FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Circuito Unimed-BH leva teatro e dança a Betim

Exibindo O Morro do Pássaro Falante.jpg

Praça Milton Campos recebe espetáculos da Associação Cultural Casa do Beco

Neste sábado (25), o Circuito Unimed-BH prepara uma tarde de muita arte, dança e teatro na Praça Milton Campos, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. A partir das 17h, o local se torna palco para a encenação de dois espetáculos da Associação Cultural Casa do Beco. “O Morro do Pássaro Falante” e “Estima” levantam discussões relevantes sobre problemas da sociedade atual, estimulando a plateia a refletir. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

O Morro do Pássaro Falante
Uma fruta qualquer que cai insistentemente na casa de uma vizinha; a má utilização do espaço e o acúmulo de lixo; as eternas fofocas, objeto de distanciamento das pessoas; a violência doméstica; a dúvida sobre abuso sexual de menores; a existência de um morador de rua. Essas são algumas das situações retratadas no espetáculo “O Morro do Pássaro Falante”. O objetivo é discutir a intolerância na solução de conflitos, por meio do olhar de crianças que ensaiam uma peça de teatro. 

A apresentação é resultado da primeira edição da oficina teatral “Gerações”, oferecida pela Casa do Beco. Os participantes, em sua maioria moradores do Aglomerado Santa Lúcia, em Belo Horizonte, passaram por todo processo de montagem do espetáculo: pesquisa de personagens, criação do texto, preparação corporal, iniciação teatral de interpretação, criação de figurino e produção.

Estima
Em 2012, a Casa do Beco foi procurada por jovens dançarinos de danças urbanas que desejavam ampliar a pesquisa artística da instituição para além do teatro. Após muitas coreografias, conversas, pesquisas, treinamentos e planejamentos, a Cia Movimento do Beco se oficializa com seu primeiro espetáculo, “Estima”. Transformar em dança as angústias pessoais, levantar discussões relevantes sobre problemas da sociedade atual e ocupar os espaços urbanos das cidades é a proposta de pesquisa desse novo núcleo artístico da Casa do Beco.

“Estima” mostra o encontro de quatro personagens emblemáticos: um garoto, uma mulher, um jovem e um homem. O espetáculo se constrói ainda com a participação de outros elementos, também emblemáticos: o transeunte, o público - os movimentos, as coreografias e sua própria estrutura. Cada apresentação se transforma a partir do nível de envolvimento que o espectador tem com as intervenções propostas pelos dançarinos. Apenas com os movimentos dos corpos, sem qualquer cenário, “Estima” é uma proposta de intervenção urbana na rotina do caos das ruas e praças por onde circular.

Associação Cultural Casa do Beco
A Associação Cultural Casa do Beco é um espaço sociocultural sediado no Aglomerado Santa Lúcia. A associação surgiu em 2003, fruto do trabalho de formação e pesquisa teatral desenvolvido por moradores da comunidade. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento humano e a transformação social, utilizando como ferramentas atividades artísticas, especialmente o teatro. A Casa do Beco promove articulação entre artistas, companhias e grupos, oferecendo apoio para apresentações de seus espetáculos e shows em seu próprio espaço, nas ruas e praças da comunidade. A entidade conta, desde o ano passado, com o apoio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Rouanet.

Circuito Unimed-BH
Criado para estimular a saúde e o bem-estar ao ar livre, o Circuito Unimed-BH, realizado pelo Instituto Unimed-BH, oferece gratuitamente atividades físicas, de lazer e de cultura em praças. O Circuito Unimed-BH realizou 24 shows e espetáculos teatrais em 2013, reunindo 11,5 mil pessoas. A iniciativa também oferece aulas de Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada na Praça Floriano Peixoto, que mobilizaram 7 mil frequentadores no ano passado. Em 2014, além da programação nos dois espaços adotados pela Cooperativa em Belo Horizonte – Praças da Saúde e Floriano Peixoto –, a Praça Milton Campos, em Betim, também recebe atrações.

Circuito Unimed-BH apresenta:
Espetáculos “O Morro do pássaro Falante” e “Estima” – Cia. Movimento do Beco
Parceiro: Associação Cultural Casa do Beco
Local: Praça Milton Campos, Centro. Betim
Data: 25 de outubro, sábado, às 17h
Classificação: livre