FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Colóquio Franco Brasileiro sobre Riscos e Desastres


Colóquio Franco Brasileiro sobre Riscos e Desastres – 2019

Colloque Franco-Brésilien sur les Risques et les Désastres – 2019
30/09/2019 – Universidade Vila Velha (Vila Velha, ES, Brasil)
No dia 30 de setembro o Anfiteatro da UVV abre as portas para este evento que reunirá pesquisadores e atores de níveis nacional e internacional a fim de discutirem os riscos e desastres sob o olhar das Ciências Sociais. Será um evento de caráter interdisciplinar, buscando um diálogo entre ad diferentes áreas de conhecimento dentro e fora da academia, de modo a abrir espaço para reflexões mais atuais sobre os aspectos metodológicos e teóricos das pesquisas na área de riscos e desastres.
Confira a programação e participe. 
Telefone: (+55 27) 3421-2277

Situação Atual e o Futuro da Energia Solar Fotovoltaica

MF002719_FIEMG_EMAIL_MKT_PALESTRA_ENERGIA_D_saida

Conferência internacional discute administração pública e governança na América Latina

O diretor Internacional da Fundação Getulio Vargas (FGV DINT), professor Bianor Cavalcanti, participou, nos dias 9 e 10 de setembro, da Conferência Anual da Latin American Group for Public Administration (LAGPA 2019). O evento, realizado na cidade de Quito, no Equador, contou com a parceria da Universidad del Valle (Colômbia), o Instituto de Altos Estudios Nacionales (IAEN - Equador), a Universidade Internacional do Equador (UIDE), em estreita colaboração da Fundação Getulio Vargas por meio da Secretaria Executiva do LAGPA, expressão regional do International Institute of Administrative Sciences (IIAS).
Past President do LAGPA/IIAS, o professor Bianor Cavalcanti representou a instituição ao presidir a mesa principal do evento, que contou ainda com a presença do reitor do IAEN, Fernando Lopez Parra; o reitor da UIDE, Gustavo Vega, o representante da Universidade del Valle, professor Ruben Dario Echeverri e Eduardo Pazuello, General de Divisão e chefe da Missão Acolhida na fronteira de Roraima com a Venezuela.
Durante os dois dias, mais de trinta especialistas em administração pública e governança de 13 países se reuniram para discutir três tópicos importantes e atuais: Iniciativas na administração pública na América Latina orientadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Migrações na América Latina: iniciativas de políticas públicas e experiências comparativas; e inovações na gestão pública.
Na ocasião, e em Assembleia Geral, foram realizadas eleições para a presidência e do Conselho Diretivo para o período (2019-2022). O novo presidente eleito foi o professor Ruben Dario Echeverri, ex vice-presidente da International Associations of Schools and Institutes of Administration (IASIA) para a Região da América Latina e o Caribe. O novo Conselho Diretivo do Lagpa ficou integrado pelos professores: Edgar Varela Barrios, Ruben Dario Echeverri, ambos da Colômbia; Bianor Cavalcanti (Brasil), Luis Solari de la Fuente (Peru), Fernando Lopez Parra (Equador), Adrian Velazquez Vazquez (EUA/México) e Ariel Ramirez (Chile).
Adicionalmente, foi anunciada a sede da próxima conferência LAGPA 2020 em Bogotá, Colômbia, com o apoio da Escuela Superior de Administración Pública (ESAP) da Colômbia, da Universidade del Valle de Cali e da Fundação Getulio Vargas.

Seminário - Desafios e possibilidades das universidades brasileiras

domingo, 29 de setembro de 2019

8º Simbravisa


A oitava edição do Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária da Abrasco – o Simbravisa, homenagerá João Guimarães Rosa, médico, embaixador e literário, pois a partir de um mergulho dos organizadores na obra do escritor, surgiu a reflexão sobre a trajetória da Vigilância Sanitária nos 30 anos de Constituição Federal e o tema que regerá o encontro: “Democracia e Saúde: caminhos e descaminho da vigilância sanitária”.
A capital mineira receberá, de 23 a 27 de novembro de 2019, o encontro que, revisitará a região sudeste, após um périplo que privilegiou as outras regiões do país.
“Sediar o 8º Simbravisa no Estado de Minas Gerais não atende apenas o critério de rodízio geográfico, mas também, e principalmente, pelo relevante processo de descentralização das ações de Vigilância Sanitária posto em prática no estado com o maior número de municípios dentre todos os demais do país” diz a Comissão Organizadora em mensagem no site oficial do evento: www.simbravisa.com.br O primeiro vencimento para inscrições com desconto será em 9 de abril, inscreva-se aqui. 

