A mobilidade empresarial é uma tendência global e que começa a ganhar força no Brasil para dar mais velocidade e competitividade para as organizações. Os desafios para levar negócios para o mundo móvel, com segurança, inovação, tecnologias de ponta foram os temas principais do 2ª edição do Citrix Mobility Brasil 2014, que reuniu na última quinta-feira (6/11), no WTC Golden Hall, em São Paulo, profissionais de TI, clientes e parceiros da Citrix.
Com foco em virtualização, mobilidade, redes e nuvem, o evento discutiu as últimas novidades em infraestrutura e aplicativos para encurtar o caminho da jornada móvel nas empresas. Como uma das quatro vertentes das megatendências de TI, ao lado de cloud, big data e social media, a mobilidade tem sido considerada uma estratégia importante das companhias para trazer mais valor aos seus negócios com ganhos de produtividade, maior colaboração e rapidez na tomada de decisão.
Na abertura do evento Luis Banhara, diretor geral da Citrix Brasil, destacou que agora as empresa têm que ser "MoveAbility" para que pessoas, negócios, apps, dados, desktop ganhem mobilidade. Uma das tendências apontadas pelo evento foi a mudança dos ambientes de trabalho. Com as tecnologias de virtualização, nuvem e colaboração e disseminação dos dispositivos móveis, funcionários querem flexibilidade para desenvolver suas atividades em qualquer lugar.
Banhara ressaltou que as companhias precisam ter capacidade para tornar seus colaboradores móveis e dar movimento aos negócios com segurança. A proposta da Citrix é ajudar os clientes nesse desafio com fornecimento de suas soluções de mobilidade, virtualização, colaboração, infraestrutura, nuvem e segurança.
Ambientes de trabalho definidos por software
O escritório do futuro está sendo projetado baseado no conceito de Software Defined Workplace (SDW), defendido pela Citrix para garantir produtividade dos funcionários e facilitar a entrega das aplicações pela TI em qualquer lugar. "Converso com os usuários e eles querem ter acesso aos apps, garantia de segurança dos dados, colaboração e boa experiência. Muitos deles têm um único dispositivo para tudo e precisamos desenhar sistemas com base nessa necessidade",acrescenta Mitch Parker, vice-presidente e gerente geral do grupo Cloud Services Group.
Chalan Aras, vice-presidente e gerente geral de CloudBridge Networking, Cloud & Service Provider Grupo da Citrix, enfatizou a importância da adoção das plataformas em nuvem para que as empresas possam projetar espaços de trabalho móveis otimizados de acordo com as demandas dos negócios. Já Scott Schwarzhoff, vice-presidente de Mobile Strategy da Citrix, reforçou os aspectos de segurança e gerenciamento das aplicações para que esses workpaces tragam valor para os negócios.
Com soluções como Mobile Workspace Suite, XenApp, XenDesktop e um portfólio de ponta a ponta para ajudar as empresas na jornada móvel, a Citrix espera ser uma grande aliada dos CIOs nessas iniciativas. "Nossa meta é simplificar a TI e fazer com que a mobilidade traga valor para as companhias", conclui Parker.
Uma das empresas brasileiras que estão preparando sua infraestrutura de TI para permitir acesso remoto é a SulAmérica, seguradora que emprega cinco mil funcionários e conta com 88 filiais pelo País. Com ajuda da Citrix, há dois anos, todas as aplicações do setor de call center foram virtualizadas. O projeto foi ampliado para as áreas de negócios em diversas localidades. Atualmente a empresa possui 3 mil funcionários utilizando aplicações centralizadas em seus data centers. A ação possibilitou que a equipe de vendas acesse e-mail, ferramentas colaborativas e aplicações de negócios onde quer que estejam.
A ideia deverá ser ampliada para outras áreas administrativas, informou o CIO Cristiano Barbieri durante o Citrix Mobility Brasil 2014. Ele observa que o negócio da seguradora, que conta com mais de 7 milhões de clientes espalhados pelo Brasil, é complexo e acredita que a mobilidade é fundamental na estratégia da companhia para oferecer ainda mais qualidade de atendimento para os seus clientes. "A mobilidade é o coração da evolução do mercado para negócios digitais. Conseguir que o trabalho aconteça em qualquer lugar é chave para SulAmérica", afirma.
