FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

FORUMDOC.BH 2013


Realizado pela Filmes de Quintal, o FORUMDOC.BH promove sua 17ª edição consecutiva entre 21 de novembro e 1º de dezembro, sempre com sessões gratuitas, no Cine Humberto Mauro, Cine 104 e Campus da UFMG.

Mais de 80 filmes serão exibidos, desde produções contemporâneas, presentes nas Mostras Competitivas Nacional e Internacional, a obras fundamentais para o cinema de não-ficção, que compõem as mostras retrospectivas. Nesta edição, as retrospectivas apresentam obras do cineasta lituano, radicado nos EUA, Jonas Mekas, e um conjunto dos filmes do brasileiro Aloysio Raulino, falecido em abril deste ano.

Homenagem | A abertura do festival, que ocorre no Cinema Humberto Mauro, no dia 21, às 19 horas, presta tributo a Raulino, e sua trajetória no cinema, exibindo quatro de seus curtas: Lacrimosa (1970), Teremos Infância (1974), Arrasta a Bandeira Colorida (1970) e O Tigre e a Gazela (1976). Na sequência da exibição, o crítico Jean Claude Bernardet (parceiro histórico do cineasta) conduz sessão comentada dos filmes, que conta ainda com a participação de Gustavo Raulino e Otávio Savietto (filhos do diretor), além de Andréa Scansani (aluna e fotógrafa de diversos filmes de Aloysio Raulino).

Outro ponto de relevo do 17º forumdoc.bh são as estreias que o festival preparou para o público belo-horizontino. Serão exibidos, em primeira mão e com a participação dos realizadores, Já Visto, Jamais Visto, de Andrea Tonacci; Riocorrente, de Paulo Sacramento; Sobre o Abismo, de André Brasil; e filmes de realizadores indígenas da etnia Maxakali, Espíritos Batizam Crianças e Cantos do Putuxop.

Veja a programação: www.forumdoc.org.br

Mostra O Inimigo e a Câmera | Exibição de filmes e debates | Humberto Mauro, Cine 104 e Campus da UFMG

Completando o ciclo iniciado com “O Animal e Câmera” (2011) e “A Mulher e a Câmera” (2012), a mostra dá foco à alteridade e sua relação com a imagem. Seu recorte traz distintas maneiras de construir, denunciar e enfrentar o inimigo, discussão central na produção documental ao redor do mundo.

Mostra Aloysio Raulino | Exibição de filmes e debates | Humberto Mauro

Um dos mais importantes diretores de fotografia do cinema brasileiro, Raulino construiu uma carreira marcante também na direção de filmes, boa parte deles abordando as condições de vida de trabalhadores, migrantes e excluídos sociais.

Mostra Jonas Mekas | Exibição de filmes e debates | Humberto Mauro e Cine 104

Esta será a primeira mostra retrospectiva dedicada à obra de Mekas, realizada em Belo Horizonte. Considerado um dos mais renomados documentaristas experimentais ainda em atividade, o lituano (que completa 91 anos em dezembro próximo), fez parte da renovação da linguagem documental a partir das décadas de 1960 e 1970, incluindo possibilidades expressivas advindas do cinema de vanguarda, como a autobiografia e uso de material de arquivo pessoal.

Competitivas Nacional e Internacional | Exibição de filmes | Humberto Mauro

A mostra Competitiva Nacional recebeu 270 filmes inscritos e a Competitiva Internacional recebeu 220 filmes de vários países do mundo. Foram selecionados ao todo 24 filmes que serão exibidos no Cine Humberto Mauro. Foram inscritos documentários realizados em diferentes regiões do Brasil (Mato Grosso, Pernambuco, Ceará, Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná) e de diversos países (França, Portugal, Argentina, Rússia, Alemanha, entre outros).



21 de novembro a 1º de dezembro de 2013
Quinta a domingo vide programação:
Locais: Cine Humberto Mauro, Cine 104 e Campus da UFMG.
Entrada gratuita