FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 10 de junho de 2016

PALESTRAS LANÇAMENTO DE LIVRO E MINICURSO NO 6º SEMINARIO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA

Stanley Savoretti de Souza, sócio do Colégio Brasileiro de Genealogia, da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, abre a programação do VI Seminario, com o Minicurso de Iniciação à Pesquisa Genealógica, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de junho, de 19 às 21.30.
O mini curso é aberto ao público em geral, mas vagas são limitadas e o prazo para as inscrições é até o dia 10 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 15,00.
Emilio Franzina, professor de História Contemporânea da Universidade de Verona, na Itália, e grande pesquisador da emigração italiana estará também no Seminario a partir do dia 17 às 19 horas, com o lançamento do livro: “Uma historia quase verdadeira”, publicado no Brasil pela editora Martins Fontes. Franzina está lançando o livro também em Porto Alegre e São Paulo, mas, em Belo Horizonte, participerà também dos trabalhos do Seminario.
O romance narra, em forma de autobiografia, a história de um jovem, filho de imigrantes, nascido em São Paulo em 1892 e morto em circunstâncias singulares no front italiano em outubro de 1918. Através de suas cartas (pertencentes, na verdade, a Américo Orlando, um soldado italiano de São Paulo que também morreu na 1ª Guerra Mundial, na Itália) o autor elabora uma historia de ficção baseada em pesquisas históricas, aquela que poderia ter sido a experiência de guerra de um imigrante, e uma imagem da São Paulo no início do século XX.
No sábado às 9:30 o Professor participa da mesa redonda que abre o Seminario: “Migrações e Migrantes de Ontem e de Hoje: Aspectos Históricos e Socioeconômicos”. Participam da Mesa Lígia Maria Leite Pereira, Doutora em Sociologia pela Universidade de Paris e fundadora do Núcleo de História Oral do Centro de Estudos Mineiros da UFMG e o mediador: Luca Palmesi, historiador e Mestre em História pela UFMG, ele trabalhou com a constituição e organização de acervos e pesquisas na área de História da Ciência, Memória da UFMG e com a metodologia de fontes orais ou História Oral; desenvolveu pesquisas em História da imigração italiana em Minas Gerais (séc. XIX-XX) na perspectiva da história social e da metodologia da história oral. A palestra terá tradução simultânea.  
O dia continuará com a mesa redonda “Migrações e Migrantes de Ontem e de Hoje: Aspectos Culturais e Jurídicos”, participam Aurora Russi, Consulesa da Itália em Belo Horizonte, Silvia Alciati, Conselheira do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior), Pedro Augusto Gravatá Nicoli, Professor Adjunto da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG, Doutor, Mestre e Bacharel em Direito pela UFMG. Mediadora: Maria Rosaria Barbato, Professora adjunta da Faculdade de Direito da UFMG e Conselheira do Comites MG.
Na sessão da tarde teremos a palestra “Participação dos Imigrantes Italianos no Desenvolvimento de Minas Gerais”, ministrada pelo Domingos Giroletti,  Professor titular do MPA/ Fundação Pedro Leopoldo, Pesquisador do Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação - FAPEMIG e Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Seguirà a palestra “Belo Horizonte 1897/1942: Trajetórias Imigrantes, Percursos Urbanos” pela Ana Lúcia Duarte Lanna, Historiadora, Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; coordenadora do Projeto Temático São Paulo: os estrangeiros e a construção da cidade. 
As Palestras “Arquitecto Moderno na Cidade: Luiz Olivieri Em Belo Horizonte”, pela professora Rita Lages Rodrigues e “Américo René Giannetti: A Industrialização e o Planejamento Econômico de Minas Gerais (1930-1950)”, ministrada pelo pesquisador Ricardo Giannetti encerraram a primeira parte da programação da tarde.
As historias de imigrantes e suas familias italianas e as chegadas deles no Brasil são objeto de mais três palestras, ministradas respetivamente pelo historiador e vice-presidente da Acibra-MG Anisio Ciscotto, pela Sandra Nicoli, professora do curso de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Projetos Sociais na Univale, e pelo Stanley Savoretti de Souza, pesquisador e genealogista. Perguntas e debates encerraram o evento com horário previsto para às 18 horas. Mais informações aqui 
No encerramento será divulgada a lista de cidades do interior de Minas que, respondendo à chamada das entidades promotoras, se candidataram para sediar a próxima edição do seminário a ser realizada em 2017.