FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 16 de novembro de 2014

Exposição de arte contemporânea na Maré é prorrogada até 22/11


Travessias 3 reúne obras dos artistas Barrão, Dora Longo Bahia, Sandra Kogut, Mauro Restiffe, Jonathas de Andrade, Cao Guimarães, Luiz Zerbini e dos fotógrafos do Imagens do Povo

Com o sucesso da terceira edição, a exposição Travessias - Arte Contemporânea na Maré terá sua temporada estendida por mais uma semana. A exposição ficará aberta ao público até o dia 22 de novembro, sábado, no Galpão Bela Maré, localizado na Favela Nova Holanda, Zona Norte do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

Com organização do artista plástico carioca Daniel Senise, o Travessias 3 reúne trabalhos inéditos e de acervo dos artistas Barrão, Dora Longo Bahia, Sandra Kogut, Mauro Restiffe, Jonathas de Andrade, Cao Guimarães, Luiz Zerbini e dos fotógrafos do Imagens do Povo, programa realizado pelo Observatório de Favelas.

A proposta de integrar criações artísticas de linguagens múltiplas - audiovisual, pintura, instalação, fotografia, objetos - e gerar um espaço de diálogo, de circulação democrática de informações e novas possibilidades de pensamento no Complexo da Maré, com a participação ativa da população local, é a mola propulsora do projeto.

Para potencializar as reflexões e trocas de experiências sobre a arte e a complexidade dos territórios físicos e simbólicos que se entrecruzam no ambiente urbano, o Travessias promoveu uma série de debates no decorrer da mostra de arte. Os encontros reuniram artistas, acadêmicos, gestores públicos, ativistas e jornalistas com o intuito de aguçar o pensamento e criar um ambiente fértil de discussão entre os moradores da Maré, os visitantes e os artistas.

O Travessias 3 acontece dentro do Galpão Bela Maré e é uma realização do Observatório de Favelas e da produtora Automatica. Em 2011, a iniciativa surgiu com a primeira edição da exposição Travessias, reunindo 16 artistas plásticos e um coletivo. No ano seguinte, foi promovida a experiência LABE, plataforma que estimulou debates sobre espaço urbano, arte contemporânea e cultura digital e, em 2013, a segunda exposição Travessias 2 ocupou o Galpão, com a participação de 10 artistas, lançando um olhar mais profundo sobre o complexo de favelas da região e ampliando o mapa da arte contemporânea nacional.

"A arte é uma condição humana, uma oportunidade de encontro entre as pessoas. E só a partir desses encontros podemos gerar uma sociedade mais justa e mais fraterna. Com o Travessias temos a chance de gerar novas discussões simbólicas a partir da Maré e chamar a atenção para a complexidade de uma favela e de uma cidade", afirma Jailson Souza e Silva, cofundador e diretor do Observatório de Favelas.


Serviço
Travessias 3 - Arte Contemporânea na Maré
www.travessias.org.br

Data: Até 22/11
Terça, quarta, sábado e domingo: das 10hs às 18hs
Quinta e sexta: das 10hs às 20hs
Entrada gratuita
Local: Galpão Bela Maré (Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré - Entre as passarelas 9 e 10 da Av. Brasil)
Informações: (21) 3105-1148