academia para a realização de atividades diversas que discutam tanto temas tributários quanto outros, relacionados à carreira e posição da mulher no mercado de trabalho.
Para mais informações e inscrições no evento, acesse o site.

Workshop sobre a Interação do SEB com as Comunidades Tradicionais: lições do passado e perspectivas de futuro



Convite | Symantec CyberDefense Cloud Forum

XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE HARPA DO RIO DE JANEIRO

Em maio, o Rio de Janeiro é a capital mundial das harpas
Trinta e cinco músicos  músicos de 22 países incluindo  importantes nomes brasileiros e orquestras de projetos sociais apresentam-se em maio em  cerca de 80 concertos em espaços culturais e pontos turísticos do Rio de Janeiro. A iniciativa é do Música no Museu, um projeto de musica clássica com  21 anos de atividades ininterruptas de janeiro a dezembro de cada ano, atingindo o Brasil de norte a sul e com uma vertente internacional e  que há 14 anos dedica o mês de maio a este instrumento. A abertura será no dia 1º de maiojá trazendo uma novidade qual seja a integração entre a harpa e a gaita de foles com a apresentação de uma orquestra comunidade,  um projeto de inclusão social em São Gonçalo com uma harpista brasileira.  No encerramento, dia 31 de maio no CCBB,  apresenta-se uma harpista da Escócia tocando música antiga. Todos os concertos são gratuitos.

A HARPA:

Há instrumentos de origens arcaicas, com sonoridade delicada, que chegam como mera curiosidade aos nossos ouvidos tão acostumados ao barulho da vida moderna. A harpa, felizmente, vem atravessando milênios sem deixar de se adaptar a diferentes culturas e estilos musicais e sem minguarem os seus adeptos, apesar de não gozar de tantos praticantes ou de um repertório tão amplo quanto os de outros instrumentos clássicos, como o piano ou o violino. Mais que uma excentricidade de épocas passadas, a harpa se mostra relevante nos dias de hoje, e uma prova disso é a chegada da XIV edição do RioHarpFestival, evento anual que tem acontecido sem interrupção e sempre conta com recitais lotados. Consolidado no roteiro internacional da harpa, o festival carioca traz apresentações com músicos,  vindos de vários países. tocando do clássico ao rockpassando por étnico, jazz e também ritmos brasileiros. Tudo criado por dedos ágeis ao pinçar as cordas da harpa. Muitos artistas têm composto novas obras, contribuindo para que o instrumento não fique parado no tempo. Alguns exemplos como o do argentino Athy que toca até rock em harpa elétricao mesmo acontecendo com o Burning Symphony e seu harpista Jonathan Faganellpo que agrega o heavy metal no seu programa.
Muitas são as nacionalidades presentes no rol de atrações: italiana, portuguesa, belga, croata, africana do sul, japonesa, colombiana, argentina, paraguaia, norte-americana, peruana e brasileira são algumas delas. Os tipos de harpa utilizados são igualmente variados, da clássica às regionais ressaltando a llanera diferente da celta, que não se assemelha à paraguaia, por exemplo. Os eventos concentram-se no CCBB, mas também em espaços culturais como o Centro Cultural Justiça Federal, Museu do Exército-Forte de Copacabana e também aportam em pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Corcovado, Ilha Fiscal, Iate Clube, Jockey Club e AquaRio e nos clubes, Iate e Hebraica. Uma estratégia adotada este ano foi a de repetir   artistas em mais de uma apresentação  já que, na edição anterior, foi preciso arranjar, de última hora, apresentações extras para atender à demanda de público, que ultrapassava a lotação das salas. Destaque, também, para a inclusão de orquestras de várias comunidades em trabalhos de inclusão social pela música e que entrosarão com os harpistas estrangeiros com evidentes ganhos recíprocos.
Cidade importante de outro estado como São Paulo, também entrou no circuito do festival, já na quarta versão- IV SPHarpFestival que cresce a cada edição, confirmando a potência de um dos mais delicados instrumentos musicais. Talvez seja questão de tempo para que, assim como a série Música no Museu, ele possa atingir todo o Brasil.
Enquanto isto já se expande para a Europa com concertos em Lisboa e Coimbra (Portugal), Madrid (Espanha), Bruges (Bélgica), Grasse( França), Milão(Itália), New Orleans (USA) e Caribe todos com harpistas locais, mostrando assim a sua repercussão internacional.
O RioHarpFestival insere-se no projeto Música no Museu que nos seus 21 anos de atividades registra um público superior a 1 milhão de espectadores no Brasil de Norte a Sul mas que se expandiu para cidades de países de todos os continentes levando musica e músicos brasileiros para o exterior. Detentor de 30 prêmios nacionais e internacionais, foi tema de Mestrado na Universidade de Berlim, e considerada a maior serie de música clássica do Brasil. Na sua programação anual, dividida em concertos referentes às estações do ano (Concertos de Verão, Outono, Inverno, Primavera e Natal) a cada mês privilegia um tema ou um naipe. Maio é o mês das harpas.
DESTAQUES:
O belga Jacques Vandelvede tocará em uma harpa dupla, outra novidade do festival. Já o Ecos Latinos, de New Orleans apresenta-se com a Orquestra Violões do Forte, um projeto desenvolvido na Comunidade do Pavão-Pavãosinho e na mesa linha, a Camerata do Uerê, da Comunidade da Maré com o harpista....... da........ Já os Tambores do Japão, um registro especial do Japão com tambores de 2 metros de altura, apresenta-se com............mostrando a integração da percussão com a harpa.
Les Alizes, um quinteto oriundo da França e da Martinica fará apresentações tendo como pano de fundo o lindo mar do Caribe. Destaque, também, para a música libanesa com Al-Nur Kibir e na lista das harpistas clássicas, Kobie di Plessis, da África do Sul, Elizabeth Jaxon, dos Estados Unidos, Edith Gaeger, da Áustria e assim por diante.

