De 06 a 13 de junho de 2015 acontece seminário técnico na Baviera, Alemanha, voltado para especialistas, gestores e executivos do Brasil. Os temas são energias renováveis e eficiência energética. O 4º Seminário técnico sobre energias renováveis e eficiência energética na Baviera busca estreitar laços com os brasileiros, visto que entre a Baviera e o Brasil existe um enorme potencial para a cooperação, que deverá ser ampliado após o projeto. A Baviera conta com mais de 900 empresas que se dedicam à tecnologia ambiental, sendo quase 200 delas especializadas na área de energias renováveis. Muitas das empresas já atuam em nível internacional.
O Brasil é bastante apto para o uso de energias renováveis. O potencial hídrico já é intensamente aproveitado, constituindo a principal fonte de energia elétrica. A biomassa, por sua vez, é fortemente usada para a produção de biocombustíveis/etanol e para a geração de energia elétrica. O grande potencial da energia solar, no entanto, ainda é muito pouco aproveitado. Conforme dados da Agência Internacional de Energia, nem a energia solartérmica nem a fotovoltaica contribuíram, em 2014, de forma significativa para a matriz energética do país.
O aproveitamento da energia eólica, pelo contrário, está avançando a passos largos. Grandes parques eólicos estão sendo construídos no litoral nas regiões Sul e Nordeste do Brasil. Enquanto a energia eólica e hidrelétrica precisa, para sua geração, de instalações com infraestrutura e tecnologia em grande escala, do tipo de usinas convencionais que produzem energia de forma centralizada e abastecem a rede, o aproveitamento de energia solar e biomassa oferece a oportunidade de uma geração de energia descentralizada. Em um país que com seu território de mais de 8 milhões de quilômetros quadrados é quase 24 vezes maior que a Alemanha, essas fontes de energia podem contribuir de forma decisiva para o abastecimento energético em áreas muito remotas.
O uso de energias renováveis para a geração de energia elétrica possui uma forte tradição na Baviera, particularmente no aproveitamento do potencial hídrico. Além de fontes como recursos hídricos, são aproveitadas para a geração de energia elétrica especialmente a biomassa, a energia fotovoltaica, eólica e, de forma crescente, também a geotermia.
Como participar?
O seminário é voltado para empresários, tomadores de decisões da esfera política, executivos e gestores do setor público e privado relacionados ao abastecimento de energia e a empresas de uso intensivo de energia. A seleção fica a cargo da Representação do Estado da Baviera no Brasil e até 18 participantes serão convidados. Clique aqui para fazer download do formulário de inscrição, que deve ser enviado até o dia 08 de abril para o endereço a seguir:
Representação do Estado da Baviera no Brasil
Rua Verbo Divino, 1488 - 3º and.
04719-904 São Paulo - SP
Para mais informações:
E-mail: baviera@ahkbrasil.com
Fax: (11) 5181-7013