sábado, 28 de setembro de 2019

Cineasta discute processo etnográfico de produção sobre moda nas favelas

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) recebe, no dia 30 de setembro, às 10h30, o antropólogo e cineasta Emílio Domingos para apresentar os resultados da etnografia do processo fílmico do documentário que dirigiu: “Favela É Moda”. Esta é a última produção de uma trilogia do diretor sobre o corpo nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. O evento será realizado na sala 418 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro).
Durante a palestra, Emílio vai apresentar sua pesquisa desenvolvida junto ao programa de mestrado de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF (PPCULT/UFF), que discute o uso da câmera como mediadora no trabalho de campo. O cineasta investigou uma agência de modelos surgida há 17 anos formada por jovens de territórios periféricos que tem como slogan “moda resistência”. A iniciativa busca enfrentar o padrão estético estabelecido no mercado da moda no Brasil, questionando a quase onipresença de modelos brancas, altas e magras nas revistas e campanhas de moda.
Emílio Domingos é cineasta, cientista social, pesquisador, roteirista e produtor. Atua principalmente na área de documentários. Graduado em Ciências Sociais pela UFRJ com ênfase em Antropologia Visual, Cultura Urbana e Juventude. Atualmente cursa mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades pela UFF e é curador e mediador do Documenta-se Cineclube. Também é curador da Mostra Internacional do Filme Etnográfico e do Festival Visões Periféricas. Como diretor realizou os longas: Deixa na Régua, vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema do Rio (2016), A Batalha do Passinho; vencedor da Mostra Novos Rumos do Festival do Rio (2016), L.A.P.A.; Melhor Filme no Festival Câmera Mundo, na Holanda (2008), entre outros.
Para mais informações e inscrições, acesse o site.

Regulação jurídica no e-commerce e economia do compartilhamento são debatidos no Rio

Uma discussão rica e multissetorial sobre os desafios da regulação jurídica das práticas de e-commerce no contexto da economia do compartilhamento. As Escolas de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) e de São Paulo (FGV Direito SP) realizam, no dia 1º de outubro, a partir das 13h30, o evento “E-Commerce, Defesa do Consumidor e Proteção de Dados”. O encontro será realizado no auditório da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190 - 12º andar. Rio de Janeiro/RJ) e vai reunir integrantes do setor público, do mercado e da academia.
Os especialistas vão discutir, dentre outros temas, o problema da responsabilidade civil de plataformas digitais por atos ilícitos praticados por ofertantes e os desafios relacionados à aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados aos marketplaces em harmonia com o Código de Defesa do Consumidor.
Participam do evento Bruno Bioni (Data Privacy Brasil), Marcos Antonio da Silva Costa (MPF), Luiza Louzada (UERJ), Raíssa Moura Ferreira (In Loco), Chiara de Teffé (Ibmec), Ivar A. Hartmann (Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio), com moderação de Victor Doering Xavier da Silveira (Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP).
Para mais informações e inscrições, acesse o site.

Helena Ignez no MIS Cine Santa Tereza nesta terça lançando seu novo filme

Fmc_Virtual_Mis_Dialogos_Fakir.PNG

Seminário "A doença industrial brasileira"


Universidade Federal Fluminense - UFF | Campus Gragoatá
Niterói-RJ

Debate de lançamento de Cadernos do Desenvolvimento n. 24 (jan-jun, 2019)
www.cadernosdodesenvolvimento.org.br
Homenagem à prof. Maria da Conceição Tavares - Entrevistada do número 24.

David Kupfer
Professor do IE-UFRJ
 
Hildete Pereira de Melo
Professora da UFF /
Organizadora do livro "Maria da Conceição Tavares: vida, ideias, teorias e políticas"
 
Carmem Feijó
Professora da UFF /
Editora de Cadernos do Desenvolvimento
 
Roberto Saturnino Braga
Diretor-presidente do Centro Celso Furtado

Inscrições gratuitas.