Programação:
 Dia 1º de maio - 4ª feira

CCBB - Teatro II
- 15h:Orquestra de Gaitas de Foles. Participação especial Vanja Ferreira, harpa- Brasil
- 17h: Athy, harpa- Argentina

Dia 2 de maio - 5ª feira
CCBB - Teatro II
- 12:30: Athy, harpa- Argentina
- 15h: Les Alizés: Claire Le Fur, 
(harpa), Guy Louiset,Franck
Bilot
,Sissi -FRANÇA
BIBLIOTECA DA MAISON DE FRANCE
- 19h: Claire Le Fur, harpa.

Dia 3 de maio - 6ª feira


- 12:30: Les Alizés: Claire Le Fur, 
(harpa), Guy Louiset,Franck
Bilot
,Sissi -FRANÇA
- 15h: ATHY, harpa-ARGENTINA.
CCBB - Teatro II

Dia 4 de maio – Sábado

CCBB- Teatro
- 13h: Les Alizés: Claire Le Fur, 
(harpa), Guy Louiset,Franck
Bilot
,Sissi -FRANÇA
- 15h: Ensemble of Zagreb harp festival(Tajana Vukelić Peić, Biserka Krčelić, Petra Barisić-harpas, Srđan Peić-french horn, Nikola Peić-vo
z)
-18h: Athy, harpa- Argentina.
MUSEU DO EXÉRCITO-FORTE DE COPACABANA

Dia 5 de maio - Domingo

CCBB - Teatro II
- 13h: Ensemble of Zagreb Harp Festival
(Tajana Vukelić Peić, Biserka Krčelić, Petra Barisić-harps, SrđanPeić-, Nikola Peić-)
- 15h: Edith Gasteiger, harpa, AUSTRIA
- 18h:Athy, harpa- Argentina.