Estudo da Citrix Lab revela como serão ambientes de trabalho em 2019
A Citrix aproveitou a ocasião do Mobility 2014 para compartilhar seu mais novo estudo sobre o tema "Joie De Vivre", que em francês significa alegria e autorrealização, e que mostra como a mobilidade irá alterar os ambientes de trabalho e os modelos de negócios até 2019. O relatório revela como a mobilidade contribuirá para que os indivíduos cheguem ao fim da década com maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
De acordo com o estudo, em 2019 os as pessoas serão totalmente digitais apoiadas por dispositivos móveis, inclusive os vestíveis, que vão crescer dramaticamente, impulsionados pela Internet of Everthing (IoE).
A pesquisa traz recomendações para ajudar companhias em iniciativas de mobilidade empresarial, apontando tecnologias para projetar ambientes digitais descentralizados com maior capacidade para colaboração e automação de tarefas da vida profissional e pessoal. Segundo a visão da Citrix, em 2019 será possível ter assistentes digitais que se encarregarão de fazer funções que consomem hoje muito tempo dos humanos. Com a mudança, as empresas enfrentarão o desafio de criar mecanismos de segurança para os equipamentos pessoais e apps que suportem as necessidades de seus usuários.
Veja outros highlights do estudo:
- Redução de custos com data centers - Muitas companhias vão mover aplicações para nuvem pública com hospedagem em qualquer parte do mundo, pressionando provedores de serviços a oferecem preços mais competitivos.
- Reinvenção das instalações tradicionais de trabalho - Atualmente, os custos para manter as operações físicas são o segundo maior das companhias, embora 45% das instalações sejam subutilizadas. Com o crescimento dos espaços de trabalhos móveis, muitas áreas como RH, jurídico e publicidade vão trabalhar remotamente. A Citrix prevê que alguns negócios serão 100% virtuais, dispensando áreas físicas para colaboradores.
- Cowork para encontros face to face - Mesmo sem instalações físicas, muitas empresas vão aderir aos espaços compartilhados para reuniões de trabalho quando for necessário. Esses locais vão se tornar mais inteligentes e oferecer infraestrutura móvel mais adequada para colaboração.
- Talentos em qualquer lugar - Ao permitir que seus funcionários trabalhem remotamente em local e horário flexíveis, as organizações vão poder também ter profissionais em qualquer parte do mundo e buscar mão de obra especializada em outros mercados.
- Melhor experiência ao usuário - As companhias vão acelerar o ritmo de inovação para se diferenciar com entrega de serviços e soluções que encantem seus consumidores. Essa inovação poderá ser por meio de aquisições, competições hackathon ou financiamentos de anjos investidores como a Citrix Startup Accelerator.
Sobre a Citrix
A Citrix (NASDAQ: CTXS) é líder em virtualização, redes e infraestrutura de nuvem, que permitem novas maneiras para as pessoas trabalharem melhor. As soluções da Citrix ajudam os departamentos de TI e prestadores de serviços a construirem, gerenciarem espaços de trabalho seguros, virtuais e móveis, oferecendo aplicativos, desktops, dados e serviços simples de utilizar, por qualquer pessoa, em qualquer dispositivo, em qualquer rede ou em nuvem. Este ano, a Citrix está comemorando 25 anos de inovação, tornando a tecnologia mais simples e as pessoas mais produtivas, com diversos estilos de trabalhos móveis. Com receita anual de US $ 2,9 bilhões em 2013, as soluções da Citrix estão presentes em mais de 330 mil organizações e por mais de 100 milhões de pessoas no mundo. Para saber mais sobre a Citrix, acesse www.citrix.com.br.
Informações à imprensa:
PitchCom - Comunicação na medida certa!
Paula Araujo
(11) 2305-0174 | (11) 99540-9968 | (11) 98391-3172
Daniela Penna