FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 10 de março de 2015

WILMAR SILVA DE ANDRADE LANÇA LIVRO DURANTE O CAFÉ COM POESIA, NO MM GERDAU

Exibindo Café com Poesia - por Gláucia Rodrigues.jpg



Sarau promove o lançamento de ‘Onze mil virgens’, com performance e leitura de poemas da
mais recente obra de Wilmar. Nesta quinta-feira, 12 de março, às 19h30, com entrada franca

Para o início da programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... de 2015, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, promove nesta quinta-feira, 12 de março, às 19h30, durante o Café com Poesia, lançamento do livro Onze mil virgens (Ed. 7 Letras), de Wilmar Silva de Andrade, com performance e leitura de poemas da obra. O evento será no MMM Café – localizado dentro do Museu –, com entrada franca.

Com 63 poemas, Onze Mil Virgens discorre sobre a infância, a memória, a sustentabilidade entre fauna e flora e a relação do ser humano com o ecossistema e consigo mesmo. Os poemas refletem sobre a experiência humana e sua vida no cosmos, com o nascer, o viver, o morrer e o existir. A obra também evoca o corpo, o prazer e a sexualidade. Perfumes de flor, frutas e fêmeas percorrem os versos do artista, carregados de sensualidade e experimentalismos.

As onze mil virgens estão longe de serem martirizadas como na lenda católica do século IV, quando foram, juntamente com Úrsula, mortas na Alemanha pelo exército de Átila, rei dos Hunos, povo bárbaro e pagão. Elas são acalentadas e cantadas em versos de ânsia, desejo e devoção ao prazer. Os deuses do amor Eros e Afrodite estão presentes na publicação, que também abriga a simplicidade e a exuberância de uma amarílis, o sol sobre os girassóis e a tez da amada, cujo corpo é “fruta do mato”, “maçã da manhã”. Com Onze mil virgens, Wilmar reúne 29 títulos publicados no Brasil e no exterior.

Wilmar Silva de Andrade
O curador do projeto Café com Poesia do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal nasceu em Rio Paranaíba (MG). É poeta, performer, editor e multiartista. Sua poesia já foi traduzida e publicada em espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, finlandês e húngaro. Em projeto de pesquisa sobre a poesia lusófona, reuniu a obra de mais de cem autores do Brasil, Portugal, Guiné-Bissau e Cabo Verde. É o fundador e editor da Anome Livros, que recebeu o Prêmio Jabuti em 2009. É o criador da Poesia Biossonora, apresentada no Brasil e em outros países das Américas, Europa e África, além de curador do projeto Terças Poéticas, em Belo Horizonte.

A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com patrocínio da Gerdau.

SERVIÇO

Café com Poesia – Sarau e lançamento do livro “Onze mil virgens” (7 Letras, 76 páginas), de Wilmar Silva de Andrade
  • Data: 12 de março de 2015, quinta-feira
  • Local: MMM Café – MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Preço do livro: R$ 30
  • Entrada franca

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herityem gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca