FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

"Brasil de Tuhu" chega à sua 6ª edição em 2014


Programa oferece concertos e conteúdo exclusivo para educadores e interessados em música

Com o objetivo de ampliar o acesso à música no Brasil, a Baluarte Cultura e o Quarteto Radamés Gnattali se uniram para a criação do programa "Brasil de Tuhu - Educação Musical", que chega à sua 6ª edição em 2014. Dividido entre as vertentes de sensibilizar, por meio da promoção da música clássica para crianças, aprofundar, por meio da produção de conteúdos focados em estudantes da área, e formar educadores com atividades e conteúdos voltados para este público, o Brasil de Tuhu é um programa fundamentalmente destinado ao desenvolvimento musical. Este ano, o ‘Brasil de Tuhu - Educação Musical’ conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura (via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e I Programa de Fomento à Cultura Carioca) e da Universidade Estácio desde 2011.

Desde 2009 "na estrada", o projeto já passou por 31 municípios brasileiros e alcançou um público de mais de 10 mil crianças. No início, contemplava apenas a realização de concertos para crianças de escolas públicas, mas, a partir de 2011, o "Brasil de Tuhu - Educação Musical" expande suas frentes e passa a produzir videoaulas de instrumentos. Já em 2012 começa a oferecer suporte na formação de educadores musicais. "Começamos focando nos alunos e agora estamos direcionando o nosso olhar para o ensino musical como um todo, tanto no sentido de aprender, quanto no de ensinar", explica a idealizadora do projeto e diretora da Baluarte Cultura, Paula Brandão.

Toda a inspiração das ações do programa surgiu a partir do "Guia Prático", de Heitor Villa-Lobos. Trata-se de uma coletânea de cantigas de roda rearranjadas pelo maestro e compositor brasileiro nos anos 30, resultado de sua incursão pelo país em busca dos elementos formadores de nossa cultura. "Tuhu" era seu apelido de infância e por isso foi escolhido para compor o nome que batiza o projeto.

Em 2014 os concertos interativos, com o Quarteto Radamés Gnattali, acontecerão exclusivamente no Rio de Janeiro, espalhadas por lonas e arenas culturais da cidade. Serão 14, ao todo, com programa composto por canções do "Guia Prático". Além de assistir aos concertos, o público também tem a oportunidade de participar das apresentações, conhecendo os instrumentos e interagindo com brincadeiras musicais. Originalmente escrita para piano e coral, o 'Guia Prático' recebe, neste projeto, uma versão contemporânea bastante arrojada e com arranjos desenvolvidos para a formação de quarteto de cordas (violinos, viola e violoncelo). Com uma composição instrumental mais próxima à orquestral, o Guia ganha uma sonoridade diversa, já que essa formação reduzida representa todos os naipes de corda de uma orquestra e, consequentemente, sua complexidade sonora.

Mais uma frente de atuação é a capacitação de educadores musicais, por meio de um guia musical de orientação baseada no guia prático de Villa Lobos e de uma vivência - encontro que visa a auxiliar os educadores no processo de elaboração de suas aulas de música por meio de ferramentas e exercícios realizados durante o processo da vivência. Além disso, os educadores podem contar também com o suporte da Rádio Tuhu e da Revista Tuhu, ambas com conteúdo exclusivo e atualizado.

O site do Brasil de Tuhu (www.brasildetuhu.com.br) surge como uma ferramenta indispensável para quem busca informações sobre educação musical. Trata-se de uma plataforma de conteúdo com o objetivo de difundir o ensino musical, inclusive para lugares onde o acesso é restrito. Lá estão disponíveis entrevistas, artigos e matérias exclusivas sobre o assunto. Na página também estão disponíveis as videoaulas, ministradas por ícones de seus segmentos. São instrumentos diversos, como violoncelo, violino, sanfona, entre outros. O objetivo é despertar e ampliar o interesse pela música. 


Aplicativo para celulares será lançado em setembro

"Brasil de Tuhu - APP musical" é um aplicativo para smartphones e tablets (sistema operacional IOS) voltado para crianças entre 3 e 8 anos. Nele, a musicalização infantil será trabalhada com repertório 100% brasileiro a partir de obras do nosso folclore (cantigas, canções), compiladas por Heitor Villa-Lobos em seu Guia Prático. É o primeiro aplicativo musical com o conteúdo exclusivamente nacional. Serão oferecidos três diferentes jogos para trabalhar noções de ritmo, melodia e harmonia. As bases musicais são gravadas pelo premiado Quarteto Radamés Gnattali, oferecendo alta qualidade para este momento de diversão e aprendizado. Acreditando na convergência entre educação e tecnologia, o programa Brasil de Tuhu indica o uso supervisionado e consciente deste aplicativo.


SOBRE A BALUARTE:
Há seis anos à frente do programa Brasil de Tuhu, a Baluarte Cultura tem como missão viabilizar ações culturais criativas e transformadoras, especialmente iniciativas que buscam a convergência entre a cultura e educação. Sediada no Rio de Janeiro, a empresa é especializada em consultoria, gestão e capacitação cultural. A expertise em leis de incentivo, idealização e gestão de projetos e assessoria para investimentos em cultura resultaram, nos nove anos de atuação da empresa, em mais de 70 projetos realizados no Brasil e exterior.


CRONOGRAMA DOS CONCERTOS:
08/08, às 15h - Arena Carioca FernandoTorres - Madureira
13/08, às 10h e às 14h - Arena Carioca Jovelina Pérola Negra - Pavuna
15/08, às 15h - Arena Carioca Dicró - Penha
20/08, às 9h - Lona Cultural Municipal Gilberto Gil - Realengo
20/08, às 14h - Arena Carioca Chacrinha - Guaratiba
21/08, às 10h - Lona Cultural Municipal Terra - Guadalupe
21/08, às 15h - Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim - Pechincha
22/08, às 10h - Lona Cultural Municipal Renato Russo - Ilha do Governador
22/08, às 14h - Lona Cultural Municipal Herbert Vianna - Maré
27/08, às 10h e às 14h - Lona Cultural Municipal Elza Osborne - Campo Grande
28/08, às 10h e às 14h - Lona Cultural Municipal João Bosco - Vista Alegre