A Semana de Conservação da Biodiversidade do Jardim Botânico do Rio de Janeiro acontece de 20 de junho a 3 de julho de 2016. Com patrocínio do BNDES e apoio da Fundação Flora, o evento tem por objetivo promover o debate e o engajamento da sociedade na agenda ambiental, principalmente em temas relacionados à 13ª Conferência das Partes (COP 13) da Diversidade Biológica, que será realizada no México em dezembro de 2016.
A Semana tem programação variada, voltada para o público em geral e para especialistas. Entre as atividades estão workshops, palestras, visitas guiadas, oficinas e a exposição “Obras raras do acervo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro sobre a Biodiversidade Brasileira”, que será inaugurada no Museu do Meio Ambiente na segunda-feira, dia 20, às 17h.
Nos dias seguintes, a Escola Nacional de Botânica Tropical – ENBT – recebe pesquisadores e representantes de diferentes instituições para uma série de workshops, com palestras abertas ao público na parte da manhã e reuniões técnicas à tarde. Serão abordados temas como a biodiversidade da Amazônia, a conservação da flora ameaçada do Rio de Janeiro e o papel dos jardins botânicos na conservação de espécies ameaçadas de extinção.
Já na atividade Pesquisa de Portas Abertas, o público poderá conhecer o Herbário e os laboratórios da Diretoria de Pesquisa Científica, em visitas técnicas nos dias 21 e 23 de junho. Serão três visitas a cada dia, para grupos de até 20 pessoas, que devem se inscrever gratuitamente no Centro de Visitantes ou pelo email cvis@jbrj.gov.br.
Também está na agenda o Workshop Eco Música, no dia 26, com o pianista e compositor Fábio Caramuru, além de visitas guiadas ao Jardim Sensorial e oficinas de miniarranjos florais (Shorinka) com os aprendizes do projeto Pró-Florescer.