9o ENECONT

CINASE Edição Pernambuco

image

O grande encontro da engenharia elétrica no Nordeste.
Participe e aproveite tudo que o evento proporciona:

image
image
image
image
image

Não se cadastrou pro CINASE? Ainda dá tempo!

Utilize o código de desconto CINA100 realize o credenciamento gratuitamente!
image
image

Conferência: "Repensar o progresso para o Brasil de 2050"

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

FLI-BH 2019



Festival Literário Internacional de Belo Horizonte apresenta uma programação
gratuita e diversificada 

 
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza entre os dias 25 e 29 de setembro, o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH. Abordando a temática “Do Livro à Voz: Narrativas Vivas” e com curadoria da poeta Nívea Sabino e da ilustradora Marilda Castanha, o FLI-BH apresenta ao público mineiro cinco dias de programação gratuita e diversificada. Até domingo, dia 29, serão ofertadas mais de 50 atrações, divididas entre palestras, rodas de conversa, oficinas, saraus, narrações de histórias, exposições, espaço literário, lançamentos de livros e sessões de autógrafos com escritores e escritoras independentes, mostra de cinema e literatura, biblioteca e intervenções urbanas. Acesse o site e confira a programação. 

FGV e CAF lançam curso online gratuito sobre gestão de projetos aplicada ao setor público e privado da América Latina

A Fundação Getulio Vargas, por meio de sua Diretoria Internacional, em parceria com a CAF - banco de desenvolvimento da América Latina, recebe inscrições para o curso online gratuito em Gestão de Projetos Aplicada ao Setor Público e Privado da América Latina. O objetivo é capacitar profissionais para difundir boas práticas de gerenciamento de projetos nas iniciativas pública e privada. Será realizado um evento de lançamento no dia 2 de outubro, às 16h30, no auditório da FGV em Brasília (SGAN, Quadra 602, módulos A, B e C, Brasília/DF), com a participação do representante da CAF no Brasil, Jaime Holguín, e da coautora do programa, Lorena Benchimol.
A proposta do programa é fortalecer as capacidades e habilidades de profissionais que gerenciam projetos nos âmbitos público e privado, por meio de ferramentas conceituais e técnicas de planejamento, programação, execução e controle, para que possam responder aos desafios de gerenciamento de projetos de forma eficiente.
O curso é voltado para líderes, planejadores, controladores e executores de projetos, e demais profissionais interessados no tema. Os participantes deverão cumprir a carga horária de 30 horas, a partir do dia 16 de outubro. São aceitas inscrições até 10 de dezembro, e o prazo final para conclusão de todo o programa é o dia 31 do mesmo mês.
Os inscritos terão acesso ao programa de estudos, ao calendário, aos temas a serem abordados e demais informações.
Para participar do evento de apresentação do curso, em Brasília, inscreva-se pelo site.
Para se inscrever no curso, acesse o site.

Estudo sobre produtividade no Brasil é apresentado para executivos e funcionários da Petrobras

O pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), Fernando Veloso, proferiu uma palestra, no dia 13 de setembro, na Petrobras. A apresentação fez parte do ciclo Diálogos do Conhecimento, idealizado pelo presidente da companhia, Roberto Castello Branco, com o objetivo de promover uma mudança cultural na organização, por meio do debate de temas amplos e fora da rotina da empresa.
Além do presidente Roberto Castello Branco, participaram do evento o corpo de executivos e da alta administração da Petrobras, com transmissão online para todos os funcionários da empresa.
No evento, Fernando Veloso apresentou o tema “Desafios para o crescimento da produtividade no Brasil”. O pesquisador apresentou os indicadores de produtividade calculados pelo FGV IBRE e analisou os principais pontos de uma agenda de reformas para o Brasil.
O tema é um dos principais focos de estudo do FGV IBRE. Em dezembro, o Instituto lançará o site Observatório da Produtividade e realizará, em conjunto com o jornal O Estado de S. Paulo, o seminário Produtividade e Reformas.

