Entre 12 a 18 do maio o Espaço do Conhecimento UFMG celebra a Semana Nacional dos Museus que, esse ano, tem como tema Museus: Coleções que criam Conexões. O evento é promovido anualmente pelo Ibram, em comemoração ao 18 de maio – o Dia Internacional de Museus. Criada em 1977, a data busca dar visibilidade e valorizar o papel das instituições museais no desenvolvimento da sociedade.
No Espaço do Conhecimento UFMG, os destaques da programação ficam com a abertura da exposição temporária “Quando o Jequitinhonha Canta e Dança”, a oficina “Constelações: Coleção de Estrelas” e exibição de conteúdos audiovisuais desenvolvidos especialmente para a fachada e planetário. Além disso, os visitantes contarão ainda com os tradicionais Jogos do Conhecimento, Café Controverso, abertura do Terraço Astronômico e visitas guiadas.
Para o Diretor Científico Cultural do Espaço do Conhecimento, René Lommez Gomes, o tema escolhido pelo Ibram é muito pertinente e valioso para a área museológica: “Na verdade, os museus nasceram para funcionar como unidades de gestão e pesquisa de coleções. Essas coleções formavam os acervos temáticos das primeiras disciplinas da ciência moderna, e, através delas, se davam as bases dos processos de pesquisa e formação acadêmica”. O diretor explica ainda que, na década de 1970, o pensamento museológico deslocou seu foco para o campo patrimonial: “a partir de então os museus passaram a ser um espaço de mediação do patrimônio e foi essa virada que possibilitou, por exemplo, que o Espaço se dedique a trabalhar com um patrimônio imaterial – o conhecimento. Um patrimônio imaterial, porque é um conjunto de saberes, mas também com uma importante faceta material que se condensa nos instrumentos criados para produzir e para comunicar a ciência”, acrescenta.
Para ver e ouvir
Sob o mote “Conectando acervos”, o núcleo audiovisual do Espaço do Conhecimento elaborou conteúdos especiais para a fachada digital do prédio. Durante a Semana serão exibidas vinhetas produzidas a partir de peças dos acervos da UFMG. “Como um museu sem uma coleção física, que media um patrimônio que é o conhecimento, é interessante que possamos dar visibilidade para acervos que são importantíssimos e de grande interesse social, mas poucos conhecidos por estarem dentro do Campus. A ideia é, então, conectar esses vários acervos da universidade e trazê-los pra Praça, tornando-as visíveis no espaço público”, afirma René.
Também dentro da programação especial, os visitantes poderão desfrutar de um mergulho sonoro pelo Espaço do Conhecimento. A partir de trabalhos realizados com a Rádio UFMG Educativa e de conversas com o núcleo de acessibilidade do museu, os núcleos de comunicação e de audiovisual buscaram explorar uma percepção menos visual do Espaço. Através de uma narrativa experimental, a sessão “Colecionando sons” propõe que o visitante Espaço do Conhecimento UFMG conheça o museu a partir de seu conteúdo sonoro, usando a imaginação numa sessão às escuras no planetário.
Serviço:
Semana dos museus no Espaço do Conhecimento UFMG
Data: 12 a 18 de maio
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Circuito Cultural Praça da Liberdade
Programação especial gratuita
Mais informações: www. espacodoconhecimento.org.br
Informações para a Imprensa: (31)3409 8366