FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

IX Seminário da Imigração Italiana em MG

seminario2019_banner-email.jpg

Programação destaca o agriturismo italiano, e prevê palestras, show, passeios culturais e uma homenagem aos descendentes anciãos.
Debates e mesas terão transmissão ao vivo nos canais do evento.


Programação completa: ponteentreculturas.com.br/seminario2019  

             Em sua nona edição, o Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais acontece, pela primeira vez, em uma cidade do Sul do Estado. Andradas, na divisa de Minas com São Paulo, sedia o evento entre os dias 20 e 22 de setembro, recebendo uma intensa programação de palestras, mesas, passeios culturais e até um espetáculo musical, legitimamente italiano. Este ano, o tema do Seminário será “História, patrimônio cultural, agricultura familiar e turismo”, buscando explorar, além do resgate das raízes italianas dos descendentes, algumas das potencialidades próprias da região.

            O Seminário é organizado pela associação Ponte entre Culturas, em parceria como Circolo Italiano di Andradas, a Prefeitura Municipal de Andradas, o Consulado da Itália em BH e o Ministério da Cidadania, contando com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

            O evento tem início no dia 20, sexta, com uma excursão organizada, que visitará alguns dos principais pontos – turísticos ou não – de Andradas e entorno, e que guardam traços indeléveis da influência cultural, social e econômica que a Itália tem sobre tantos aspectos do cotidiano brasileiro. Na sequência, ainda no dia 20, será feita uma homenagem oficial aos descendentes mais anciãos que residem no município. São eles, afinal, que ainda trazem na memória a história oral de seus antepassados vindos de longe para trabalhar por aqui.

            No sábado e no domingo, a programação será de palestras e mesas ao longo do dia, tudo transmitido ao vivo pelos canais do Seminário, no Youtube e Facebook.

            O destaque fica por conta dos convidados internacionais: os italianos Saverio Senni, que vem para o seminário, e Carlo Haussman, que apresenta videoconferência ao vivo direto da Itália. Ambos irão debater sobre uma modalidade turística muito em voga na Itália e que tem grande potencial de se desenvolver no Brasil: o agriturismo. Parceiros profissionais, Senni e Haussman são especialistas no tema, que envolve ciências agrárias, desenvolvimento rural e turismo sustentável.

            Além deles, também será dada voz a estudiosos e descendentes de imigrantes italianos de Andradas e das cidades vizinhas, empenhados em documentar e trazer luz à importante passagem dos imigrantes italianos pela região – que vieram principalmente para trabalhar nas lavouras de café, mas que, aos poucos, se estabeleceram também como produtores e comerciantes.

            Dentre estes estudiosos, destaca-se o professor e pesquisador Carlos Rovaron, que é natural do município e autor do ensaio "História da Imigração Italiana em Andradas", a ser lançado em breve. Além de sua palestra prevista para o sábado 21, Rovaron ministrou, entre os dias 22/08 e 11/09, um minicurso sobre as relações entre o fim da escravidão, o ciclo do café e a imigração italiana na região, como parte da programação prévia do Seminário. O minicurso, em parceria com o também pesquisador Domingos Giroletti, foi um sucesso de público, com inscrições esgotadas. Juntamente com Rovaron, no sábado, estarão o professor Francisco de Assis Carvalho e a pesquisadora Lucimar Therezinha Grizendi. O tema da mesa será “A Saga da Imigração Italiana em MG”.

            Haverá, também, palestras que resgatam a genealogia e história de famílias  residentes na região, como a que trata da família Croquichio, ministrada por José Lucas de Lima – natural de Andradas e bisneto de italianos – e a palestra da arquiteta Letícia Siqueira Loiola, sobre a trajetória do construtor italiano Manuel Zuanella, um dos principais projetistas de obras públicas em Poços de Caldas no início do século XX.

            Merece destaque, por fim, o ciclo de mesas-redondas do sábado pela manhã,  “Capital Social, Associativismo e Participação Feminina”. O debate trará a historiadora Sandra Nicoli, a engenheira agrônoma Priscila Carolina Ricci e o agricultor orgânico Jonathas Carlos Galdino.

            Ao longo do Seminário, outras atrações são previstas: uma mostra de artesanato feito por produtoras locais, uma degustação de cafés orgânicos da região – e cujos produtores se organizam em uma rede de famílias e cooperativas sustentáveis – e, para encerrar, o show “Viaggio”, com os músicos italianos Claudio Mattioli e Massimiliano Barbolini. O espetáculo, promovido pelo Consulado da Itália em Belo Horizonte, acontece no Clube Rio Branco, domingo, às 17h. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.