FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 12 de julho de 2014

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL



A Saúde Mental vem enfrentando uma variedade de desafios, entre eles a necessidade de definição, integração e operacionalização dos novos serviços que substituem o modelo assistencial tradicional e de interação entre a prática e a área de conhecimento que compõem o sistema de saúde como um todo.
No âmbito científico, o campo da Saúde Mental é tradicionalmente fragmentado e socialmente representado por especialidades como a Psiquiatria, a Enfermagem Psiquiátrica, a Psicologia, a Terapia Ocupacional e o Serviço Social, bem como por movimentos sociais como o Movimento da Reforma Psiquiátrica e o Movimento da Luta Antimanicomial. Mais recentemente novos atores sócio-profissionais se fazem também presentes no campo, como os profissionais da Educação Física, da Pedagogia, das Artes Plásticas e da Fisioterapia, além de setores dos sistemas de Educação, Cultura e Justiça.
A realização do IV Congresso Brasileiro de Saude Mental na cidade Manaus é uma iniciativa amadurecida e plenamente legitimada dos trabalhadores de saúde mental do Amazonas, que assumiram o desafio de realiza-lo na região norte do Brasil com a participação atores da saude mental tais como comunidade científica, trabalhadores, usuários, gestores, e movimentos sociais.
E, se por um lado, a Amazônia é a maior região do Brasil, com fronteiras de países como Guiana, Suriname, Bolívia, Colômbia, Venezuela e Peru, por outro, ainda possui muitos lugares isolados. Isso, caracteriza a diversidade de culturas, saberes e fazeres dessa região, onde propomos um congresso voltado para os temas e questões pertinentes à saúde mental em todo o Brasil.
A realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008) que aconteceu em Florianópolis S.C e do II Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2010) que aconteceu no Rio de Janeiro, o III CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL, aconteceu em Fortaleza com a participação de aproximadamente sete mil pessoas, dentre os quais pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação das várias áreas da saúde, profissionais, usuários e familiares de todo o país e muitos do exterior, que agregam uma história de iniciativas e produções para o fomento e a integralização do campo da Saúde Mental.

04 a 07 de setembro de 2014
Manaus - AM
Universidade Nilton Lins