A Galeria Oscar Cruz, Itaim Bibi, São Paulo, SP, apresenta a mostra “Festa Anticonformista”, exposição individual de Éder Roolt. Em 12 pinturas figurativas e uma pintura-escultura, Roolt coloca em xeque noções culturais de real e hiperrealismo, reprodução e identidade, padrões e desvios. Para a curadora Juliana Monachesi, que também assina o texto de apresentação desta primeira exibição individual do artista, a mostra “…é essencialmente ambígua”.
Nesta série, Éder Roolt faz uso metafórico da infância para retratar a subjetividade contemporânea, marcada pela infantilização da idade adulta, e também de seu reverso, retratando a queima de etapas psicológicas e culturais do processo de amadurecimento que observa.
Ainda de acordo com a curadora, “…a pintura paulistana vive um boom como não se via desde os anos 1980. Porém, como 30 anos atrás, diante da avassaladora quantidade de obras produzidas pelos pintores, é imenso o desafio de diferenciar o bom do mediano, e mais difícil ainda é distinguir o bom do ótimo. Quais destes pintores que despontaram no final da década de 2000 vão ficar? Que artistas da geração 2010 têm condições de continuar produzindo um trabalho relevante daqui a dez ou 20 anos?”.
“A pintura crítica, o discurso sofisticado e a técnica da produção reunidos nesta individual servem de contraponto à produção contemporânea, complacente e apaziguadora”, conclui Juliana Monachesi.
Sobre o artista
Éder Roolt nasceu em Santo André, São Paulo, 1977. Graduado em Engenharia Química, realizou estudos livres de História da Arte na Tate Modern, Londres, fotografia no Centro de Estudos Fujifilm e Kodak. Vem participando do circuito de exposições do grupo paulistano “Aluga-se” e dos salões de arte nacionais desde 2008. Recebeu o primeiro lugar no Salão de Artes Plásticas do Mapa Cultural Paulista de 2010 e foi um dos finalistas do prêmio Pipa em 2011. Vive e trabalha em Mauá, São Paulo.
De 07 a 28 de agosto.