FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

MEMÓRIAS DA VILA

Exibindo memorias_guilhermecunha_BAIXA (1).jpg

A partir do dia 10 de dezembro, estações do metrô de Belo Horizonte recebem exposição fotográfica que resgata as histórias dos primeiros moradores do Aglomerado da Serra

Entre os dias 10 de dezembro de 2014 e 30 de abril de 2015, as paredes de três estações do metrô de Belo Horizonte irão abrigar Memórias da Vila - História dos Primeiros Moradores do Aglomerado da Serra, ensaio fotográfico inédito de Guilherme Cunha contemplado pelo XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. O trabalho é resultado de um projeto de resgate da memória oral e visual das seis vilas e comunidades que integram o maior aglomerado de Belo Horizonte, localizado na região centro-sul da cidade e lar de quase 50 mil pessoas. A exposição reúne cerca de 30 registros, que estarão distribuídos entre as estações Calafate, Central e São Gabriel.

Realizado em parceria com a Associação Comunitária Vila Santana do Cafezal, o projeto de investigação teve início em 2010. Durante quatro anos de visitas e encontros, Guilherme teve contato com histórias, expectativas e visões de mundo de mais de quarenta moradores da região. A partir de registros fotográficos e recolhimento de relatos, o artista busca colaborar para o resgate de um patrimônio imaterial da população belorizontina. “A história de nascimento e desenvolvimento dos aglomerados faz parte da história das cidades. Mesmo não sendo, muitas das vezes, incluídas oficialmente no acervo de memorias das metrópoles, as vilas e comunidades que formam esses aglomerados urbanos são parte integrante indissociável da vida cotidiana e da identidade de Belo Horizonte”, afirma Guilherme Cunha.

Como forma de tornar disponíveis e acessíveis a memória e histórias dos primeiros moradores das comunidades visitadas - um desejo manifestado pelos integrantes da Associação Comunitária Vila Santana do Cafezal, que se envolveram e apoiaram o projeto -, os relatos, depoimentos e imagens reunidos durante o trabalho de campo também serão compilados em uma publicação realizada junto da jornalista Joana Cunha. Atualmente em fase de produção, o livro será lançado em 2015.


SOBRE O ARTISTA
Guilherme Cunha é artista visual multimídia e empreendedor cultural formado em artes plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e Pittsate University (KS/EUA). É co-diretor e co-idealizador do FIF - Festival Internacional de Fotografia, mostra bienal que, em sua primeira edição (2013), trouxe à Belo Horizonte mais de 300 obras de 32 artistas, de 19 nacionalidades, oriundos de quatro continentes. Em 2014 participou da exposição Arte Laguna no Espaço Arsenale em Veneza (Itália); foi selecionado para residência artísticaDeslocamento ao Centro, realizada pelo JA.CA e pela Fundação Clovis Salgado; e participou da residência artística RedBull Station em São Paulo. Em maio de 2014 seu trabalho foi capa da “Made in Mind”, publicação inglesa voltada para divulgação da pesquisa poética de jovens artistas contemporâneos.

SERVIÇO
Memórias da Vila - História dos Primeiros Moradores do Aglomerado da Serra, de Guilherme Cunha
De 10 de dezembro de 2014 a 30 de abril de 2015

Estação Calafate (Rua Extrema, 120 - Calafate)
Estação São Gabriel (Av. Cristiano Machado, 5.600 - Bairro São Paulo)
Estação Central (Praça Rui Barbosa, s/nº - Centro)

Horário de visitação: todos os dias, de 5h15 às 23 horas