Dia 6 de maio - 2ª feira

CCBB - Teatro II
- 12:30: Edith Gasteiger, harpa-AUSTRIA
- 15h: Ensemble of Zagreb Harp Festival (Tajana Vukelić Peić, Biserka Krčelić, Petra Barisić-harps, SrđanPeić-,Nikola Peić-)

Dia 7 de maio - 3ª feira

CC Justiça Federal
- 14h: Edith Gasteiger, harpa- AUSTRIA
- 16h: Baltazar Juarez, harpa-México
- 18h: Ensemble of Zagreb Harp Festival (Tajana Vukelić Peić, Biserka Krčelić, Petra Barisić-harps, SrđanPeić-,Nikola Peić-)

Dia 8 de maio - 4ª feira

CCBB _ 4º. Andar- Sala 26
- 12:30: Edith Gasteiger,harpa, AUSTRIA
- 15h: Baltazar Juarez, harpa- MÉXICO.

Dia 9 de maio - 5ª feira
CCBB- Teatro II
-12:30: Edith Gasteiger, harpa-AUSTRIA
-15h: Baltazar Juarez, harpa-MÉXICO

Dia 10 de maio  - 6ª feira

CCBB - Teatro II
- 12:30: Baltazar Juarez, harpa-MÉXICO
- 15h: Burning Symphony- Jonathas Faganello, harpa- BRASIL

Dia 11 de maio - Sábado

CCBB - Teatro II
- 13h: Duo Alcides Sotello, violao e Alcides Sotello Jr. harpa- PARAGUAI.
- 15h: Walter d´Harpa, Argentina.
MUSEU DO EXÉRCITO- Forte de Copacabana.
- 18h: Burning Symphony- Jonathas Faganello, harpa- BRASIL.

Dia 12 de maio - Domingo - (Dia das Mães)
CCBB
- 13h: Burning Symphony- Jonathas Faganello, harpa- BRASIL.
- 15h: AL NUR KIBIR-Jaffer Swamani & Ruda Brauns- LIBANO
ILHA FISCAL
-17h: Duo Alcides Sotello, violao e Alcides Sotello Jr., harpa- PARAGUAI

Dia 13 de maio - 2ª feira
CCBB
- 12:30: Betuel Ramirez, harpa.
- 15h: Elisabeth Remy Johnson, harpa - USA
JOQUEI CLUBE
- 20h: Duo Alcides Sotello, violao e Alcides Sotello Jr. harpa- PARAGUAI

Dia 14 de maio - 3ª feira

CC Justiça Federal
- 14h: Elisabeth Remy Johnson, harpa- USA
- 16h: Betuel Ramires, harpa- Mexico
IATE CLUBE DO RIO DE JANEIRO
- 20h: Trio ENRICO EURON- ANNE GAELLE CUIF
harpas e GIANCARLO BONINO - ITALIA.

Dia 15 de maio - 4ª feira
CCBB- Teatro II
- 12:30: Elisabeth Remy Johnson, harpa- USA
- 15h: Orquidea Duo: Yessica Segura (Harp)-Catalina Arias (Tiple)
-COLOMBIA

Dia 16 de maio  - 5ª feira

CCBB- Teatro II
- 12:30:Betuel Ramirez, harpa- México.
- 15h: Orquidea Duo Yessica Segura (harpa) e Catalina Arias (Tipe)
ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA:
- 20h:Trio ENRICO EURON- ANNE GAELLE CUIFharpas e GIANCARLO BONINO - ITALIA

Dia 17 de maio - 6ª feira

CCBB
-12:30: Orquidea Duo: Yessica Segura (Harp)-Catalina Arias (Tiple) COLOMBIA
-15h: Trio ENRICO EURON- ANNE GAELLE CUIF
harpas e GIANCARLO BONINO - ITALIA

Dia 18 de maio - Sábado
CCBB
- 13h: Solain Rossilo, harpa- Colombia
- 15h:Yins Ever Coronado Capcha- EQUADOR
-18h: PALACIO SAO CLEMENTE- Consulado de Portugal
Trio ENRICO EURON- ANNE GAELLE CUIFharpas e GIANCARLO BONINO - ITALIA