Seminário “Desafios e Oportunidades para a Agricultura na América Latina”

América Latina é responsável, atualmente, por um quarto de todas as exportações mundiais da agricultura. Para fortalecer ainda mais a participação da região no comércio agrícola internacional e acompanhar o dinamismo característico da produção agroindustrial moderna, serão necessários novos investimentos, pesquisa e desenvolvimento e políticas públicas eficazes. Para discutir o assunto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Fundação Getulio Vargas (FGV), a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e o Sistema de Informações de Mercado Agrícola do G20 (AMIS) realizam, nos dias 10 e 11 de outubro, o seminário “Desafios e Oportunidades para a Agricultura na América Latina”. O evento será realizado no Centro Cultural FGV (Praia de Botafogo, 186. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ), a partir das 9h.
O evento visa debater as dificuldades e perspectivas para o setor na região. De acordo com a organização do seminário, o desenvolvimento almejado pelo agronegócio na América Latina deve ser sustentável e inclusivo, incorporando de forma crescente pequenos e médios produtores em sua cadeia produtiva. Esses empreendedores detêm expressiva participação na produção de alimentos da região e a possibilidade de acesso à inovação tecnológica contribui significativamente para o aumento da competitividade e melhoria do padrão de vida no campo. Uma produção agrícola eficiente e diversificada estará mais preparada para enfrentar os desafios e colher as oportunidades geradas pelas novas exigências dos mercados e tendências de consumo.
O seminário também vai abrir espaço para que especialistas analisem o panorama econômico global, seu impacto nos mercados e as perspectivas para o setor agrícola mundial e, especificamente, para a América Latina. Também serão apresentadas as avaliações da OCDE para políticas públicas para o setor e estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento para Agricultura. Os debates vão envolver ainda o impacto do acordo comercial Mercosul e União Europeia e as negociações e tensões comerciais que envolvem as duas maiores potências mundiais – EUA e China – e seus impactos para o agronegócio.
Outros assuntos, como o desenvolvimento sustentável dos biocombustíveis, o papel da inovação tecnológica na agricultura e os desafios que envolvem a logística e infraestrutura serão discutidos durante o evento. O seminário ainda abre espaço para o debate sobre crédito rural a partir de um contexto de mudanças no Brasil. Sobre esse assunto, os convidados vão falar sobre políticas públicas agrícolas, o novo padrão de financiamento e o papel dos bancos cooperativos.
Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse o site.

FÓRUM LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS - LGPD

Workshop SDG Compass

Workshop sobre Descargas Parciais - Fundamentos, Técnicas de Medição e Diagnóstico em Outubro


Seminário Internacional Transição e Integração Energética nos países iberoamericanos

A transição para modelos que priorizem o uso de fontes renováveis e sustentáveis, assim como a integração energética, é tema cada vez mais prioritário nas agendas governamentais e vem sendo amplamente debatida por especialistas do setor. Para aprofundar o conhecimento sobre o assunto a partir da discussão de iniciativas inovadoras, a Associação Iberoamericana de Entidades Reguladoras de Energia (ARIAE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em parceria com a PUC Chile e a Fundação Getulio Vargas (FGV), realizam, no dia 27 de setembro, o Seminário Internacional Transição e Integração Energética nos países iberoamericanos.
O evento será realizado no Centro Cultural FGV (Praia de Botafogo, 186. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ), das 8h30 às 18h, e vai contar com a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, e dos presidentes do BNDES (Gustavo Montezano) e de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, entre outras autoridades e especialistas do setor.
O objetivo do evento é debater as experiências de transição e integração energética voltadas à infraestrutura comum, descarbonização das matrizes energéticas e desafios de integração das energias renováveis à rede.
Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse o site.

