FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 13 de julho de 2014

X MIRIN.POLÍTICA E ECONOMIA NA UNIÃO EUROPEIA

XI MIRIN - Modelo intercolegial de relações internacionais

Durante a competição intercolegial de relações internacionais houve um debate, no qual os alunos discutiram os focos atuais da política e da economia internacional, podendo assim melhorar o debate público e a retórica fora do ambiente escolar.

A representação da Fundação Konrad Adenauer (KAS) no Brasil apoiou a décima primeira edição do Modelo Intercolegial de Relações Internacionais (MIRIN), que foi organizado pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(PUC-Rio). Este ano, mais de 150 estudantes do Estado do Rio de Janeiro participaram. Eles foram divididos em sete comitês em que discutiram as atuais crises políticas e econômicas internacionais. Houve também uma simulação do G20, onde os acordos comerciais multilaterais entre mercados desenvolvidos e emergentes foram discutidas e, finalmente, o Conselho Europeu simulado "Austeridade, Estabilidade e Crescimento: Novos acordos em tempos de crise" aconteceu.
Christian Matthäus, representante adjunto da KAS Brasil, realizou uma palestra intitulada "Política e Economia na União Europeia" sobre a situação actual na União Europeia após a assunção da presidência da UE pela Itália. No início do seu discurso ele destacou a forma como o desempenho da União e suas organizações anteriores criaram é historicamente sem precedentes na história do continente, possibilitando uma paz duradoura entre as nações europeias. Os princípios da democracia, do Estado de direito e a liberdade de expressão são modelos e garantidores para um maior sucesso do projecto europeu. Os sucessos da política externa europeia particularmente enfatizou a atratividade do ideal liberal-democrático - neste ponto Matthäus delineou o desenvolvimento econômico e político da Albânia, que uma semana antes havia recebido o status de candidato oficial e por isso pode continuar o caminho de maior democratização e liberalização da sua sociedade e criar vínculos mais estreitos com a UE. Após o animado debate criado pela palestra, os professores passaram a analisar a relação entre a UE e a Rússia na atual crise na Ucrânia, e discutiram com o professor o significado e a necessidade da austeridade na interação do Banco Central Europeu, a Comissão da UE, o Parlamento da UE e do Conselho da União Europeia.
Após a palestra, o Sr. Matthäus trocou opiniões com numerosos alunos sobre táticas de negociação na sala de comissão.