Dia 19 de maio - Domingo
Corcovado
- 11h: Solain Rossio, harpa- Colombia.
CCBB- Teatro II- 13h:  Yns Ever Coronado, harpa-Peru.
- 15h:Trio Soledad Ya Ya, harpa (Argentina),Juliana Starling, soprano (Brasil). Participaçao especial: Peter Paas, clarineta, Canada.
Club Hebraica:
- 18h:Tambores do Japão. Participação especial Yns Ever Coronado, harpa-Peru.

Dia 20 de maio - 2ª feira
CCBB- Teatro II
- 12:30: Duo Explosion- Karen Molina (harpa ) y Oliver Oicata (Cuatrista e Maraca) COLOMBIA
- 15h: Yins Ever Coronado Capcha- PERU.

Dia 21 de maio - 3ª feira

CC JUSTIÇA FEDERAL 
- 14h: Yins Ever Coronado Capcha- PERU
- 16h: Duo Explosion- Karen Molina (harpa ) y Oliver Oicata (Cuatrista e Maraca) COLOMBIA.

Dia 22 de maio - 4ª feira

CCBB- Teatro II
- 12:30: Duo Explosion- Karen Molina (harpa ) y Oliver Oicata (Cuatrista e Maraca) COLOMBIA
- 15h: Jacques Vandevelde - BELGICA

Dia 23 de maio- 5ª feira
CCBB- Teatro II
- 13h: Jacques Vandevelde - BELGICA
- 15h: Duo Explosion- Karen Molina (harpa ) y Oliver Oicata (Cuatrista e
 Maraca) COLOMBIA

Dia 24 de maio - 6ª feira

CCBB- Teatro II
-12:30: ECOS LATINOS- Patrice Fisher, harpa
15h: AL NUR KIBIR-Jaffer Swamani & Ruda Brauns- INDIA.

Dia 25 de maio – Sábado

CCBB- Teatro II
-13h: AL NUR KIBIR-Jaffer Swamani & Ruda Brauns- LIBANO
-15h: Jacques Vandevelde- BELGICA
MUSEU DO EXÉRCITO- Forte de Copacabana
-18h: Orquestra Violões do Forte. Participação especial: ECOS LATINOS- Patrice Fisher, harpa

Dia 26 de maio – Domingo

MUSEU DO EXÉRCITO- FORTE DE COPACABANA:
- 13h: ECOS LATINOS- Patrice Fisher, harpa
- 15h: Camerata do Uere. Participaçao especial: Jacques Vandelvede, harpa, Belgica
CCBB- 
Teatro II
- 18h:Jacques Vandevelde, harpa - BELGICA
Dia 27 de maio - 2ª feira

CCBB-Teatro II
- 12:30: ECOS LATINOS- Patrice Fischer, harpa
- 15h: Kobie di Plessis, harpa- África do Sul

Dia 28 de maio - 3ª feira

CC JUSTIÇA FEDERAL
- 14h: Jacques Vandevelde- BELGICA
- 16h: Kobie di Plessis, harpa- África do Sul
- 18h: Vanja Ferreira, harpa- BRASIL.

Dia 29 de maio - 4ª feira

CCBB- Teatro II
- 12:30: Zoe Vandermeer, harpa - ESCOCIA
- 15h: Julia Wacker, harpa,- Suiça

Dia 30 de maio - 5ª feira

CCBB- Teatro II
- 12:30: Kobie di Plessis, harpa- África do Sul
- 15h:Julia Wacker, harpa, Suiça
- 18h: ZOE Vandermeer, harpa - ESCOCIA

Dia 31 de maio - 6ª feira

AQUARIO
14h: Kobie di Plessis, harpa- África do
 Sul
ENCERRAMENTO:
CCBB-Teatro II
18h: Zoe Vandermeer, harpa- ESCOCIA



O programa completo está nos sites