sábado, 21 de setembro de 2019

16º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas

A Comissão Técnica Científica e da Organização do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, sentem-se felizes em ter conquistado o marco importante de 15 anos desse evento de grande importância nacional.
Lançado em 2003 pela empresa GSC Eventos Especiais, o Congresso, então chamado de “Ciclo Internacional de Direito Ambiental” contou com a participação da OAB Minas Gerais e tinha como foco a área do Direito Ambiental. Nas três primeiras edições o Congresso teve como colaborador Dr. Marcos Vinícius Ferreira de Moraes, advogado e ambientalista de Poços de Caldas.
A partir de 2007, o evento passa a receber a nomenclatura de “Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas” e tem como principal membro técnico a professora Maria Tereza Mariano, responsável pelo Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental da PUC Minas. Ela permanece na Comissão até 2009.
Em 2010, o Instituto Federal Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho, sob coordenação do professor doutor Claudiomir Silva Santos, assumi efetivamente a comissão técnica científica do Congresso, passando a ter um caráter acadêmico multidisciplinar focado em áreas diversas dentro da questão ambiental nacional e internacional.
Podemos destacar a contribuição especial ao longo desses anos dos professores como Ariana Vieira Silva, Narayana de Deus Nogueira, Sérgio Pedini, Marcelo Bregagnoli, Otávio Giunti entre outros que auxiliaram na formação dessa história de sucesso dos 15 Anos do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. A partir de 2017, a Comissão Técnica formada pelo professor Claudiomir Silva Santos como presidente da Comissão, juntamente com os professores Fabrício dos Santos Ritá, Marcelo Antônio Moraes, Raphael de Paiva Gonçalves, Arturene Maria Lino Carmo e Ronei Aparecido Barbosa dá uma nova dinâmica ao Congresso, sugerindo 
mais minicursos, elaboração de trabalhos científicos e publicação dos trabalhos em revistas técnicas científicas como pontos principais da formação profissional dos inúmeros congressistas.
A Realização e Organização do Congresso continua sendo, de responsabilidade da GSC Eventos Especiais, empresa de 29 anos que empreende alguns dos principais e mais destacados eventos científicos, culturais e empresariais de todo sul de Minas.
Em 15 anos, o Congresso desenvolveu um forte conteúdo programático, buscando não só na área acadêmica nacional e internacional, mas também nas principais entidades e empresas do Brasil e do exterior convidados ilustres de renome nacional e internacional para agregar valor ao evento e trazer ao Congresso o que há de mais atual na área ambiental do Planeta. Assim, personalidades como Werner Grau Neto, Richard Rasmussen, Fernando Gabeira, Marina Silva, Washington Novaes, Sergio Abranches, Leonardo Boff, Hevanildo Espanhol, Ildo Sauer e tantos outros nomes contribuíram para o sucesso do evento e ficarão para sempre em nossa história.
Nossa trajetória de 15 anos consolida-se transformando o Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, um dos mais importantes do Brasil e insere efetivamente, Poços de Caldas no calendário nacional como uma cidade preocupada com a questão ambiental.
Convidamos a todos a conhecerem nossa Poços de Caldas ecológica e bela, e participarem do maior encontro ambiental de Minas Gerais. Acesse a rica programação, inscreva-se e venha comemorar conosco os 15 anos desse importante momento de reflexão e contribuição para a salvação do nosso Planeta!
Preservar a Natureza é a nossa missão!
Site oficial do Congresso com programação e detalhes.
09h00 às 10h30 | Abertura Oficial e Apresentações Culturais
Apresentação artística do Coral Mirim da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus - Muzambinho/MG.

10h30 às 12h00 | Conferência de Abertura
Tema | Governança Socioambiental no Brasil
Palestrante | Prof. PhD José Roberto Pereira(UFLA)

12h00 às 13h30 | Almoço


13h30 às 14h30 | Palestra
Tema | Barragens Alternativas e Soluções Socioeconômicas
Palestrante | Prof. Dr. Evandro da Gama(UFMG)

14h00 às 15h30 | Visita Técnica ao Balneário Thermas Antonio Carlos com a fisioterapeuta Mariana Falci Bruno.
Inscrições antecipadas pelo email: coordenacao@gsceventos.com.br. Valor por pessoa: R$ 10.00 (dez reais) a serem pagos na entrada do Balneário. Saída da porta do evento.

14h30 às 16h00 | Painel

Tema | PL 3695/2016 - Mar de Lama Nunca Mais
Palestrante | Maria Teresa Corujo (Mov. pelas Serras e Águas de Minas); Julio Cesar Dutra Grillo (ALEMG) e Profa. Dra. Flávia Peres Nunes(Razão Ambiental)
Mediador | Prof. Dr. Fabrício Pelizer Almeida(UNIUBE)


16h00 às 17h00 | Palestra
Tema | Consequências do uso indiscriminado dos agrotóxicos para as abelhas, para o meio ambiente e para o homem
Palestrante | Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves(USP Ribeirão Preto)
17h00 | Apresentação de Cases
Como ser um consumidor consciente na moda com Elaine Tavares - Casa Ibirapitanga
"Inventário Florestal Urbano", com Sandra Monteiro e Ulisses Ferreira(Botelhos MG)

17h00 às 18h30 | Salão Norte
Avaliação das Apresentações de Trabalhos Científicos em Pôster






3º SIMPÓSIO DAS ÁGUAS

08h00 às 09h00 | Entrega dos Materiais e Inscrições

09h00 | Visita Técnica

Local | Jardim Botânico de Poços de Cadas. Vagas limitadas e inscrições devem ser feitas pelo e-mail: coordenacao@gsceventos.com.br - Atividade Gratuita - Saída da porta do evento.

09h00 às 10h30 | Painel
Tema | Ecologia das águas no Antropoceno
Palestrante | Profa. Dra. Marília Carvalho de Melo(UNINCOR e Diretora Geral do IGAM); Prof. Dr. Raphael Vianna(UERJ) e Profa. Dra. Erika Pegado(IFRN)

Mediação | Profa. Me. Ana Paula Lemes(ONG Nova Cambuquira)

10h30 às 12h00 | Palestra
Tema | Do sistêmico ao holístico: ligando os pontos entre economia, recursos naturais e desastres
Palestrante | Profa. Me. Ana Carolina Amaral(Jornalista de Meio Ambiente da Folha de São Paulo)

12h00 às 13h30 | Almoço

13h30 às 15h00 | Painel
Tema | Abordagem Ecossistêmica da Saúde no contexto Social e Ambiental
Palestrante | Prof. Dr. Luís Carlos Coelho(Varginha); Profa. Dra. Vera Lúcia Navarro(USP) e Profa. Joziana Munis de Paiva Barçante(UFLA)
Mediação | Profa. Me. Shirleyde Santos(UEPB)


15h00 às 16h00 | Palestra
Tema | A vulnerabilidade social e a educação para redução de desastres ambientais
Palestrante | Prof . Dr. Marcos Barreto de Mendonça(Escola Politécnica da UFRJ)

16h00 às 17h00 | Palestra
Tema | Contaminante Emergentes: desafios para a avaliação da qualidade da água
Palestrante | Profa. Dra. Elisa Dias de Melo(UNINCOR)

17h00 às 18h00 | Apresentação de Cases
-Educação Ambiental num contexto da Educação Inclusiva com APAES do Sul de Minas Gerais
-Construção Sustentável com Rafaela de Fátima Castro, cofundadora da Horizonte Construtora e Incorporadora


09h00 às 10h30 | Painel
Tema | Tríade: Urbanização, qualidade de vida e responsabilidade social no contexto da gestão de riscos ambientais em cidade.
Palestrantes | Prof. Dr. Salvador Carpi Júnior(UNICAMP), Profa. Arquiteta Adriane Mathes(PUC MG-Poços de Caldas)
, Lígia Marthos(Arquiteta Urbanista ESCAU-Escritório Colaborativo de Arquitetura e Urbanismo)
Mediação | Profa. Me. Maria Teresa Mariano(PUC MG-Poços de Caldas)

10h30 às 12h30 | Painel
Tema | Gestão e Restauração de Áreas Degradadas
Palestrante | Prof. Dr. Ademir Reis(RAS - Restauração Ambiental Sistêmica); Prof. Dr. Thiago Junqueira Roncon(Consutoria Raízes) e Prof. Dr. Bruno Montoani Silva(UFLA)
Mediador | Prof. Dr. Gilcean Silva Alves(IFPB)

12h30 às 14h00 | Almoço

14h00 às 15h30 | Debate
Tema | Educação Ambiental - Cidadania e Sustentabilidade
Palestrante | Profa. Dra. Elaine das Graças Frade(UFLA); Profa. Dra. Irene Carniatto(UNIOESTE), Prof. Dr. Afonso Peche Filho(IAC-Jundiaí)
Mediador | Prof. Dr. Helton Nonato de Sousa(IFSUDESTE Campus São João Del Rei
)

15h30 às 17h00 | Palestra
Tema | História do Passivo socioambiental da mineração em Minas Gerais
Palestrante | 
Prof. Dr. Rafael de Freitas e Souza(IFSUDESTE - Campus Rio Pomba/MG)

17h00 às 18h00 | Palestra